6 Comentários

  1. Não é um comentário e sim uma dúvida.
    Um senhor de 90 anos de idade, esposa com 82, tem muito dinheiro aplicado no VGBL, dizem que é a herança que deixará para os 4 filhos.
    Diz que em caso do falecimento de ambos, o VGBL não precisará entrar em inventário, assim sendo os filhos poderão sacar suas respectivas quantias.
    pois lá no banco em seu cadastro está com todos os dados dos mesmos, permitindo-lhes fazer o saque.
    Isso confere?

    Grata
    Cacilda

  2. Author

    Olá, Cacilda,
    Sim isso procede. Embora não entre em inventário, isso pode causar algum problema se a partilha for contestada na justiça por algum herdeiro que se sentir prejudicado.
    Embora o dinheiro não entre em inventário, o Código Civil ainda se aplica e a herança tem que ser dividida conforme a lei e o testamento.
    Abraço do Beto

  3. Tenho 39 anos e possuo PGBL desde 2000. Recentemente optei pela tabela regressiva de IR, se não me engano, recaindo 10% de IR sobre os rendimentos por ocasião do resgate do montante acumulado no plano. Não entendi exatamente o que quis dizer com “iria perder boa parte do seu patrimônio no pagamento de imposto de renda” e “Já está na hora de se desenhar alguma forma que possibilite a “migração” para outras formas de investimento que tenham características de investimento de longo prazo, que se beneficiem do mesmo regime tributário desses planos.”

    Grato e parabéns pelo site

  4. Author

    Olá, Marco,
    O negócio aí é o seguinte: depois que você juntar o dinheiro, se quiser fazer a migração, isto é, tirar do PGBL e levar para o Tesouro Direto, por exemplo, vai ficar muito arriscado, porque, de cara, você irá ver o seu dinheiro diminuir em 10% com o imposto.
    Outra coisa: os 10% são aplicados nas aplicações que tiverem sido feitas há mais de dez anos. As aplicações com prazo menor, receberão tributação maior.
    Abraço do Beto

  5. Tenho aplicação no tesouro direto. Em caso do meu falecimento o que meus familiares deverão fazer para resgatar esses titulos?????
    Desde já agradeço,
    Abs
    Sonia

  6. Author

    Olá, Sonia,
    Eles deverão entrar em contato com a corretora na qual estes títulos estão custodiados com a devida decisão judicial do processo de partilha.
    Abraço do Beto

Comments are closed.