O André fez a seguinte pergunta:
Beto,
Estou aplicando no Tesouro Direto. A corretora do meu banco cobra 0,4%, o que não é muito, mas é alguma taxa. Há corretoras que não cobram nada, mas para elas eu teria que fazer um DOC ou uma TEF – cujas tarifas seriam bem maiores do que 0,4% da minha aplicação mensal típica. Há alguma forma menos custosa de aplicar numa dessas corretoras?
Olá, André,
Fazer as contas sempre é muito bom, para evitar enganos. Você está calculando 0,4% sobre o valor das suas aplicações mensais típicas. Muito bem, é uma boa abordagem, mas falta um pedaço que você não levou em consideração. Esses 0,4% incidirão novamente a cada ano (um ano após aquela determinada aplicação mensal), enquanto o DOC/TED só será cobrado na aplicação, e no resgate, quando você precisar transferir o dinheiro para a sua conta.
Tenha calma, todavia, porque não é só esta taxa do agente de custódia que está em questão. Existe o fato da facilidade de concentrar seus investimentos em uma instituição e, caso precise de recursos, eles ficam disponíveis com mais facilidade.
Além disso, as corretoras não estão oferecendo o TD de graça por pura bondade. Eles querem que você esteja com seus recursos por lá para poder captar clientes e oferecer produtos ou, como aconteceu com a Ágora, vender a empresa para um grande banco ou grupo de investidores.
Em todo caso, é bom ter acesso a corretoras, mas, no seu caso, você disse que já atua na corretora do seu banco, por isso, não é necessária outra conta, a menos que eles estejam cobrando caro, coisa que, no caso do TD, não me parece ser o caso.
Beto,
Obrigado pela resposta. Vou ter que fazer mais umas contas para ver se compensará, nos investimentos de prazo mais longo, pagar a taxa bancária para escapar da taxa de corretagem.
obrigado
André