21 Comentários

  1. Beto, e o que eu faço quando o Banco em questão é a unica forma de receber o salário, e mais, transfiro todo o dinheiro para outro Banco que me isenta destas taxas. Entro na justiça contra meu empregador? E o que fazer se meu empregador é a Justiça? Parece brincadeira mas não é! Se quiser tenho como provar, me mande um e-mail que retorno dando nome aos bois!

  2. Author

    Olá, Antônio,
    Quero fazer um comentário mais longo sobre esse assunto. Infelizmente, você nem precisa dar nome aos bois, porque não são só os seus que têm nomes, mas muitos outros mais.
    Assim que ficar pronto o comentário eu coloco aqui.
    Enquanto isso, sugiro que você faça um abaixo-assinado com os seus colegas e leve ao conhecimento do departamento de pessoal e também dos juízes aos quais você serve. Pode ter certeza que vai dar algum resultado.
    Abraço do Beto

  3. Pois é Beto, você tinha razão. Em resposta, aos vários questionamentos, o Setor de Pessoal enviou e-mail avisando que o Gerente do Banco responsável pelo contrato firmado disse que foi um erro a cobrança para os servidores e que nos próximos dias a taxa será estornada! Se não acontecer até o final do mês entrar em contato diretamente com o Gerente! É isso, a minha gerente disse que não tinha como estornar e tal… Mas a união faz a força! Obrigado e parabéns pela ajuda aos “clientes” dos bancos, que de clientes não tem nada, pois só eles tem razão!

  4. Bom dia,
    Só hoje conheci o site, porque fui ver o que é RENOVAÇÃO CADASTRAL. Parabéns…o site esclarece muitas coisas.

    Edy

  5. Author

    Obrigado, Edy,
    Volte sempre e vamos tornar esse mundo melhor para os consumidores bancários.
    Abraço do Beto

  6. Author

    Valeu, Antonio,
    É por isso que eu escrevo aqui. Tem que ter alguém para reclamar e, pelo que vejo, não sou o único.
    Abraço do Beto

  7. Se vc recebe salário via Conta Corrente, primeiro encerre esta Conta Corrente e, no mesmo Banco abra uma Cadarneta de Poupança e informe ao DP do novo número para que o crédito de seu salário seja destinado a esta. Na Caderneta de Poupança não há tarifas. Se vc abrir a Poupança sem encerrar sua Conta Corrente corre o risco do Banco vincular as duas e de nada adianta, você será cobrado das famigeradas tarifas bancárias.

  8. Boa tarde.

    Primeiramente gostaria de agradecê-lo pelo Blog que já me sanou muitas dúvidas.

    Contudo, apesar da matéria ter sido bastante debatida ainda me restou uma dúvida quanto a Cobrança de Renovação de Cadastro.

    Está sendo cobrado pelo banco a tarifa de Renovação de cadastro no valor de 3x de 13,00 a cada seis meses.
    Em contato com o banco, este alegou que tal cobrança foi autorizada pelo Banco Central e que por sua vez foi enviado a todos os clientes um comunicado.
    Entretanto, tal comunicado não chegou para mim nem para nenhuma pessoa que eu conheça.
    Novamente em contato com o Banco, alegaram que o documento deve ter sido extraviado pelo caminho e que, infelizmente não teriam como confirmar o seu envio.

    Pelo que andei pesquisando, conforme a Resolução 3.518 em seu artigo 1º essa tarifa deve ser AUTORIZADA pelo cliente.

    Seria legal esta cobrança sem a anuência do Cliente ??

  9. Author

    Olá, Elza,
    Esta tarifa sempre existiu. O que acontecia é que ela não era cobrada, porque os bancos possuíam outras formas de cobrar pela manutenção de uma conta corrente.
    Como estas outras formas foram proibidas, os bancos passaram a utilizar esta tarifa para o fim de manter um fluxo de retorno constante e previsível. Principalmente o Itaú, como você pode observar pela intensa presença de reclamantes detentores de conta nesse banco.
    Assim, você tem a opção de mudar de banco, procurando um daqueles que não cobra ou cujo valor desta tarifa é menor.
    Abraço do Beto

  10. Beto

    Andei me informando no Itau, e eles me disseram que mesmo que eu cancele o plano de tarifas do banco e fique com o “pacote padronizado”, terei que pagar uma taxa de 15,00 mensais. Será que é isso mesmo?

  11. Author

    Olá, Rodrigo,
    Sugiro a você que dê mais uma lida na postagem.
    Você não vai pedir o “pacote padronizado”. Você vai dizer que não quer pacote algum. Nem padronizado nem os do banco.
    Você vai utilizar os serviços essenciais, que “são gratuitos”.
    Por favor, dê uma lida novamente na postagem.
    Abraço do Beto

  12. Desculpe Beto. Re-li novamente está e outras postagens e entendi a diferença. Vou-la no banco com uma cópia da resolução do BC pra ver se eles cancelam o meu pacote.

    Desde já agradeço.

    Abraços!!!


  13. Segundo a nova resolução do Banco Central os bancos podem cobrar pelos serviços basicos, se nós optarmos não estar em nenhum pacote de serviços? Pedi o cancelamento de meu pacote de serviços e o meu gerente disse que o “pacote padronizado” da resolução bacem sairia mais caro que o meu pacote de serviços… Achei um pouco estranho, pois estes serviços basicos não devem ser isentos de taxas agora?

  14. Quero pedir desculpas por ter feito uma pergunta muito similar a de uma outra pessoa, mas a fiz pois estou com dificuldades de comunicação com meu gerente que parece desconhecer a nova resolução, estou insistindo para cancelar meu pacote de serviços e não ser uncluido em nenhum pacote padronizado, mas ele diz que isso não é possivel, a ultima resposta que tive foi a seguinte: “Informo que a resolução diz sobre as isenções de serviços essenciais e não sobre a isenção de cobrança do pacote de serviço. Atenciosamente João Affonso Junior Gerente de Módulo de Relacionamento BB”
    Não sei se a resolução deixa claro que posso estar fora de qualquer pacote, mesmo o padronizado, por isso preciso de uma ajudinha para encontrar o texto…

  15. Author

    Olá, Júnior,
    Pacote de tarifas é algo que se compra, se opta por. Não há como obrigar ninguém a adquirir pacotes de tarifas sejam eles quais forem.
    Salvo engano, o texto diz que o banco “poderá” oferecer pacotes de serviços, desd que o preço seja no máximo igual ao dos serviços individualmente. Veja que não é poderá impor é oferecer.
    Não tenho como ver o texto nesse momento, mas aconselho uma consulta formal ao BC (0800 979 2345).
    Estou de férias e assim que voltar darei uma olhada no assunto.
    Abraço do Beto

  16. Caro Beto,

    Bom dia

    Tenho uma conta no Itaú desde Outubro de 2011, que foi aberto pela empresa empregadora, para que eu pudesse receber o salário, essa conta foi aberta em Brasília e pela empresa, e nunca foi decontado nenhuma taxa, porém eu me mudei para Camaçari BA e tive que transferir minha agência e conta para também receber o meu salário da empresa em trabalho atualmente. Mas surgiu um desconto na minha conta que nunca tinha ocorrido antes, que é este: TAR MAXICONTA MENS 04/12 12,95 isso foi descontado ontem dia 21.05.12 gostaria de saber o porque desse desconto e se é correto ou não descontar sem nem ao menos mandar um email informando ou ligar para o cliente do banco?
    Grata Raphaella

  17. Author

    Olá, Raphaella,
    Não é correto cobrar se você não autorizar a implementação deste pacote de tarifas (lei mais sobre os pacotes de tarifas aqui no blog).
    Você pode mandar cancelar imediatamente, além de pedir que transformem sua conta em conta salário, que é isenta de tarifas para quma determinada quantidade de transações.
    Abraço do Beto

  18. Muito obrigado Beto, vou mandar cancelar agora mesmo. Bom dia.

  19. Beto,
    o contrato maxiconta foi feito pela empresa onde eu trabalhava, eu consigo cancela-lo sem ser necessário o envolvimento da empresa ?
    quais os riscos de cancelar este contrato ?

    Atenciosamente.

  20. Olá Beto,
    Lendo sobre a tarifa, me parece algo executado pelos Bancos de má fé, pois é a única tarifa não explicitada verbalmente no fechamento do contrato para abertura da conta.
    Achei não só surpreendente o valor cobrado como o motivo totalmente descabido, como diz o texto, na verdade temos serviços mascarados de isenção, que absurdo!
    Só podemos reaver essa quantia com processo judicial?

    Obrigada. Abraços

Comments are closed.