Ainda pretendo escrever muito por aqui sobre previdência privada e formação de poupança para aposentadoria, mas até lá, queria chamar a atenção de quem está se preparando para o futuro.
Vi uma reportagem sobre planos de previdência e acho que a coisa está um pouco comercial demais. O que eu quero dizer é que estão falando mais do que os planos do tipo PGBL e VGBL podem proporcionar.
Para dar um exemplo, fizeram uma comparação, com um gráfico, entre a bolsa, os PGBL e VGBL “mais rentáveis”, os fundos de renda fixa, a poupança, o ouro e o dólar. Aparentemente, a diferença entre os ganhos é grande, mas são opções cuja comparação não pode ficar restrita a estes ganhos, devendo levar em conta os riscos de cada uma dessas opções. Outro ponto importante é que a comparação se restringia aos últimos 3 anos, o que, igualmente, não é conveniente para quem pretende esperar 10 a 30 anos para colocar as mãos no dinheiro (os VGBL são novos, mas os PGBL já permitem uma comparação em um período maior). Por fim, por que utilizaram os GBL mais rentáveis e não todos (e porque não os menos rentáveis também, que devem ser a maioria)?
Para piorar, o retorno dos fundos de renda fixa, conforme o gráfico, haviam rendido em torno de 50% nos últimos 3 anos, enquanto os GBL, por volta de 72%. Veja que uma combinação de ações com renda fixa, em um momento em que as ações estão em alta astronômica, era de se esperar até um desempenho melhor para os GBL “mais rentáveis”, que ficaram apenas 20%, em média, acima da RF.
No que se refere aos GBL, temos que saber que se quisermos um investimento mais agressivo em termos de participação em ações, não será possível obter esta carteira com a utilização desses planos, que têm sua composição limitada a 49% em renda variável.
Por enquanto é isso, depois a gente discute mais.
Se tiver dúvidas sobre o assunto, faça um comentário ou mande um e-mail para duvidas.financas(arroba)bol.com.br.
Olá, Katia,
A ideia de transferir para o VGBL é justamente porque no plano de previdência privada o banco pode cobrar mais taxas.
Se você negociar bem um CDB ou uma LCI até mesmo em um banco público, poderá ganhar mais do que em um VGBL. O PGBL às vezes oferece uma vantagem fiscal coisa que o VGBL nem isso faz.
Sugiro que verifique as condições em que o CDB estava sendo negociado e as taxas do VGBL. Se forem realmente desvantajosas, reclame com o banco e peça para desfazerem a operação sob pena de vocês reclamarem aos órgãos de defesa do consumidor.
Abraço do Beto
olá beto.
liguei no fone facil bradesco para pedir um resgate do meu vgbl fix, tenho $33.000 mil perguntei quanto é o valor liquido e o valor bruto antes do ir e me disseram que o valor bruto que eu iria receber não sabiam me informar,que o ir seria de 15 a 30%, ainda não fizeram o deposito,como vou saber se o valor depositado na minha conta esta certo.abraços.
Olá, Denis,
Você precisa de um extrato das aplicações que fez.
Fale com a ouvidoria do banco.
Abraço do Beto
Olá,
O VGBL do Bradesco está debitando diariamente valores de mais de R$ 100,00 das contas dos aplicadores. No caso que eu fiquei sabendo, é uma conta com carência e o aplicador não pode mexer. Isso é contra lei, não é? Você sabe desse movimento financeiro biruta?
Qual a diferença real entre vgbl e poupança.ja li muinto sobre o assunto mas………….plano de 20 anos
Olá, Andres,
São duas coisas completamente diferentes. VGBL é uma coisa e poupança, outra.
Se for aplicar por longo prazo e se tiver um custo muito baixo de administração e nenhum de carregamento, o VGBL pode ser uma opção. Caso contrário, poupança ou outros investimentos de renda fixa.
Veja meu livro Tranquilidade Financeira se quiser saber mais sobre VGBL.
Abraço do Beto
Boa tarde Beto,
Estou fazendo um trabalho para TCC em finanças e estou com muitas duvidas sobre 3 tipos de investimentos , e quanto mais leio , menos consigo compará-los, desculpe minha ignorância.
Como achei o seu blog , gostaria saber se você pode me ajudar , a pergunta é a seguinte:
Os investimentos são:
1) Poupança , progessão para 30 anos
2) PGBL / VGBL comparado a poupança também com progessão para 30 anos
3) E o mais dificil pois nao faço a minima ideia e como valoriza é o OURO.
Num comparativo entre os 3 preciso saber como fazer os calculos para saber qual é o melhor comparando a aposentadoria pelo INSS.
Agradeço muito se você puder me dar um luz , quanto a calculos e diferenças rentaveis entre esses 3.
Danielle
Bom Dia!!!
Tenho 32 anos e quero fazer um investimento para ter uma previdência privada mais tranquila na minha aposentadoria. Mas não entendo nada desse assusto e não sei por onde começar. Você pode me dar algumas dicas ?