4 Comentários

  1. Monique, se você efetuar uma transferência de valores da sua conta-salário (dentro da mesma instiuição ou para outra), ela deixará de ser salário. Acho que conta-salário sem tarifa (isso é, SEM COBRANÇA DE QUALQUER TIPO DE TARIFA), é válida para um saque único do valor total do depósito (= salário). Neste casó, seria um saque avulso. Atualmente, para empresas privadas, o cliente escolhe para qual banco a quantia vai, ou ficar no mesmo banco, se for de seu interesse. Para órgãos públicos, apenas com convênios firmados com as instituições. Ou seja, quem realmente não sabe o que é conta salário, fica pagando manutenção da conta comum, sem ‘saber”.

  2. Moisés, obrigada pelo seu comentário, mas o problema é que o itaú não abriu conta-salário para nenhum funcionário, simplesmente “empurrou” uma conta comum, passível de cobranças para todos, e para “adoçar” entregou um documento, o qual eu guardei, lógico, dizendo que SE nós fizessemos 2 saques, 5 extratos mensais, teríamos a isenção da tarifa mensal.
    E mais, que durante os seis primeiros meses de abertura da conta, poderíamos usar todos os serviços à vontade, sem pagar nada, veja só.
    É como o drogado, que recebe as primeiras doses gratis do traficante, que depois começa a “cobrar” pelo serviço, pois nada é de graça.
    Então, quando acabou a “lua-de-mel” dos seis meses, começaram a cobrar a tal manutenção mensal no valor de 19,50 reais e aí fui a agencia falar com um gerente, educadamente (pois com grosseria não se consegue nada), e assim foi o meu primeiro estorno e também consegui que a tarifa baixasse para 8,00 na época (hoje estaria pagando 8,50 se deixasse alguma sobra na conta).
    Era meu direito segundo o contrato, tirar cinco extratos, mas quando isso acontecia…lá vinha a cobrança da manutenção!
    E assim, tenho vivido, me aborrecendo todos os meses, não pelo valor descontado, mas sim pelo abuso de cobrarem por serviços não prestados.
    A gota d’água foi a cobrança da tal renovação cadastral de 78,00 reais anuais. Pode? Claro que nãoooo!
    Começei a pesquisar na NET, encontrei o nosso Anjo das Finanças, o Sr. Beto, que tem me orientado, assim como a todos que o procuram, desesperados, por verem seu minguado salario comido por tarifas!
    Hoje, senti um alívio enorme ao ENCERRAR esta “conta comum” e agora estou pagando pra ver no que dá: o meu salário vai ter que ser pago de alguma forma, e não vou aceitar mais nenhum desconto no meu salário. A contituição federal, no qual é baseado o estatuto do servidor municipal, diz que: Artigo 7, inciso X, retenção dolosa de salário…”
    Hoje fui coagida de diversas formas pela gerente da minha conta, entre as pérolas que a mesma disse, foi: você não pode encerrar a conta…como vai receber seu salário…vai ser bloqueado seu pagamento…blábláblá. E, pasmem, disse que ia sair para almoçar, se levantou e foi embora, dizendo que a sua colega da mesa ao lado iria me atender.
    Eu tenho certeza que ela não queria era assumir essa bronca…cliente encerrando a conta é um mal négócio para o banco…falta de conpetencia de quem fez o encerramento…não conseguiu convencer o cliente…blábláblá.
    Coitada da outra gerente, outra uma novata, ficou “apavorada”, tentou recusar me atender, e e outra cliente que estava esperando também. Ao final, preencheu a papelada, me deu uma cópia assinada e carimbada por ela. Também veio com a mesma conversa da outra: você não vai receber seu salário…vai ser bloqueado…etc.
    Saí da agencia aliviada, parece que tirei um peso enorme dos ombros!
    O itau não perde por esperar, sabe por quê? Lá no meu serviço e na secretaria toda, já se espalhou o meu caso, e todos estão ansiosos para trilhar o mesmo caminho, aberto por mim, ninguém quer se feito de bobo, mas a maioria tem medo das falsas ameaças…da coação.
    Lei é lei.
    Vamos ver no que vai dar!
    Um abraço grande, para você, Moisés, e um especial, para o meu mentor e orientador, Beto.
    Aguardem os proximos capítulos…

  3. Author

    Cara Monique,
    Vou acabar ficando ainda mais bobo com os seus elogios.
    A batalhadora nesse caso é você.
    Eu tenho certeza de que o seu caso é muito mais elucidativo e muito mais pedagógico do que qualquer outro comentário que eu faça aqui.
    Vou postar esse comentário para iniciar uma discussão sobre a conta salário.
    Abraço do Beto

Comments are closed.