Entrei na página www.smartmoney.com para saber o que os americanos estavam pensando sobre o mercado hoje. Segundo eles, os problemas estavam limitados ao mercado de crédito imobiliário para pessoas com baixa capacidade de crédito (e péssimo histórico também). Todavia, parece que a preocupação do mercado espalhou-se para as instituições financeiras em geral.
Um analista de Wall Street disse o seguinte: “An obvious way to reduce risk is reducing exposure to emerging markets,” Ou seja, eles estão vendendo aquelas ações e aqueles investimentos financeiros que fizeram por aqui para reduzir o que eles chamam de “exposição” aos Países Emergentes, nos quais nos incluímos.
Questionado sobre qual mercado é mais vulnerável, o analista informou que “muitas pessoas vêem a América Latina como uma oportunidade de ganho rápido e não de investimento”. Para ele, as pessoas consideram Índia e China como lugares nos quais eles realmente querem investir no longo prazo, mas que não têm este mesmo sentimento com a AL.
Realmente, pudemos ver o resultado hoje, com uma queda de mais 1,8% na Bovespa.
Os efeitos para os habitantes do Brasil: um possível aumento na inflação, decorrente da subida do dólar, pois, por aqui, ganhamos em reais e comemos em dólar (soja, trigo, carne, arroz, feijão, etc.). Para os investidores locais, aí a análise custa um pouquinho mais caro…