A sugestão abaixo é do Banco do Brasil com algumas pitadas minhas. Assim que encontrar outras eu vou publicando.

O perfil conservador deve optar, segundo o BB pela seguinte carteira (distribuição dos ativos): 55% em fundos DI ou CDB indexados ao DI. Eu reformaria esta sugestão para indicar com muita ênfase os títulos do Tesouro Nacional LFT, que são indexados à Selic. 25% em fundos de renda fixa (eu aconselho os títulos do Tesouro Nacional de renda fixa chamados LTN – escolha aqueles de prazo mais longo para pagar menos impostos). Os 20% restantes aplicados em fundos multimercado.

O perfil moderado deve, conforme o BB, dispor da seguinte maneira: 30% em fundos DI ou CDB indexados ao DI. Minha opinião: títulos do Tesouro Nacional LFT, que são indexados à Selic. 30% em fundos de renda fixa (eu aconselho os títulos do Tesouro Nacional de renda fixa chamados LTN – escolha aqueles de prazo mais longo para pagar menos impostos). Os 30% restantes aplicados em fundos multimercado e 10% em fundos de ações ou ações (eu indico a compra de um ativo denominado PIBB11 na bolsa de valores – veja com uma corretora).

O arrojado, de acordo com o BB, deveria compor a carteira assim: 15% em fundos DI ou CDB indexados ao DI. (veja minha sugestão acima), 30% em fundos de renda fixa (idem quanto à sugestão). 35% aplicados em fundos multimercado e 20% em fundos de ações ou ações (eu indico a compra de um ativo denominado PIBB11 na bolsa de valores – veja com uma corretora).

1 comentário

  1. Olá Beto, como o artigo é um pouco antigo gostaria de saber se ainda é valido para os dias atuais.

    Obrigado

Comments are closed.