Achei o máximo a caricatura de uma criança feita pelo Casseta & Planeta, apresentada no programa do dia 9/10/2007. Para venderem um dos inúmeros produtos das “Organizações Tabajara”, o locutor dizia algo assim: “você já ganhou todas as coisas possíveis e imaginárias e não sabe que bobagem irá pedir no dia das crianças, não é mesmo?” E, como sempre, aparece um dos integrantes da trupe, nesse caso, o Cláudio Manuel, devidamente caracterizado de criança, balançando a cabeça de modo afirmativo.

Por trás dessa caricatura há a grande verdade. A imensa pressão do marketing para que as crianças não apenas peçam os produtos para elas, como também influenciem no consumo dos pais.

Dessa forma, acho importante divulgar este projeto, o qual tive conhecimento assistindo ao programa Ver TV (uma séria discussão sobre a televisão).

www.criancaeconsumo.org.br

Aconselho darem uma olhada no texto assinado por Ana Lúcia Villela, que se encontra na seção “Criança e Consumo” da página indicada, do qual reproduzo o trecho abaixo:

“Há muito tempo, estes problemas deixaram de ser exclusivamente americanos. Só para citar um exemplo, segundo o Painel Nacional de Televisão do Ibope, as crianças brasileiras de 4 a 11 anos, que em 2004 viram 4h48min54s de TV por dia, passaram a ver 4h51min19s em 2005. O Brasil ficou em primeiro lugar – antes dos Estados Unidos! – na quantidade de tempo que as crianças ficam diante do televisor. Nossas crianças ficam mais tempo diante da televisão do que convivendo com sua família ou na escola. A obesidade infantil subiu de 5% em 1964 para 20% nos dias de hoje nos EUA, e continua crescendo. Já no Brasil, segundo a Primeira Jornada de Alimentos e Obesidade na Infância e Adolescência, na Escola Paulista de Medicina, 14% das crianças são obesas e 25% estão acima do peso. Curvas que acompanham o crescimento do volume investido no marketing infanto-juvenil.”

Tomara que possa ajudar alguém.

Bom dia das crianças!