20 Comentários

  1. Caro Beto,

    Após tomar conhecimento das novas regras dos seguros habitacionais, compareci à uma agência da CEF afim de obter informações sobre o cumprimento destas novas regras, pois possuo financiamento pela CEF.Lá fui informado que se aplicam apenas aos novos contratos e que eu não teria direito. Ora, na mídia e inclusive no IDEC consta que os antigos contratos também poderão trocar de seguradora. Quem está com a razão? Onde consta nas regras: Resoluções 3.811/09, do CMN (Conselho Monetário Nacional), e 205, da CNSP (Comissão Nacional de Seguros Privados) esta possibilidade? Desde já agradeço.Nival Martins Correa

  2. Author

    Olá, Nival,
    Para mim, a resposta à sua pergunta está no artigo 6° da Resolução 3.811:
    “Art. 6º A instituição integrante do SFH deverá aceitar a mudança de apólice, por opção do mutuário, durante o curso do contrato de financiamento habitacional, desde que:…”
    Dê uma lida e confira você mesmo.
    Abraço do Beto

  3. gostaria desaber se ten como renegociar um finanacimento fis um com a caixa em 2008 e as taxas eram de 5,500 nominal e 5,6409 efetiva e agora sao de 4,5 nominal e 4,60 efetiva tenho como renegociar iso o utenho que continnuar pagando eses juros ate o fin do contratto? desde ja agradeco abrigado

  4. Author

    Olá, Marcio,
    Procure um outro banco e conte a sua história. Depois com as informações qye este novo banco lhe passar, procure a Caixa e veja o que eles dizem.
    Abraço do Beto

  5. Comparando banco privado e estatal,quais os riscos de financiar um imóvel por um banco privado numa possivel crise economica ou do banco que finaciou?
    Desde já agradeço,
    Walter Sousa

  6. Author

    Olá, Walter,
    Se você está procurando financiamento, não interessa a origem do banco. O problema é ver a taxa de juros cobrada.
    Abraço do Beto

  7. Meu filho fez um financiamento imobiliário no HSBC para pagar em 30 anos.Ja pagou um ano e dois meses.O seu saldo devedor atual escrito no boleto é de 64249,00 (aproximadamente).Como tem condições de quitar totalmete,entrou em contato com o banco para efetuar o pagamento e recebeu a informação que teria de pagar 65000,00 ;seu saldo devedor ,segundo o banco.Isto está certo? Em caso de quitação total não se tem abatimentos, principalmente dos juros ? Como fazer para conseguir uma melhor negociação?

  8. Olá,

    Antes de tudo, parabéns por este blog. Peço uma dica sua:

    Eu minha esposa estamos prestes a receber um apartamento novo (na planta). O saldo devedor é de 180 mil. Temos uma casa que vale mais ou menos esse valor. Pergunta: o que compensa mais: FINANCIAR O SALDO DEVEDOR POR ALGUM BANCO ou VENDER A CASA E QUITAR O SALDO DEVEDOR? Estamos em dúvida se compensa alugar a casa (hoje uns R$ 650,00 mês) ou quitar o saldo devedor do apartamento e ficar sem dívidas.

    Wellington

  9. Olá Beto,

    Estou na mesma situação do Wellington.
    Poderia nos ajudar?

    Lembrando que mantendo o nosso imóvel, também temos a valorização do mesmo. E financiando, podemos usar o FGTS para amortizar a dívida.

    Grato, Emerson

  10. Author

    Olá, Artur,
    A quitação antecipada é pelo valor do saldo devedor. O saldo devedor, no caso desta modalidade de financiamento, se recente, é sempre líquido de juros. às vezes, ocorre de faltar a correção da TR no saldo que aparece no boleto.
    Infelizmente, não há uma outra taxa a ser tirada do SD.
    Ademais, para o banco não é vantagem que você quite a operação, porque senão como é que eles vão gahar juros?
    De qualquer forma, você pode “chorar” o desconto, embora não creio que saia alguma coisa dali.
    Abraço do Beto

  11. Author

    Olá, Wellington,
    Esta resposta está na própria postagem. Você tem que comparar o quanto de juros está pagando pelo financiamento, e comparar com o que ganhará com o aluguel (líquido de impostos).
    As linhas gerais do modo de pensar estão aí na postagem.
    Existem outros pontos a considerar, mas estes são bastante subjetivos.
    Abraço do Beto

  12. Author

    Olá, Emerson,
    Eu repito as palavras que direcionei ao Welllington.
    Voc~e tem que ponderar a parte financeira e a parte emocional.
    Você acredita que haverá valorização do imóvel, e eu não posso fazer especulaçõe sobre isso.
    Abraço do Beto

  13. Comprei um apartamento na planta que será entregue em 2014. Estou pagando as parcelas da construtora. Com dinheiro extra em mãos o que é mais viável fazer: pagar as parcelas mensais mais as anuais da construtora ou o saldo devedor?

  14. Olá, Beto!

    Há um ano financiei meu imóvel com a Brazillian Securities e fiquei desempregada, então, preciso baixar o valor da parcela e, consequentemente, aumentar o prazo do contrato para caber em meu orçamento, pois já estou com 2 parcelas em atraso. Isto é possível? Estou tendo muita dificuldade em conseguir contato com a Financeira, que parece não querer me ajudar a resolver meu problema.

    Grata, desde já.

  15. Bom Dia,

    Gostaria que me explicasse quais recursos tenho no meu financimento se possivelmente posso diminuir as parcelas, tenho um financiamento de 114.000,00 em 20 anos minha parcela hoje é R$1238,00 e gostaria de diminuir ela de modo que isso não me prejudicasse, por favoe e esclareça o que a lei me cobre nesses caso quais são meus direitos???

    Grata

    Mychelle

  16. Olá, Beto!
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog! Eu comprei um imóvel pela CEF pelo sitema de financiamento imobiliário (SFI), eu tenho como renegociar a taxa de juros, já que hoje após 4 anos aumentei minha renda bruta, sempre aguei as parcelas da casa em dia e os juros ara financiamento imobiliário baixaram?
    Grata a atençao, aguardo resposta.

  17. Sobre o financiamento na Caixa Economica Federal. Poderias esclarecer uma dúvida?
    Fazendo em 20 anos, por exemplo, posso fazer aportes em que frequência abatendo a dívida (mensal, bimestral, semestral, anual)? Li que para o FGST, eu poderia utiliza-lo a cada 3 anos, mas, não li nada sobre aportes em dinheiro. Quando abato a dívida com esses aportes, o valor das parcelas diminuem além do prazo que diminui?

    Explicando melhor, no sistema SAC a amortização é constante e os juros são maiores nas primeiras parcelas e diminuindo gradativamente ao longo do financiamento, até a última parcela ser sem juros, apenas amortização. Ou seja, quando financio o 350 mil em 240 meses, as parcelas tem os juros referentes os 350 mil reais em 240 meses, quando eu faço um aporte fora do programado, as parcelas são recalculadas diminuindo os juros, já que o saldo a pagar diminuiu ou apenas são abatidas as parcelas de trás para frente?
    Faço essas perguntas, pois estou pensando em definir o prazo do meu financiamento. No início, temos mais gastos para mobiliar a casa e arrumar ela, seria melhor o prazo máximo da Caixa (35 anos) e se os juros forem abatidos, essa seria a melhor opção. Se os juros não forem abatidos a cada vez que eu fizer uma amortização da dívida, preciso achar uma solução de compromisso entre o prazo (devido aos juros) e o valor da prestação no primeiro ano ou dois anos de contrato.

    Grato pela atenção,
    Alexandre.

  18. OLA BOA NOITE!

    TENHO UM FINANCIAMENTO MINHA CASA MINHA VIDA PELO BANCO CEF DE 25 ANOS, QUERIA SABE COMO FAÇO PARA RENEGOCIAR MINHA DIVIDA OU ATE MESMO PROCURAR OUTRO BANCO COM TAXAS DE JUROS MAIS BAIXAS.. COMO DEVO PROSSEDER?

    NO MAIS OBRIGADO.

  19. Boa tarde!

    Estou com uma duvida enorme!
    Comprei um imovel financiado em 25 anos pela caixa, o valor total do financiamento e de 115,000,00, e o saldo devedor e de 90,000,00 tenho um dinheiro na poupança e gostaria de quitar o imovel.
    Isso e vantagem??? O dinheiro não ta aplicado, será que vale a pena pagar pagar td de vez ou não???

  20. boa tarde,se puder me ajudar agradesço
    tenho um empréstimo imobiliário banco Santander
    fiz em 240 meses 3100,00 renegociei a 380 x 2560,00 ,ainda tem 368 parcelas.Agora estou desempregado,trabalhando autônomo sem renda, existe uma maneira de renegociar a divida talvez por um ano ,ou junto a uma ação de resisao do financiamento
    aguardo possível resposta,nao possuo fgts
    obrigado
    marco

Comments are closed.