2 Comentários

  1. Caro Beto,

    Os aposentados do INSS não tiveram reajuste algum. As aposentadorias estão defasadas em mais de 100%. Vários dos aposentados recolheram por mais de 35 anos sobre 20 salários mínimos e hoje recebem, no máximo , 6 SM. Interessante que eles são sempre a bola da vez. Mas quando o SEnado e a Câmara concedem um aumento de 20% sobre salários de R$ 20.000,00 mensais , para um funcionalismo que, via de regra é um câncer social, do que há de mais desnecessário para o País, pois lá são colocados por QIs ( Quem indicou) e “trabalham” uns 100 dias por ano, para urdir corrupção em cima de corrupção, todos se calam. Eu também tinha essa mania nacional, até o dia em que descobri que eu, você e jornalistas que se escandalizam com o aumento dos aposentados, vamos é nos aposentar é pelo INSS e os marajás da REpública ( Parlamento e Judiciário, em especial vão se aposentar com SALÁRIOS INTEGRAIS às nossas custas, porue os 11% que eles recolhem para a aposentadoria é ded um ridículo total. Acho que as pessoas mais arejadas não devem seguir certos “efeitos-manada”, como o das aposentadorias do INSS e deveriam refletir melhor.

  2. Author

    Olá, Eduardo,

    Primeiramente, eu agradeço este seu comentário, porque ele é bem na linha do que eu estou escrevendo. Quando falo da questão do reajuste, estou dizendo quem não deu do dinheiro. Estou apontando quem deu.
    Eu não tenho, por total coerência com o que escrevo, como cair no “efeito manada”. Antes disso, estou mostrando de forma racional que não é A, B ou C quem está dando aumento, mas aqueles que pagam impostos é quem estão.
    Também fiz uma ressalva sobre a forma como o dinheiro público está sendo distribuído. Reitero que acho melhor este meio do que umas licitações “picaretas” que são feitas por aí. Esta é uma transferência de recursos que não se sujeita a comissões e superfaturamentos. Por isso mesmo, não queria que os aposentados pensassem que foi A, ou B, ou C quem deu este reajuste, mas que foram os pagantes de impostos e que pensassem nesses pagantes na hora de exercer o seu voto.
    Em momento algum eu falei, embora você possa ter tido a impressão de ler, que eu tenha achado o percentual um absurdo. Não disse isso. Todavia, o aumento para os aposentados tem sido muito próximo à inflação. Claro é que não seguiu o aumento do salário mínimo. Isto é que não pode ser feito. Se você for comparar o salário de qualquer pessoa trabalhadora que não tenha tido aumento real com o salário mínimo, verá que todas elas estão ganhando “menos salários mínimos”. Você só aumenta o “valor do salário mínimo” se mantiver as outras coisa constantes ou se elas subirem um pouco menos. Caso contrário, todas as pessoas que ganham o SM vão continuar ganhando pouco. Se ele subir mais do que a inflação, o ganhador de SM pode comprar mais arroz, iogurte, etc.
    Você, que deve ser aposentado, deveria comparar o seu benefício de 10 anos atrás, corrigido pela inflação, com o valor de hoje. Faça isso e entenda o que eu estou dizendo.
    Quanto aos 11% do que ganham os funcionários públicos com vistas ao pagamento das suas pensões integrais, no passado seria possível. Com as taxas de juros de hoje, fica bem difícil, mas os novos funcionários, a partir das reformas passadas, deixou de ter esta remuneração extra. Logo, é algo que irá acabar com o tempo, da forma como toda reforma de previdência se implementa.
    O meu livro trata dessa questão da previdência pública, inclusive com os valores do teto previdenciário, o que pode ser comparado com a inflação.
    Abraço do Beto

Comments are closed.