98 Comentários

  1. Olá Beto!

    Bacana você levantar esse tópico sobre o Tesouro Direto. Geralmente é um tipo de investimento que gera um pouco de confusão, não só para leigos, mas até para pessoas um pouco de mais bancarizadas.

    Se me permite, tenho dua sugestões para o texto ficar mais esclarecedor:

    – Cada tipo de título tem um tipo de vencimento, tendo titulos disponíveis para venda com vencimento em alguns meses, e outros com prazos bem longos, chegando até 2045! Assim, uma informação referene a isso seria interessante. Deixando claro que apesar da venda antecipada dos titulos ser possivel, isso acarreta a perda dos acordos de rentabilidade previamente estabelecidos, sendo vendidos no mercado a preço vigente no momento.

    – Com essa informação do vencimento em mãos, o planejamento do da escolha do título se torna fundamental. O título vai ser usado para ser sacado daqui alguns meses, ou para a compra de uma casa daqui alguns anos? Com esses dados, assim como os de rentabilidade, a escolha do melhor título que cubra as necesssidades de cada perfil de investimento ficara mais segura.

    No mais Beto, vim a esse artigo por indicação de uma colega, e achei muito interessante. Seu artigo está muito esclarecedor e bem leve!
    Show de bola! =)

    Abraço!

  2. Olá Beto.
    Parabéns pelo trabalho no blog.
    Entender os títulos públicos não me parece trivial. Vejamos agora mesmo, temos a LFT 070315 de vencimento para 07/03/2015 a R$ 5.051,40 para compra e R$ 5.045,09 na venda. Ou seja o título vence, acaba em 07/03/2015 e dinheiro todo e corrigido e depositado na minha conta . Parece bobo mas os rendimentos somente são depositados na data final? ou há correções diárias em acordo com a variação da SELIC, tipo juros sobre juros?
    Se eu desejar vende-los antes do vencimento quem os comprara? e a que preço?
    Obrigado.

  3. Boa Tarde Beto,

    Parabéns pelo ótimo artigo, e como estou saindo da etapa de reserva para emergências para investimentos me deparo com uma duvida:
    – Enquanto estava fazendo a minha reserva financeira fazia aportes entre 20% – 10% de minha renda por mês na poupança, mas como é o funcionamento do tesouro para investidores que desejam realizar aportes mensais?

    Grato.

  4. Olá Beto,
    Anotei alguns ítens que acho que seriam relevantes para tornar o texto menos técnico e mais popular, apesar de que, prá nós que somos da área algumas coisas são óbvias.
    O grande desafio que enfrento aqui na área é “traduzir” algumas expressões ou termos técnicos para a linguagem do consumidor bancário.
    Sugestões:
    1. Dizer quais títulos tem rentabildidade prefixada ou pós-fixada e qual cenário favorável ( você falou no texto, ficou bom). Seria interessante uma tabela, mostrando as diferenças?

  5. Author

    Olá, Edméa,
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Vou procurar fazer esta tabela (talvez uma lista).
    Abraço do Beto

  6. Author

    Olá, Jonatan,
    Muito obrigado pelo comentário!
    No Tesouro Direto você compra percentuais fixos de um título (atualmente 20%, 40%, 60%, …240%….). Os “aportes mensais” poderiam ser traduzidos em compras mensais. Assim, você vai comprar percentuais (conforme os descrito acima) do título. Podemos deduzir daí que não se pode aplicar qualquer valor, mas á compra (em vez de “aporte”) dependerá do valor do título que você quer adquirir.
    É muito semelhante ao mercado de ações, sendo que lá você não pode comprar frações das ações, mas inteiros.
    É certo que em outros investimentos não há esta limitação, e quem define (grande parte das vezes) o valor exato a aplicar será você.
    Se ainda restou dúvida, me avise. A postagem mencionada acima sobrre o War explica um pouco mais.
    Abraço do Beto

  7. Author

    Olá, Diogo,
    Muito obrigado pelo comentário e sugestões realmente relevantes.
    A consideração do prazo na escolha do título é fundamental.
    Abraço do Beto

  8. Author

    Olá, JO
    Muito obrigado pelos parabéns!
    Eu agradeço a sua pergunta, pois ajuda muito na compreensão.
    Os rendimentos serão creditados na sua conta no vencimento. Se você entrar no outro dia, verá que o preço do título vai subindo (no caso da LFT, porque os outros pode haver variação negativa). No dia do vencimento, será creditado o valor do título líquido, isto é, será descontada a alíkquota do IR aplicada sobre a diferença entre o preço pelo qual você comprou e o preço na data do resgate.
    Se você desejar vender antes do vencimento, o comprador é o Tesouro Nacional. Ele só faz compras às quartas, à exceção da semana em que houver Copom (como foi o caso desta sua mensagem). Nessas semanas ele estará aberto para compras nas quintas.
    Nos dias de recompra (ou seja, em que você faz a venda) aparecerá tanto o valor para compra quanto para venda. Nos outros dias, você somente enxergará valor para compra.
    O termo “compra” refere-se àquele no qual você irá investir e o “venda” aquele no qual você irá resgatar.
    Abraço do Beto

  9. Amei teu blog, Parabéns. Está me ajudando muito!!!

  10. Caro Beto, ótimo post. Gostaria de conhecer o livro para melhores decisões no TD. Sucesso!

  11. Author

    Olá, Afranio,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Em breve sortearei um livro do Tesouro Direto também, e você já está participando.
    Abraço do Beto

  12. Muito bom o artigo Beto, mas tenho uma dúvida antiga que nunca vi ser respondida em nenhum site: Em cenários de deflação os indexados ao IGPM e IPCA tem rentabilidade negativa? (não sei se foi em relação a isso quando vc fala que só a LFT não pode ter rentabilidade negativa no comentário para o Jô)

  13. Ótimo texto, dá um norte para quem nunca ouviu falar em Tesouro Direto. Meu marido e eu compramos alguns títulos públicos em 2009, porém após uma decisão terrivelmente errada (de iniciar a construção de uma casa própria em uma cidade para a qual acabávamos de mudar e sem conhecer nada nem ninguém) tivemos que resgatar o dinheiro muito antes do tempo. Mas é algo que após alguns ajustes financeiros – pagar dívidas remanescentes da construção – voltaremos a fazer. É um bom início para quem como eu não tem ainda muita experiência em investimentos e tem um perfil mais conservador. Gostei muito do seu site e continuarei a acessá-lo.

    Renata Lima Fernandes
  14. Author

    Olá,Glória,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Sua pergunta é bem interessante, mas ela contém duas partes.
    A primeira delas é: se houver deflação o rendimento é negativo. Bom, no mês que houver deflação o rendimento pode ser negativo se a deflação for inferior à parte fixa da taxa de juros. Complicou, não é? Então vamos mais uma vez. A remuneração de papéis com inflação mais juros tê dois pedaços: juros mais inflação…rs
    O dinheiro é corrigido por duas taxas que se aplicam uma sobre a outra. Vamos imaginar uma parcela de juros mensal de 0,4% e uma deflação de 0,2%. Nesse caso, o dinheiro crescerá, porque a parte dos juros foi superior à da inflação. Ficou claro? No longo prazo, para que haja um efeito sensível, você teria que ter uma deflação anual.
    Mas uma coisa que precisa ficar clara é: quando você compra um papel desses, quer proteção contra a inflação. Você tem o bônus, mas leva o ônus também.
    A segunda parte da sua pergunta, espero que você consiga encontrar a resposta aqui https://www.betoveiga.com/log/index.php/2010/07/tesouro-direto-resgate-apos-os-lucros/ Se não conseguir, avise que eu arrumo o texto.
    Abraço do Beto

  15. Author

    Olá, Renata,
    Muito obrigado!
    Espero seu retorno. Aliás, se quiser assinar as postagens para recebê-las por e-mail quando forem publicadas, é grátis e eu agradeço.
    Basta clicar aqui!
    Abraço do Beto

  16. Muito bom o artigo!
    Sou estudante, nova, e desde cedo penso em investir o minhas reservas no Tesouro Direto a fim de realizar meus planos de longo prazo. Este artigo me esclareceu muitas dúvidas em relação ao assunto!
    Obrigada!
    Abraços.

  17. Nunca apliquei em TD, talvez por puro preconceito qto a facil capacidade de endividamento do nosso governo e tb quanto a incerteza de um calote futuro!

  18. Beto, sempre recebo as newsletter de seu blog e têm sido muito úteis pra mim.
    Gostaria de concorrer ao livro mas não achei nenhum bandeira que3 leve a isto.
    Será que só com este comentário estarei concorrendo. Obrigado, JJDESA/J7

  19. Parabéns, pela excelente matéria.

    Muito bem explicada!

  20. Participando…

  21. Beto Veiga,

    considero muito as informações que o senhor tem publicado. A partir delas, estou tomando coragem de começar a investir em Tesouro Direto. Estou apenas tomando mais conhecimento sobre assunto para investir de maneira correta.

    Obrigado,
    JV.

    João Victor Vidigal Rocha
  22. Ótimo post, Beto!
    Há um tempo atrás, pesquisei um pouco sobre o Tesouro Direto no site próprio do sistema, mas fique com várias dúvidas. Aqui está tudo muito bem explicadinho.

  23. Author

    Olá, Rodrigo,
    Vamos ver se você leva o sorteio.
    Abraço do Beto
    Quer receber as postagens por e-mail quando forem publicadas? é grátis e eu agradeço. Clique aqui.

  24. Author

    Olá, Meri,
    Muito obrigado!
    Abraço do Beto
    Quer receber as postagens por e-mail quando forem publicadas? é grátis e eu agradeço. Clique aqui.

  25. Author

    Olá, João Victor,
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço do Beto
    Quer receber as postagens por e-mail quando forem publicadas? é grátis e eu agradeço. Clique aqui.

  26. Acompanho seu blog desde sempre, muito grato a vc tb!

  27. Também quero!
    Abraço!

  28. Author

    Olá, Colpani e Cezar,
    Obrigado e já estão participando.
    Abraço do Beto
    Quer receber as postagens por e-mail quando forem publicadas? é grátis e eu agradeço. Clique aqui.

  29. Author

    Olá, João José,
    Muito obrigado pela assinatura e pelo comentário!
    Você já está participando. Boa sorte!
    Abraço do Beto

  30. Quero ganhar o livro Tranquilidade Financeira!!

  31. Author

    Olá, Carla Maria,
    Muito obrigado pela sua participação.
    Avalie bem o investimento, leia bastante e tome a sua decisão corretamente.
    Abraço do Beto
    Quer receber as postagens por e-mail quando forem publicadas? é grátis e eu agradeço. Clique aqui.

  32. Author

    Olá, Bizz,
    Eu concordo com a facilidade de endividamento. Também acredito salutar a preocupação com a possibilidade de calote futuro.
    O que precisa ser feito, nesse caso, é analisar onde que a nossa reserva estaria distante deste calote.
    Se você optar por ativos reais, distancia do calote, mas não da ação do Estado.
    Acho que diversificar sempre é uma boa estratégia.
    Abraço do Beto

  33. Caro Beto,
    Tenho 26 anos e acabei de casar. Atualmente, invisto apenas em Td – LTN15, ntnbprinc24 e ntnbpribc35…
    Diante disso, vem meu questionamento: seria a hora de eu começar a investir tb em ações? Se sim, etf’s ou estudar e criar uma carteira própria?
    Depositar todos os ovos no cesto do governo é mais arriscado do que começar uma previdencia privada ou investir em ações? Tenho tempo para realizar meus objetivos financeiros – não penso em usar esse investimento bos próximos 10 anos..
    Acho que preciso do seu livro, hein..

  34. Muito bom divulgar infomrações sobre o Tesouro Direto. Se muitas pessoas passarem a connhecê-lo e decidirem comprar os títulos diretamente vai diminuir a demanda por fundos de investimentos. Essa concorrência deve levar ao bancos a melhorarem o serviço e baixarem as taxas de administração, que ainda sõa muito altas.

  35. Gostei muito desse artigo, ficou bem didático.
    Eu aplico no TD há algum tempo e para mim é o melhor investimento em renda fixa atual.
    Abraços e sucesso!

  36. Author

    Olá, Fábio,
    Obrigado pela participação.
    Abraço do Beto

  37. Author

    Olá, Luiz Antonio,
    obrigado pela participação.
    Abraço do Beto

  38. Author

    Olá, Manoel,
    Obrigado pelo comentário e parabéns pela disciplina.
    Concordo que você não pode concentrar suas operações em títulos públicos.
    Comprar ETF pode ser uma boa opção de diversificação.
    Criar a carteira própria acho uma estratégia mais arriscada.
    A previdência privada só vale se você usar a declaração completa. Além disso, por mais agressivo que seja o plano você ainda estará adquirindo mais títulos públicos. O que você pode fazer é começar com um pouco de ETF e avaliar a aquisição de algum imóvel para renda.
    Abraço do Beto

  39. Author

    Olá, Ricardo,
    Obrigado pela participação.
    Eu estou divulgando o Tesouro Direto justamente para isso: aumentar a concorrência e fazer as taxas de administração caírem, assim como os juros pagos nos CDB subirem, pois trazem mais risco do que os papéis do governo, seja o banco que for.
    Abraço do Beto

  40. Author

    Olá, Rosana,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Sucesso para você também!
    Abraço do Beto

  41. estou aprendendo sobre tesouro direto, gostaria de ler o livro

  42. Parabéns por mais este post preciso e eficaz, Beto!

    Com certeza, o mercado de títulos públicos (e os títulos em si) mudaram muito nos últimos anos. É muito importante conhecermos os novos produtos e novos canais de negociação, para sabermos como nos defender da perda do poder de compra.

    Obrigado e abraço!

    Luís

  43. Quero participar desse sorteio!

  44. Bom dia Beto,
    Muito bom o post. Sobre investimentos de longo prazo, qual o seu comentário sobre debêntures de empresas solidas com vida útil de 7~10 anos, com taxas de 7% comparadas às LTN?
    Obrigado,
    Rodrigo.

  45. Sempre tive interesse em investir no Tesouro Direto, porém sempre achei meio complicado e muitas vezes acabei fazendo investimentos de outros tipos.
    Obrigado pelas dicas.

  46. Olá Xará, comprei o seu e-book do TD + CDB há alguns meses e você está de parabéns, material objetivo e esclarecedor. Não poderia também perder a oportunidade de participar deste sorteio. Como não é possível explicar o TD neste post, faço um resumo: TD é uma forma digna,de baixo custo e muito eficiente para aplicação sem intermediários.

    Humberto Prado Pereira
  47. Author

    Olá, Luís,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Acho que além de aprender a defender da perda do poder de compra, precisamos aprender a nos defender da perda do poder sobre nosso dinheiro.
    Abraço do Beto

  48. Author

    Olá, Roberto,
    Obrigado por participar.
    Abraço do Beto

Comments are closed.