Nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2007, o Jornal Valor
publicou a matéria “BC e Fazenda divergem, mas querem conter tarifas”, do jornalista Alex Ribeiro, para quem “O Banco Central e o Ministério da Fazenda concluíram que será necessário apertar a regulamentação para induzir os bancos a baixarem as tarifas.” Segundo ele, porém, “as duas áreas do governo fazem diagnósticos diferentes do problema. O BC não acha que os bancos estejam abusando, embora concorde com medidas que aumentem a transparência e estimulem a competição. Para a Fazenda, há abusos e lucro excessivo.”

Bom, já vimos aqui como está esse negócio de tarifas e é muito bom ver que as duas áreas econômicas do Governo estão se mobilizando para discutir o assunto. Tenho medo é que dessa divergência de opiniões.

Ainda conforme a matéria, “O presidente do BC, Henrique Meirelles, reconheceu em julho que as tarifas estão crescendo, ‘mas, se compararmos essa receita com o número de contas correntes do sistema, veremos que o crescimento de ambos tem sido igual’”. Para mim, o que ele esqueceu foi que o custo dos bancos reduziu quase 40% nos últimos 10 anos e que, se dividirmos pelo número de contas (que dobraram nesse período), veremos que a despesa por conta caiu absurdamente.

O jornal aponta que o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, pensa diferente do presidente do BC. Segundo Barbosa, “o aumento real da receita com as principais serviços associados à conta corrente e com serviços em geral tem sido superior ao crescimento do número de contas”.

Sem tabelamento, mas com restrições. Esta foi a atuação de Israel. A matéria aponta que por lá “foi aprovada legislação que controla as tarifas a partir de 1º de janeiro de 2008, dando poderes ao BC local para elaborar uma lista de tarifas que poderão ser cobradas pelos bancos – as demais seriam proibidas.”

Algumas postagens anteriores sobre tarifas:
Tarifas – Evolução
Tarifa e Crédito 1
Tarifa e crédito 2
Pesquisa Procon-SP
Dicas sobre Liquidação antecipada
Liquidação antecipada