Assine via RSS Feed Connecte-se comigo no LinkedIn

O que é IPO?

IPO é a sigla em inglês para Oferta Pública Inicial.

A oferta pública de ações é o ato de possibilitar a qualquer pessoa a oportunidade de adquiri uma participação em uma determinada empresa.

Ela pode ser a primeira (inicial) ou não.

A oferta pública inicial ocorre quando se está querendo “abrir” o capital da empresa. Explicando de uma forma simplificada: vamos supor que você tenha uma empresa da qual seja o único proprietário e ela comece a se expandir. Com o tempo, você resolve que, em vez de pedir dinheiro emprestado para crescer (além dos lucros que a sue empresa gera para o aumento do capital), poderia conseguir novos sócios. Para colocar em prática sua decisão, você pode “abrir” o capital da empresa (possibilitar a entrada de outros investidores) de forma a que qualquer investidor interessado, na oferta pública inicial, participe como sócio de sua empresa, comprando as ações que você colocará para vender.

Trata-se, então, de uma colocação primária de ações.

Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!:Clique aqui e assine.

Tags: ,

Categoria(s): Ações, Bolsa, O que é


Sobre o Autor: Humberto Veiga é advogado na área bancária e empresarial, doutor em economia pela Universidade de Brasília. ɉ também mestre em economia da regulação. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1989. Foi gerente de produtos, de marketing e regional do segmento pessoa física. Trabalhou no Banco Central do Brasil com regulação de bancos na área de risco de mercado, derivativos de crédito, banco eletrônico, dentre outros. Realiza palestras e é autor de livros na área de educação financeira e de investimentos. Perfil no Google+

3 comentários

Trackback URL | RSS Feed dos comentários

  1. Miriã Aguiar disse:

    Ótimo explicação.
    Abraços.

  2. BRUNO disse:

    Ajudou bastante, estou fazendo uma pesquisa escolar e não encontrava em lugar nenhum , valeu !

  3. Tamires Lelis disse:

    Falou pouco e foi direto.Muito bom!

Deixe um comentário




Se você quiser uma imagem no seu comentário, cadastre-se no Gravatar.