118 Comentários

  1. Olá Beto!

    Primeiramente, muito obrigada pelo pronto atendimento.
    Você pode, por gentileza, me informar em qual lei se enquadra a questão de ser proibido cobrar manutenção de conta?
    Irei na segunda feira conversar pessoalmente no banco.

    Muito obrigada mais uma vez.

    Manoelle do Nascimento
  2. Author

    Olá, Manoelle,
    Não há de que.
    Sobre a questão da regulamentação (não se trata de uma lei, mas de uma norma do Banco Central, é só você clicar neste link:
    http://www.bcb.gov.br/Htms/Normativ/CIRCULAR3371.pdf
    É a Circular 3371
    Você vai ver a lista dos serviços que podem ser cobrados. O que não estiver aí, não pode ser cobrado a menos que o BC venha autorizar depois.
    Imprima esta norma, leia direitinho e depois vá ao banco.
    Eu só acho que eles não estão cobrando manutenção de conta, e sim, um pacote de tarifas próprio do banco.
    Abraço do Beto

  3. Oi Beto,
    Já abri a conta da minha filha, hoje fui na marinha, mas eles estão me pedindo pra levar outra petição judicial, trocando não-sei-o-quê?, estou na dúvida, pois a pensão é exclusivamente dela, como faço o pedido? Você poderia me orientar, ou indicar algum site para pesquisa? Grato,

  4. Author

    Oi, Monique,
    Eu acredito que a melhor pessoa para você falar seria com o seu advogado.
    Infelizmente, não tenho conhecimento sobre o assunto. Não creio que deva ser algo difícil de conseguir, mas a melhor pessoa é o advogado que tratou da pensão.
    Abraço do Beto

  5. Pedi o hitórico de movimentação financeira e a gerente do itaú disse que só quem tem conta-salário pode pedir e se eu insistir é cobrado. Afinal, a resolução BACEn 2.808 se aplica somente a conta-salário? Boa tarde, Beto! Um abração!

  6. Author

    Olá, Monique,
    Boa noite!
    Vou responder essa poergunta em uma postagem específica. Por favor aguarde.
    Abraço do Beto

  7. Olá Beto,também estou lutando contra essa SACANAGEM de recadastramento que nada mais é que uma cobrança indevida pois o serviço NEM É PRESTADO.Eles nem chamam os clientes para saber se os coitados estão vivo ou não.Permita-me adicionar um esclarecimento a todos que tem escrito sobre o assunto: após 304\2008 não existe mais “conta salario” e sim SERVIÇOS ESSENCIAIS que nada mais é que uma cesta de serviços que o banco não pode cobrar nada.A pessoa deve analisar esses serviços e se for bom para ela é só aderir.Grato Bosco

  8. Infelizmente recebi a carta hoje. Deixa ver se eu entendi, o Itaú cobrava o pacote Maxiconta e agora vai continuar cobrando o Maxiconta e MAIS R$78,00 ao ano? Meu Deus, nesse país não faltam maneiras de tirar mais dinheiro do cidadão…É o que o Beto falou, “se colar, colou”.

  9. Beto, boa noite.
    Obrigado pelos esclarescimentos que tem postado aqui.
    Acho um absurdo essa cobrança.

    Veja só o que meu “querido” Itaú me cobra já mensalmente:
    TAR MAXICONTA CARD 23,00
    TAR MAXI CART ADIC 4,75
    TAR ITAUCARD NET 2,50

    Aí acham pouco e vme me cobrar mais 78 reais no ano.
    Tenho essa conta a 17 anos e não queri aperdê-la.
    O que acha que posso fazer?

    Só pra constar, tenho cartão de crédito filiado ao Itau com + 1 adicional de minha esposa, dos quais não pago anuidade, por conta do valor “embutido” na tal Maxiconta.

  10. Author

    Olá, José Lopes,
    Muito obrigado por seu comentário.
    Eu acho que a única opção para você era mandar cancelar a maxiconta (acho que eles não vão querer, mas vc pode tentar) e “ameaçar” que o banco x, y ou z está oferecendo um cartão gratis e que você não quer mais o seu cartão, para ver o que eles farão por você.
    É uma pena que você tenha esse “amor” pela conta. Como dizem por aí, casamento custa caro :).
    Abraço do Beto

  11. Deixe-me ver se entendí; o banco pode cobrar APENAS serviços por mim solicitados, certo? Não me lembro haver solicitado nenhuma renovação de cadastro. Esse é um serviço que diz respeito à burocracia interna das agências, logo, os bancos devem arcar com tal despesa (78,00 para cobrir o custo de papel e tinta?). Minha pergunta é a seguinte: quando da abertura de minha conta (Itaú), nenhuma cláusula fazia menção a tal tarifa. Então, as brechas propositais encontradas nas regulamentações do CMN dão aos bancos o direito de, a qualquer tempo, INVENTAR uma taxa com um nome qualquer e querer que eu a engula? É possível questionar a CONSTITUCIONALIDADE desta “rapina” institucionalizada?

  12. Bom dia amigos, tenho conta no Bradesco a muitos anos, e sempre tentaram me cobrar por alguma taxinha ou tarifa q passasse despercebida pelo extrato quinzenal…aprendi desde cedo a negociar com gerente e nunca paguei por nenhuma taxa! A informação vale ouro nessas horas, e recentemente descobri q o Bradesco tem uma TARIFA NAO OPTANTE, ou seja, uma conta isenta de qqr tarifa ou taxa! Procure se infotmar com seu gerente, eles nao vendem essa informação ao publico,mas existe sim!
    OBS Não sei se posso deixar meu email de contato,mas autorizo sim, que seja publicado pois assim podemos trocar valiosas informações.
    Abraços

  13. Author

    Olá, Áureo,
    Se você quer deixar o seu e-mail disponível, não vejao problema:

    tucalegal6
    no hotmail.com

    Vou colocar assim para que não o utilizem para mandar spam.

    Quanto à opção de ser “não optante”, esta situação pode não ser válida no que se refere à isenção da Tarifa de Renovação de Cadastro, uma vez que ela é prevista na regulamentação do Conselho Monetário Nacional.
    Por outro lado, ela deixa o cliente com a “opção” de pagar exclusivamente esta tarifa.
    Abraço do Beto

  14. Oi Beto, tudo jóia??
    Então, minha dúvida é a seguinte: eles podem cobrar tanto a taxa de manutenção da conta quanto essa de renovação?? Ou se pago a de renovação não preciso pagar a manutenção??
    Pois o Itaú acabou de me cobrar as duas juntas, fiquei muito brava, rs.

    Grata
    Laura

  15. Author

    Olá, Laura,
    Tudo bem! E com você?
    Bom, eu acredito que você esteja confundindo o que está pagando. Como a manutenção mensal foi proibida, essa conta que você paga todo mês é o pacote de tarifas do seu banco. Nesse caso, aconselho que você leia a postagem
    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2008/04/tarifas-bancrias-quer-saber-como/
    O seu pacote de tarifas não deve prever a isenção da Renovação de Cadastro.
    Leia esta postagem e me diga depois o que você conseguiu com o seu gerente.
    Abraço do Beto

  16. Saudações Beto,

    Li alguns trechos de seu blog faz algum tempo e coloquei nos favoritos, sabendo que certamente em breve precisaria de ajuda para dar conta de alguma ou algumas questões. Dito e feito…

    Sou servidor do Estado do RJ, magistério. Para receber meu salário, tive que abrir obrigatoriamente uma conta no Itaú, tive problemas com a tarifa mensal de serviços e já consegui o ressarcimento do valor. Mas agora, estou sendo cobrado pela tal tarifa de renovação de 39,00 em 3 vezes. O Itaú não possui conta salário (pelo menos foi o que me informaram), então todos servidores abrem uma conta simples com isenção de tarifa dentro de certos limites de uso dos serviços. Ainda utilizo a poupança vinculada para deixar algum dinheiro, mesmo assim não há cobrança mensal. Colocada a situação, minhas dúvidas são as seguintes:

    1) A conta salário ou conta com função equivalente pode ser enquadrada nessa tarifa? Ouvi dizer que a conta salário não pode gerar cobrança alguma…

    2) Será que por ter utilizado a poupança descaracterizei a conta salário, possibilitando tal cobrança ?

    3) O que posso fazer para negociar com meu gerente uma isenção ou desconto nessa tarifa? Pode me indicar caminhos informais e formais (leis, artigos, resoluções, etc…) para me orientar ?

    Desculpe pela extensão do post, mas gosto de ser bem específico… Ficarei muito grato se puder ajudar, os bancos nos pegam de surpresa, monopolizam as informações (estão disponíveis, mas eles não nos ajudam a encontrar) e fazem do cliente um refém!! Aguardo seu retorno.

    Abraço,

    Charles

  17. Ola Beto!

    Minha duvida é a seguinte, em minha conta corrente tenho a cobranca da tarifa mensal: TAR MAXICONTA MENS 10/08 19,80 + tambem a renovacao: RENOVACAOCADASTRO 01/03 13,00

    Veja se entendi corretamente: o valor de renovacao se aplica apenas as contas que são as essenciais? Ou seja que não possuem um pacote de tarifas do banco, nao eh?

    Agradeço a atencao!

  18. Beto, gostaria de saber se a cobrança de renovação de cadastro é lícita para as contas salários, onde os clientes somente possuem cartão de débito que utilizam apenas para sacar seu salário e não fazem uso de cheques.
    Desde já obrigado

  19. Author

    Olá Charles e Débora,
    Estou escrevendo uma postagem mais ampla sobre o assunto, mas para vocês irem tomando as atitudes que devem tomar, sugiro que procurem o departamento de pessoal dos órgãos para os quais trabalham e peçam para ver o contrato com o banco.
    Essa jogada de não abrir conta salário, tem a ver com a questão de evitar a obrigação de isentar tarifas bancárias dos funcionários que não quiserem manter conta no banco.
    Particularmente, acho uma mesquinhez sem tamanho. Briga por migalhas que, se esse banco não fosse tão grande e tivesse se tornado o “dono do mundo”, não teria muita vez com os clientes.
    Pois bem, vão ao departamento de pessoal do órgão e reclamem. Se puderem, levem outros colegas com vocês. Acho que não vai ser difícil.
    Se tiverem uma solução positiva, façam com que o departamento de pessoal divulgue para os outros funcionários, para que a solução não atinja somente vocês.
    Abraço do Beto

  20. olá Beto!

    Gostaria desaber se é correto cobrar a taxa de renovação de cadastro em “conta_salário”???
    meu banco é o itaú…

  21. Author

    Olá Tarcízia,
    Dê uma olhadinha na resposta que coloquei para a pergunta do Charles e da Débora.
    Acho que ela responde a sua.
    Há ainda um comentário do Antonio.
    Se ainda restarem dúvidas, volte a comentar.
    Abraço do Beto

  22. Eu acho um abuso,trabalho no SEAP,o Banco Itau esta cobrando 3 X de 13,00 ,de 6 em 6 mese, isso quer dizer que será cobrado 78,00 por ano,até mesmo dos estagiários que ganham saláriominimo estão cobrando.

  23. Como o brasileiro aceita tudo numa boa os politicos brasileiros fazem o que interessam a les e a massa diz amém(assim seja) se fosse em outro país mais adiantado a história seria diferente, tira a CPMF e lança uma subistituta, como somos passivos , devemos nos unir e aprender a boicotar o mercado pelo menos por exemplo ter somente uma conta por familia é uma forma de boicotar, não comprar, consumie menos, trocar de carro somente depois de usá-lo por um periodo superior a 6 anos no mínimo,medidas que funcionam,equanto a maioria egoísta que pode comprar não aprender a ser ponderado nas compras vamos pagar caro, até que aprendemos a como nos defendermos.

  24. Author

    Olá, Carlos,
    Concordo com você em muitas das suas observações.
    O problema, contudo, é que eu não acredito que quem esteja comprando carro é quem está podendo, na concepção filosófica da palavra, fazê-lo.
    O crédito trouxe um monte de gente para esse mercado, que simplesmente não poderia estar lá.
    Essa turma é realmente relevante no momento de elevar preços, como eu já coloquei em uma postagem sobre a crise por aqui.
    Abraço do Beto

  25. O Banco Iatú retirou da minha conta 1 parcela de R$13,00 de um total de 3, segundo informa. Li a Resolução do Conselho Monetário Nacional de número 3518, de 6/12/07 e tal retirada contraria o artigo primeiro desta resolução onde se lê que a cobrança de tarifas depende da autorização do cliente. Com base nesta resolução, solicitei, pessoalmente, 4 vêzes o estorno e a gerência não me atendeu, dizendo que dependia de ordem superior… Fiz o pedido por escrito, protocolizei no banco, e estou aguardando resposta. Se não estornarem vou entrar no Juizado de Pequenas Causas onde não necessito de advogado para causas de valor inferior à 20 salários mínimos. Por outro lado, resolvi ver nesta resolução a lista de serviços gratuitos (denominados essenciais) e os contratei, por escrito.Ou seja: mantive a conta corrente e poupança, mas servindo-me apenas dos serviços gratuitos. A quantidade de cada serviço prestado é pequena. No caso de retiradas, são quatro por mês, mas são gratuitas e no meu caso suficientes. Informo ainda que o cliente utilizando-se dos serviços gratuitos não está impedido de, por exemplo, fazer cinco ou mais retiradas, pois pagará pelas mesmas. Lendo a resolução o cliente/consumidor observará que por tarifas semestrais,por exemplo, o número de parcelas deve ser seis e não três como o Itaú vem cobrando e intitulando como política de transparência com o cliente. Além disto, observará que o valor cobrado pelo pacote de serviços (denominados prioritários, na resolução)não pode exceder a soma do valor unitário de cada serviço que o pacote disponibiliza. Obrigada pelo espaço, Iara

  26. Author

    Olá, Iara,
    Respondi seu comentário em uma postagem.
    Abraço do Beto

  27. Boa tarde. Estou a um “tempão” tentando resolver essa questão da taxa de renovação de cadastro. Já fui ao banco duas vezes e ao PROCON também, mas este é pior que o banco. Tenho conta no Banco do Brasil e fui cobrada, dessa taxa, em julho. Neste caso também teria que ser suspensa a taxa de manutenção de conta? E em caso de poupança, essa taxa tembém é proibida, uma vez que não é permitido cobrar nenhuma taxa ou tarifa?
    Aguardo

  28. POR GENTILEZA GOSTARIA DE SER RESPONDIDA COM URGENCIA. TEM UMA CONTA NO BANRISUL, SOU FUNCIONÁRIA ATIVA, GOSTARIA DE ABRIR UMA NOVA CONTA NO BANRISU, MAS OUTRA AGENCIA, PARA SOMENTE ECEBER MEU SALÁRIO, E DEPOSITAR NA CONTA ANTIGA O QUE ACHAR NECESSÁRIO DEPOSITAR. É POSS;IVEL , PORQUE O GERENTE NÃO QUER REALIZAR ESTE SERVIÇO PARA MIM, ESTÁ ME BARRANDO….QUERO CONTINUAR COM AS 2 CONTAS E NA NOVA RECEBER MEU SALÁRIO SOMENTE…

    MARISA MORAES MENEZES DA CUNHA
  29. Author

    Olá, Marisa,
    De cero modo, o gerente pode ou não abrir esta nova conta. É uma prerrogativa dele e não sua. A menos que você pergunte a ele quanto irá cobrar para tal.
    Se você já tem uma conta, ele pode achar desnecessário e custoso para ele conceder essa prerrogativa a você.
    Abraço do Beto


  30. OLA GOSTÁRIA DE SABER SE SOU OBRIGADO A FICAR COM UMA CONTA CORRENTE QUE A FIRMA ABRIU PARA FAZER O PAGAMENTO,SEM CONTAR QUE NÃO SÃO TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHÃO COMIGO QUE TEM ESSA CONTA, QUANDO O GERENTE DO BANCO FOI NA EMPRESA ELE NÃO FALOU DOS DESCONTO E DEPOIS DE UM TEMPO FOI DESCONTANDO A TAXA DE MANUTENÇÃO DE CONTA , JA FUI NO BANCO PARA MUDAR PARA CONTA SALÁRIO E NÃO CONSEGUIR E ELES DIZEM QUE EU TENHO QUE PAGAR AS TAXAS QUE ESTÃO PENDENTE MAIS MESMO ASSIM NÃO SABE SE VOU CONSEGUIR MUDAR PARA CONTA SALÁRIO, O QUE DEVO FAZER ( BANCO SANTANDER)

  31. Author

    Olá, Alessandro,
    Faça uma reclamação no Banco Central e outra com a ouvidoria do banco.
    O telefone do Banco Central é 0800 979 2345.
    Aproveite e faça uma carta para o departamento de pessoal da sua empresa relatando o fato.
    Abraço do Beto

  32. Boa tarde.
    Tirei um extrato de minha conta e constatei que foi cobrado a famosa “renovação de cadastro”, fiquei com dúvidas, pois abri minha conta em agosto, liguei para a gerente do UNIBANCO, a mas me informou que era Lei do Banco Central, fiquei com mais dúvidas eis desde quando o Banco Central tem autonomia para fazer alguma Lei? Logo não concordo com esta tarifa, pelo fato que abri minha conta em agosto p.p. e mantenho conta na CEF e no BB e nunca cobraram esta mesma de mim?
    Qual atitude devo tomar?
    Aguardo um parecer.
    Atenciosamente
    Flávia

  33. Beto,
    acabou de acontecer isso comigo agora.
    minha conta tambem é no UNIBANCO, e liguei para minha agencia reclamando de uma taxa que não fui informada. O que eu achei estranho que não recebi nenhuma carta, e pelo que vi agora no anexo que está no seu post, será uma cobrança em duas vezes, 2x de 45 reais!!!!!! O que é mais estranho tenho uma amiga com conta no UNIBANCO e que não teve a tarifa descontada.
    O que devo fazer???
    Muito obrigada desde já
    Patricia

  34. tenho uma conta salario numa cooperativa de credito uso somente para receber o salario e eles cobrão uma taxa de manutenção da conta.é legal isso?

  35. Author

    Olá, Mário,
    Quando eu discuto sobre esse assunto, não lido com a legalidade, porque há uma série de aspectos observados pela legislação consumerista (Código de Defesa do Consumidor) que devem ser levados em conta.
    De qualquer forma, não creio que possa ser cobrada a tarifa de renovação cadastral.O que podem (o poder aqui significa “supostamente”) estar cobrando é alguma tarifa de pacote de serviços. Confira e entre em contato com o departamento de pessoal da sua empresa.
    Abraço do Beto

  36. Author

    Olá, Patrícia,
    Dê uma lida nas postagens relacionadas.
    Eu acho que você precisa, inicialmente, conversar com o gerente responsável pela sua conta.
    Autorização para cobrar o banco tem, desde que informe a você (lembro apenas que isso pode ter sido feito no contrato de abertura. Se não foi, use a ameaça de ir ao Procon e, se não colar, vá).
    Se não estiver no contrato, você também pode reclamar junto à ouvidoria do banco e entrar em contato com o Banco Central: 0800 979 2345.
    Abraço do Beto


  37. Olá pessoal venho relatar um fato e gostaria até de uma orientação, o Itaú vem descontando da minha CC, um valor de R$ 5,00 onde era discriminado o seguinte TAR ITAUCARD NET. Liguei para central de atendimento do Itaú e me disseram que eu teria que fazer um contato com a central de atendimento ITAUCARD, fui informado que era um desconto de um cartão virtual onde me facilitaria a compra através da internet um pra mim e outro para minha esposa cada um com valor de R$ 2,50, o engraçado e que nunca solicitei o serviço, pedi de imediato o cancelamento e fui informado pela itaucard que não teria como estornar o valor ja descontado, depois de muito insistência consegui fazer que estornassem 03 (três) meses.

  38. Author

    Olá, Inácio,
    Sobre o que você ainda não recebeu, vamos por passos:
    Passo 1
    junte todos extratos em que foram cobradas as referidas tarifas
    Passo 2
    Entre em contato com a Ouvidoria do banco e registre a queixa, descrevendo exatamente o que você descreveu aqui
    Passo 3
    Faça o mesmo que fez no passo 2 junto à central de atendimento do Banco Central.
    Passo 4
    Aguarde um pouco para ver o resultado. Se não surgir, leve a documentação ao Procon.
    Abraço do Beto

  39. Olá Beto: Sabe aquele slogan “Brasil um país de todos” mudou, agora é “Brasil um páis dos bancos”. Pois fazem o que querem com a aprovação do também banqueiro Meirelles, e com as carícias do Lula Lá. Vendo ou sabendo do lucro do famigerado Bradesco de 7. algumas coisa em bilhões de reais e do Banco do Brasil também quase isso, eu que ganho pouco mais de 3,5 salários mínimos, sem aumento a quase quatro anos, tirar extrato e ver cobrado R$30,00 de um serviço que não foi feito, sabe, dá uma raiva tão grande. Porque ninguém perguntou pra mim qualquer coisa que seja a respeito de mudanças no meu cadastro, nem por telefone, visitas, na agência ou caixa eletrônico ou o escambau que seja. Mas tá lá a tarifa cobrada pelo famigerado famélico Banco do Brasil.

  40. Author

    Olá, Luiz Carlos,
    Sou totalmente solidário à sua situação.
    Falam em bancarização (transformação das pessoas à qualidade de correntistas), mas eu acho que a esse custo, é melhor para a sociedade (principalmente de baixa renda) ficar fora desse sistema.
    Gostaria de ter como ajudar.
    Abraço do Beto

  41. Olá Beto Veiga!

    Estou com o mesmo problema do Fábio (do 1º post), tenho conta no Bradesco e desde o mês 3 de 2008 eles estão cobrando a taxa de “Cesta Básica de Serviços” sem que eu tivesse pedido ou sequer fosse avisado do tal ‘abacaxi automático’. Uso raramente minha conta e nunca precisei de cheques por exemplo, pra mim esse serviço é totalmente inútil. Bom, vou peticionar no JEC uma ação de repetição de indébito c/c indenização por danos morais, aliás vou ao Banco daqui a pouco para já cancelar o abacaxi.

    Só queria perguntar a ti, qual norma que proibiu a cobrança daquela “Taxa de manutenção de conta”? Preciso dela para instruir melhor a ação.

    Obrigado pela sua matéria, e pela ulterior resposta!! 😉

  42. Gostaria de tirar uma dúvida, adquiri um véiculo numa concessionária, dei uma entrada e o saldo financiei através de CDC em 48X foi cobrado os juros e o IOF, mas além, segundo o gerente da concessionária, seria cobrado a TAC (taxa de abertura de crédito). Questionei a cobrança com o gerente dizendo que era ilegal, mas ele veio com uma conversa de que o BC tinha liberado a cobrança até o valor de R$500,00, por que as cobranças, antes desse limite eram muito elevadas. Porém, tem um detalhe, quando do primeiro contato com o vendedor, foi me informado que a cobrança seria de R$ 710,00, e após eu questionar o gerente, ele veio com essa conversa, baixando o valor para R$ 450,00, acabei “entrando nessa”. Gostaria de saber se essa cobrança foi legal, ou eles literalmente passaram a perna em mim. Lembrando que as negociações foram em março de 2009.
    Obrigado!

  43. Author

    Olá, Tito,
    Que eu saiba, não existe a consideração sobre o valor para saber se uma tarifa pode ou não ser cobrada.
    A TAC está proibida. Se você pagou este valor a título de TAC, pode reclamar junto ao BC.
    Todavia, como você não está lidando com amadores, acredito que eles cobraram uma taxa de cadastro (ainda poderiam lhe cobrar uma renovação de cadastro a cada seis meses), que é permitida, e que vem sendo utilizada pelo segmento de financiamento de automóveis para substituir “legalmente” a TAC.
    Eu, se fosse você, reclamaria, inclusive no Procon e no juizado de pequenas causas, alegando que você foi submetido a uma tarifa substituta à TAC, utilizada indevidamente.
    Se der certo, isto é, se os juízes perceberem o artifício que está sendo utilizado, você recebe em dobro o que pagou.
    Abraço do Beto

  44. Olá
    Gostaria de saber se realmente é devido uma tarifa de renovação de cadastro para uma conta salário movimentada exclusivamente para sacar o saldo de salário, pois o Banco do Brasil me cobrou uma tarifa de R$ 30,00 alegando que essa era uma tarifa descontada direta para o Banco Central e que deveria ser descontada uma vez por ano mesmo em contas salário. Como devo proceder para requerer ressarcimento? Desde já agradeço.

  45. Author

    Olá, Silvia,
    Primeiramente, quem cobra tarifas é o banco e não o Banco Central.
    No que se refere à conta salário e a tarifa de renovação de cadastro, aconselho a leitura dessas duas postagens que responderão sua dúvida:

    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2009/02/conta-salario-e-renovacao-de-cadastro/

    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2009/03/tarifa-de-renovacao-de-cadastro-a-vitoria-de-davi-sobre-golias-isto-e-a-vitoria-de-monique/

    Abraço do Beto

Comments are closed.