Como o assunto da hora é a manutenção do preço dos combustíveis pela Petrobrás, ainda que a cotação do petróleo tenha caído uma barbaridade, recebi estas dicas para abastecer o carro, e achei interessante repassar para vocês, se é que esta informação já não está nas suas caixas de entrada.
Li cada uma delas e, pelos meus conhecimentos de física, todas têm coerência.
Tive apenas que fazer umas pequenas correções no texto porque, pelo que me parece, foi traduzido do Inglês. Se ainda houver erros, por favor, me avisem.
1a. Dica: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
Como a temperatura do solo é mais baixa nessa hora, e todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra, a densidade do combustível aumenta, isto é, “há mais combustível em um litro”. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.2a. Dica: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já registrado pelo medidor da bomba, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a quantidade medida.3a. Dica: Encher o tanque antes de que este fique abaixo da metade.
Quanto mais combustível houver no depósito, menos ar haverá. O combustível se evapora mais rapidamente quando em contato com o ar. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de minimizar a evaporação.4a. Dica: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se, ao chegar ao posto de combustíveis, você vir um caminhão tanque abastecendo os depósitos subterrâneos, ou os acaba de reabastecer, evite adquirir o combustível ali. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado, fazendo com que os sedimentos assentados ao fundo fiquem em suspensão por um tempo. Assim, você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
Ótimas dicas, Beto!