15 Comentários

  1. Amigo, otima matéria. Existe alguma jurisprudencia que garanta a devolução dessa taxa? Obrigado.

  2. Author

    Olá, Marcelo,
    Não creio que já haja jurisprudência, mas haverá.
    Abraço do Beto

  3. Caro Beto
    Sou Administrador de Empresas e Corretor de Seguros e para completar um trabalho que estou executando, gostaria de saber se existe um histórico destas reduções de Retorno, pois como já sabemos o BC tem declarado constantemente normas para estas reduções, que já foram de até R20 se não me engano.
    Você teria este histórico?

  4. Author

    Olá, Luiz,
    A menos que não tenha entendido sua pergunta, eu não tive informações sobre a redução comentada, portanto, não tenho histórico.
    Abraço do Beto

  5. Final de semana. Entrei na Vigorito, comprei uma ecosport anunciado 46000.00 Credito aprovado na hora,60x, taxa baixo(1.32%). Banco Votorantim estava lá. Vendedor disse assina aqui,é praxe e o trouxa acima contrato em branco com banco.
    resultado. Paguei o R10(retorno=5.500,00). Me negavam o contrato só consegui via procon.Procon vai chamar BV. Duvido que resolvam me devolver o dinheiro.Todos me ignoram. Nota fiscal=R$46.000 recibo de entrada 46.000 Total=54.000,00 roubo!
    Por favor -há algum historico de alguem que ganhou? Devo pagar um advogado e arriscar?

  6. Author

    Olá, Mario,
    Eu não acompanho este tipo de ação, porque não sou advogado.
    Eu acho que há muita chance de ganhar, porque o assunto está “quente” no judiciário. Cobrar R$ 5.500 de retorno… Acho que o juiz vai achar sua causa bonita.
    Abraço do Beto

  7. Olá Mario Tamashiro

    Sou advogado e tenho diversas ações pleiteando a devolução da taxa de retorno….se quiser pode entrar em contato comigo pelo e-mail paulobandeira@rechadvogados.com.br

    Atenciosamente,
    Paulo Bandeira

  8. Não concordo que a taxa de retorno é paga pelo consumidor, é um risco que o banco corre e tira da rentabildaide do contrato, se o cliente nao pagar pelo carro a taxa foi paga do mesmo jeito. Pode-se acabar com o retorno, mas as taxas nao iram baixar a única coisa que o banco vai aumentar ainda mais seu lucro. Com o retorno, os lojistas podiam baixam os preços dos carros, pois ganhava de outro lado, podiam dar transferencias, essas coisas pro cliente. Com o fim quem perde são os lojistas e o proprio consumidor, pois as tabelas nao irao baixar, pois o consumidor paga o preço, e as lojas terão que aumetar seus preços para compensar essa perda de receita.

  9. E outra coisa, quem cai na conversa de advogado pra entrar com revisional só vai perder dinheiro de novo, pois não vi ninguem ganhar revisional até hoje, e a taxa de retorno vem discriminada no contrato onde o cliente assina, então é autorizado, não tem como questionar.

  10. Author

    Olá, Elisa,
    Agradeço sua opinião.
    Você trabalha em concessionária ou em instituição financeira?
    Abraço do Beto

  11. Esse foi o único argumento que acho pra rebater a informação que passei. Trabalho sim em concessionária, e o que entrava de receita com retorno era revertido para o proprio cliente como pagamento da primeira parcela, transferencia, som, desconto etc. Agora o retorno não existe mais , desde o dia 01/03 e sabe o que aconteceu, as taxas subiram, a tac não baixou, o banco ficou com toda a renda. Engraçado que existem premiaçoes em todos os setores e voces não questionam o fato de uma farmácia comprar 2 caixas de um medicamento e vir 5 a mais, na verdade o preço poderia ser menor, pois o preço real foi menor , mas as 5 que vieram de “brinde” vao ser vendidas no mesmo valor, o corretor de seguros ganha 35 % do premio do seguro, mas não vi nenhuma reclamação quanto a isso, e ninguem tentando receber de volta, o governo cobra impostos abusivos e tambem ninguem pede revisional disso. as roupas tem uma margem de lucro minimo de 100% e ninguem pede revisional do preço das calças que compra.
    As pessoas tem que ter vergonha e assumir as dividas que adquirem, pois é fácil ver o vizinho de carro novo e querer ter um igual e não conseguir honrar as parcelas e querer pedir revisional. As parcelas só sobem de valor se forem pagas em atraso, daí sim voce ganha uma revisional na justiça de parcelas em atraso, que tem juros abusivos, mas vale a pena pagar custas de processo, honorários pra questionar isso, acho melhor paga-las em dia.
    E para sua informação sou advogada também, e vejo muitos colegas enriquecerem passando a ilusão que as pessoas vão ganhar dinheiro com essas revisionais, e acabam ficando sem carro, com divida, devendo custas de processo e honorarios pra outra parte.

  12. Author

    Olá, Elisa,
    Agradeço novamente o seu comentário.
    Na realidade, eu não rebati o seu argumento. Simplesmente perguntei.
    Acho que você tem razão em uma série de pontos e discordo de outros, mas isso não faz a menor diferença.
    O que importa é que as pessoas que tiverem acesso a esta página poderão ver diversos pontos de vista e tomar a sua decisão.
    Para ser bem sincero com você, eu acho que fica mais claro que as taxas apareçam do que uma série de brindes que não sabemos avaliar.
    Quanto ao fato de o banco ficar com tudo, agora que o retorno desapareceu, caberá à concessionária procurar o melhor financiamento possível para o cliente, de modo que ele compre mais.
    Volto a agradecer tanto a sua participação quanto elogiar a maneira educada com a qual você se portou nos comentários.
    Abraço do Beto

  13. Beto

    As concessionárias faziam isso,procurar a melhor opção para o cliente, já que o retorno era um padronizado por todas as financeiras, você não tinha nenhuma vantagem por escolher A, B ou C. Para meu consumo eu prefiro ter preço e correr atrás de algumas coisas a ter tudo embutido, mas isso é um caso raro, 90% dos consumidores preferme a comodidade, quantas vezes propus que o cliente fizesse sua propria trasnferencia junto ao detran para que pudesse economizar um pouco, mas eles preferiam que incluissem no financiamneto mesmo o banco cobrando até 4 x mais o valor, e esses valores eram expostos na hora da contratação, depois de pronto eles vinham reclamar dos valores cobrados.
    E só pra constar, não estou defendendo financeiras ou concessionárias, trabalho nesse ramo há 20 anos e tenho uma fidelização muito grande dos meus clientes, sempre procurei o melhor para meus clientes, sempre deixei toda a negociação clara, com contratos simples e curtos, valores com letras maiusculas e em negrito para que reclamem de letras pequenas, mas mesmo assim sempre tem alguem se fazendo de coitado que foi lesado.

  14. Author

    Olá, Elisa,
    Mais uma vez agradeço e parabenizo pela clareza das suas palavras.
    Muitas vezes escrevi chamando a atenção para este fato de que as pessoas preferem a comodidade. Você tem toda a razão.
    O que eu comento sobre o retorno é sempre na consideração de que é uma coisa que, em boa parte das vezes, aparece no contrato “do nada”.
    Como você mesma afirma, este não é o seu caso. De qualquer forma, acredito ser você uma exceção. Mas isso é julgamento infundado porque não tenho dados estatísticos para comprovar.
    O seu comportamento é quem caracteriza a sua fidelização. Aliás, pelas poucas palavras que trocou aqui com os leitores, creio que a maioria percebe a elegância com que apresenta as suas ideias.
    Muito sucesso para você, agora sem retorno, mas com a sua força de trabalho e competência.
    Abraço do Beto

  15. Prezado Beto Veiga,

    Como descobrimos e calculamos a taxa de retorno de um financiamento de veículo?
    Poderia me informar a fórmula ou se há algum simulador?

    Grato.

Comments are closed.