5 Comentários

  1. E se a comparação fosse feita aplicando-se diretamente nas cotas do PIBB11? Qual o resultado?

  2. Author

    Olá, Afranio,
    Depende muito da quantidade de cotas que você tenha comprado e da taxa da corretora. De um modo geral, se você pagou uma taxa baixa de corretagem e a tarifa de custódia mensal não é cobrada pela corretora, o seu rendimento no PIBB11 tende a ser maior do que o do fundo, porque o ativo no qual o fundo investe é exatamente o mesmo, mas o fundo cobra uma taxa de administração maior.
    Quanto mais dinheiro você tiver no PIBB em comparação com o fundo, maior será a diferença no rendimento, principalmente com o passar do tempo.
    Abraço do Beto

  3. Eu apliquei R$5.000,00 em 2008 no antigo banco Sudameris que foi comprado pelo Banco Real e agora Santandder. Quanto eu deveria ter hoje??? Foi um bom investimento?? Devo continuar investindo no PIBB?

    Obrigada

  4. Ola Humberto,
    Venho aplicando em um fundo PIBB do Santander desde de set/2010. Sempre o mesmo valor e sempre na mesma data do mês. Com excessão de dois meses, só obtive prejuizo em todas as aplicações.
    Minha intenção agora é retirar todo o investimento, já que só tenho perda. Para ter uma ideia, hoje tenho menos do que o valor original investido.
    Tenho dúvida se devo retirar tudo agora, ou se espero mais um pouco. Acho muito improvavel recuperar, no tempo, pelo menos o que perdi. O que acha?

  5. Author

    Olá, Paula,
    O grande problema nessa sua aplicação é você utilizar um fundo PIBB vendido por banco. Nele, há a cobrança de uma taxa de administração anual de 1,5%, quer você ganhe dinheiro ou não.
    Realmente, a bolsa andou em baixa nesse período que relatou. Não sou vidente, mas acho que as perspectivas disso mudar no curto prazo não são das melhores.
    Vender agora pode ser bom se a bolsa continuar caindo, mas péssimo se ela começar a subir.
    Tenho visto que você tem uma boa resistência a variações de preço, provavelmente porque deve ter lido muito sobre isso antes de investir.
    Lembre-se, que você está comprando cotas de fundos, e que se compra-as baratas, em um momento de valorização, pode beneficiar-se.
    Avalie também qual o impacto desses valores na sua vida financeira, e qual é o uso que daria para tais recursos.
    Infelizmente, isso é tudo o que posso dizer para você.
    Abraço do Beto

Comments are closed.