Bom, esta é uma pergunta para a qual eu queria ter resposta.

Se decepcionou você, queira desculpar, mas a vida é assim mesmo, cheia de decepções.

O que posso afirmar, lendo o que tenho lido por aí e vendo algumas informações do mercado futuro, o que posso dizer é que haverá, no curto prazo, uma tendência de aumento no seu valor, com relação ao real.

dinheiro, conta corrente, contas publicas

Não sabemos por quanto tempo, mas, por enquanto, este é o caminho, até que tudo mude novamente.

De um certo modo, esta caminhada altista nos ajuda a melhorar as contas públicas, e, também, a conta corrente, visto que auxilia as exportações. Por outro lado, do ponto de vista do consumidor, vamos pagar um pouquinho mais caro pelas coisas aqui na terrinha.

Crédito da foto: Cartoze14 em Flickr.

5 Comentários

  1. Olá, só gostaria de saber, pra poder entender melhor, o que se define como “curto prazo”? Dias, semanas, meses? Não trabalho na área econômica, por isso gostaria de uma definição “especializada” desse curto prazo.

    parabéns pelo site
    abraço

  2. Author

    Olá, Luciano,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Não há uma definição única para o curto prazo, mas, neste caso específico, eu diria que se tratam de meses.
    Abraço do Beto

  3. Olá Beto. Sou estudante em graduação em economia e estou no quarto período. Tenho lido jornais como a Folha, e muitos analistas dizem que a tendência, é que até o fim do ano (nov/dez) o dólar volte a casa de 1,65 – 1,75. Você concorda com essa análise? Pergunto isso porque ainda tenho uns mil dólares que sobraram da minha última viagem aos EUA (voltei em Março) e como um prof. meu tinha dito que o Real naquela época estava entre 20 e 30% sobrevalorizado, esperei calmamente esse momento de alta do dólar para poder trocá-lo. Será que vale a pena trocar esses mil dólares pelo cambio turista (compra de 1,81 hoje) sendo que existe uma possibilidade de já em janeiro do ano que vêm, ou no máximo agosto do ano que vêm eu terei que comprar dólares turismo para uma nova viagem? Grande abraço.

  4. Puxa, um pouco decepcionada sim… rsrsrsrsrs
    Minha dúvida, na verdade, foi respondida aqui no comentário. Obrigada!

  5. Author

    Olá, Lucas,
    sinto muito, mas não há elementos que possam servir de base para a resposta à sua pergunta, sem que a ação dos agentes econômicos, principalmente nos mercados de derivativos, as altere.
    Se eu soubesse exatamente para onde o dólar iria, estava rico, pois ficaria comprado ou vendido no máximo que pudesse.
    Dito isso, se você tiver necessidade de comprar dólares no futuro, principalmente em função do valor, eu não mexeria em nada. Se tiver em dúvida, e quiser especular, o máximo que posso dizer é que você faça uma venda parcial agora e outra depois, sem que você fique triste depois pela possível perda ou ganho de qualquer das atitudes.
    Abraço do Beto

Comments are closed.