Assine via RSS Feed

Moeda como reserva de valor

Para que você quer tanto dinheiro? Para consumir, consumir e consumir? Se este não é o seu pensamento, saiba que você não está só no mundo.

Com objetivos didáticos o saudoso lord Kaynes já havia feito uma lista, enumerando as razões pelas quais as pessoas acumulam riqueza, se abstendo de gastá-la, que você pode ver nessa postagem.

Mas, se estamos falando de riqueza, podemos pensar que acumular moeda (dinheiro) é uma forma de juntar riqueza, pois, de certa forma, podemos transformá-la (em razão da sua função de meio de troca) em qualquer outro bem que esteja disponível para venda, e que a esta nossa “riqueza” seja capaz de adquirir, é claro.

Completa-se, portanto, mais uma fase na definição das funções da moeda, que é a de reserva de valor. Ao juntar moeda estamos juntando riqueza.

Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!:Clique aqui e assine.

Tags: ,

Categoria(s): O que é


Sobre o Autor: Humberto Veiga é doutor em economia pela Universidade de Brasília. ɉ também mestre em economia da regulação. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1989. Foi gerente de produtos, de marketing e regional do segmento pessoa física. Trabalhou no Banco Central do Brasil com regulação de bancos na área de risco de mercado, derivativos de crédito, banco eletrônico, dentre outros. Realiza palestras e é autor de livros na área de educação financeira e de investimentos. Perfil no Google+"

Deixe um comentário




Se você quiser uma imagem no seu comentário, cadastre-se no Gravatar.