10 Comentários

  1. Entre um estorno e outro, acho que não paguei nem 50 reais, porque tudo eu reclamo, peço devolução, vivo brigando, exigindo meus direitos e, principalmente agora com os chamados serviços essenciais e a tal renovação cadastral, que varia de banco para banco.
    Meu amigo, pode crer que este ano o seu extrato vai ser muuuuito maior, a não ser que você vire um reclamão como eu.
    Inclusive, meu salario é pago pela prefeitura no banco itau, e anos passado, de tanto eu reclamar, resolveram não estornar mais nada, e eu resolvi ENCERRAR a conta. Segundo o convenio o banco é OBRIGADO a me pagar o salario, ou por uma conta-salario ou por transferencia para outro banco SEM ONUS para o cliente.
    Reclamões unidos, jamais serão vencidos!
    Veja aqui mesmo no blog, quantas vezes já postei falando sobre assuntos semelhantes, na parte de contas, tarifas e renovação de cadastro.
    Desejo boa sorte pra você,
    NAO DESISTA NUNCA!

  2. Oi, Beto! Esta postagem é sua? Virou reclamão também, né? rsrsrs
    Estou esperando o fim do mes, para receber meu salario, than,than…
    Ainda não terminei de fazer o livreto sobre as “armadilhas bancarias, não seja mais um a cair nelas!”
    Só está faltando uma cópia do tal convenio, que parece o segredo mais bem guardado do mundo, para fechar com chave de ouro a pesquisa, me aguarde!
    Um abração!

  3. Author

    Olá, Monique,
    Eu não estou reclamando do valor, porque é algo que eu tenho plena noção. Esta conta tem uma utilidade para mim e o preço vale, por enquanto.
    O que eu estou reclamando é do extrato anual, que é meio tardio.
    De qualquer forma, acredito que ajuda a tomarmos consciência da despesa e mais um choque nas nossas relações com os bancos.
    Quanto ao seu manual, estamos esperando.
    Abração do Beto

  4. Beto, bom dia!
    Eu, só tive coragem de cancelar meu Título de Capitalização, após ir ao banco e pedir um extrato. Ou seja, auxilia na tomada de decisão e, não necessariamente, no encerramento da conta!!!

  5. Author

    É, Moisés,
    Ajuda. Minha crítica é que o lance é anual.
    Você pode tomar decisões melhores quando a informação é tempestiva.
    Abração do Beto

  6. Discordo da mera reclamação por reclamar. Os bancos são empresas, e prestam serviços remunerados, como qualquer atividade econômica.

  7. Author

    Olá, Luiz,
    Você tem toda a razão. Leia outras postagens e verá como lidamos com esse assunto aqui.
    Obrigado pela participação e o Abraço do Beto

  8. SE você NÃO usa os serviços do banco nao tem por quê pagar, né? Como é o meu caso, reclamo com justa razão, pois sou obrigada a receber meu minguado salario em um banco que não escolhi.
    SE eu usasse cheques, conpensação, emprestimos, etc, com certeza escolheria um banco que melhor representasse os meus interesses e fosse compatível com o que eu estivesse disposta a desenbolsar, porque se somos explorados e por culpa nossa, que nos acomodamos e achamos que é assim mesmo.
    Posso ser uma andorinha a querer apagar o incendio e estrago que as tarifas bancarias fazem no nosso orçamento ao fim de um ano. Mas ao menos faço a minha parte.
    O lucro dos bancos é exorbitante, já chega de exploração!

  9. IUPI!!!!!
    Me livrei da conta corrente do itau!!!!!
    Agora só vou lá receber meu salario por via DOC, sem despesas.
    Fui lá receber, pois sou funcionaria da prefeitura concursada, e sem conta corrente (encerrei no mes passado), a gerente de contas veio logo dizendo: ah, Monique tu não vais conseguir receber teu salario…
    E me encaminhou para a gerente geral da agencia, que veio querer me empurrar uma nova conta corrente, dizendo que eu não iria pagar nenhuma tarifa (nem manutenção e nem renovação cadastral), desde que eu somente fizesse dois saques e cinco extratos, mas que os saques fossem feitos no caixa eletrônico.
    Boa essa, né?
    SE, no caixa eletronico eu conseguisse tirar todo o meu salario, o que não é possivel, pois o maximo é de 500,00 em cada saque.
    Seguindo a lógica, eu ultrapassaria os dois saques permitidos para não serem cobradas as tarifas.
    Por quê todo gerente pensa que a gente é burra, ingênua ou medrosa?
    Eu disse que não, preferia receber de outra maneira.
    A gerente geral disse: de que maneira?
    Da maneira que diz o covenio, que eu pedi para ver na integra, e o qual ela não tinha no momento…
    Resumindo, a outra maneira é receber por DOC, que é a ordem de pagamento, sem onus, pois é recebimento de salario, e não pode ser cobrado NADA (não caia nessa de cheque avulso, que custa 12,00).
    A gerente disse que eu teria que ir todo inicio de mes com ela receber assim.
    Sem problema, eu já ia mesmo todo mes receber, só que agora, a diferença é que não pagarei NENHUMA tarifa por isso.
    Sabe de quando é a minha economia anual? 12 vezes 8,50 (manutenção mensal até o momento) mais 3 vezes 13,00 (renovação cadastral cobrada em cada semestre). Total: 180 reais de economia!!
    NA agencia onde abri a conta para receber a pensão da minha filha e usar os serviços essenciais, no Banco do Brasil, pagarei 46,00 de renovação cadastral, somente,pois eu não aderi a nenhum pacote de serviços.
    Agora, vou terminar de escrever o livreto sobre tarifas que estou devendo pra vocês.
    Obrigada Beto, graças as suas orientações tive a coragem de seguir em frente, trocar de banco e não ser mais explorada.
    Muito obrigada!!

  10. O extrato anual de tarifas tem como objetivo mostrar o volume de tarifas de forma consolidada (anual) e nao mes a mes ou em periodo inferior a um ano.
    Se quiser ver de forma mensal, por exemplo, logo após a cobranca vc pode consultar seu extrato no caixa eletronico ou em qualquer outro canal. A resolucao 3919 do bacen te dá direito a pelo menos 2 de graca por mes. La vc coseguira ver o que o banco cobra de tarifas.
    Alias, se vc tem algum pacote de servicos, essa quantidade eh bem maior e vc pode ver mais extrtaos por mes. Dica: se usar a internet nao ha limitacao de qtdade de consulta de extratos.
    A maioria das tarifas mostradas nos extratos de conta corrente comecam com TAR.

Comments are closed.