Hoje, dia 19 de abril, é o Dia do Índio. Dia dos povos que habitavam nossa maravilhosa terra antes da chegada da cultura europeia ao novo mundo.
Esse povo sofre com as constantes agressões ao seu território, à sua cultura, à sua saúde. Uma situação, em certos casos, de abandono, tal qual vivem as pessoas de baixa renda nesse País.
Mas não são apenas os menos favorecidos com relação à renda que se encontram abandonados. Certas pessoas que entram no mercado de consumo totalmente despreparadas também saem do prumo. Perdem o controle, maravilhadas pelos apelos fantasiosos, como, de certo modo comentei na postagem anterior.
Mas, será que ninguém está olhando para isso? Será que o abandono que tendemos a gerar com este comportamento coletivo da sociedade agitada em que vivemos é absoluto, ou ainda há quem se interesse por proporcionar mais tranquilidade financeira às pessoas que não a tem?
O Dinheirama, um grande parceiro deste meu espaço, e digno dos maiores elogios quando o tema tratado é a Educação Financeira, está propondo que hoje, dia 19 de abril, Dia do Índio, seja também o dia da Independência Financeira.
Ricardo Pereira, autor da postagem e um dos “pais” do Dinheirama, sugere que você dê um livro de educação financeira de presente. Se você é leitor deste blog, divulgue a ideia, e comente aqui. Se não puder comprar um livro para presentear, dôe um que você já tenha lido, como forma de difundir os conceitos. Eu vou fazer a minha parte doando não um, mas três livros “O que as mulheres querem saber sobre finanças pessoais”, novinhos e autografados. Um será sorteado entre aqueles que comentarem esta postagem ou retransmitir o Twitter específico abaixo. Outro irá para os assinantes por e-mail (você pode assinar ainda hoje) e outro para quem é seguidor do @blogdobetoveiga.
Eu apoio! RT @blogdobetoveiga @dinheirama Dia da Independência Financeira – doe um livro http://migre.me/xOrE
Participe. Eduque e ajude alguém a ter a sua independência financeira.
Blogs Participantes:
Dinheirama
Produzindo.net
Papo Econômico
Saia do Lugar
A Educação Financeira é muito importante para o desenvolvimento do País, pessoas mais informadas sobre investimentos, direitos do consumidor, orbrigações, tornam o País mais culto, bem informado. Já está provado que um sujeito equilibrado financeiramente tende a render mais no trabalho, nos estudos e isso traz qualidade de vida, pois essas pessoas sabem usufruir melhor do seu tempo e dinheiro. Fiz cursos na Bovespa, em algumas corretoras, tenho lido muitos artigos sobre Finanças, e confesso que sou uma pessoa mas cuidadosa com meu suado dinheiro, ainda tenho algumas dívidas, mas sinto que estou no caminho certo para alcançar minha tão sonhada independência financeira. Abraço
Olá, Wilson,
Meus parabéns pela sua iniciativa e muito obrigado pelo comentário.
Acredito que depoimentos assim ajudem a despertar o interesse de outras pessoas pelo tema, para vivermos num País melhor.
Abraço do Beto