Pois bem, a situação dos mais velhos está nebulosa tanto aqui quanto nos EUA. Uma nova regra acaba de ser aprovada pela Equal Employment Opportunity Commission (Comissão de Oportunidades Eqüitativas de Emprego) autorizando os empregadores a não pagarem planos de saúde para os aposentados de 65 anos ou mais.

Bom, a coisa é a seguinte: como os direitos têm de ser iguais, as empresas não podiam discriminar aposentados em função da idade. Se elas dessem planos de saúde para quem se aposentasse, teria que ser para todos.

A brincadeira agora é a seguinte: como os planos subiram mais de 6% só esse ano (segundo o New York Times), as empresas estão achando que a conta está alta. A burocracia pensou, incentivada pelo segmento empresarial, e chegou à conclusão de que, aqueles que tiverem acesso ao sistema de saúde chamado de Medicare (o INSS do caras), não precisariam ter suas contas de seguro saúde cobertas pela empresa na qual se aposentaram.
Bem, a conclusão aí é essa: tem que planejar para a aposentadoria. Não adianta ficar pensando que vão cuidar de você, porque não vão. Diga-se de passagem, sua aposentadoria será mais longa do que a dos seus antecessores.