Segundo o Jornal Valor Econômico, de 10/10/2007, o diretor das Casas Bahia haveria dito: “Não compensa fazer estoque sabendo que, no mês seguinte, vamos comprar mais barato”.

Seria ótimo que os clientes daquela rede de eletrodomésticos pensassem, ou melhor, agissem da mesma forma. Adiassem suas compras parceladas e poupassem o dinheiro para comprar depois. No mínimo seriam duas vantagens: comprariam mais barato e não pagariam juros.

Conforme a matéria, a empresa reduziu seus estoques de 60 para 45 dias, isto é, está comprando menos e esperando que os preços diminuam para comprar mais.

Essa dica é boa também para quem comprou TVs de plasma há dois anos por R$ 10.000,00 e hoje vê um aparelho melhor sendo vendido a R$ 4.500,00, e caindo…

Minha preocupação mesmo é com o setor mais pobre da população que está caindo na dupla pegadinha: preço e juros. Se você conhece alguém que dessa classe social que esteja na iminência de cometer tal engano, por favor, procure orientá-lo. Vamos fazer a “cruzada do juro zero”? Quem sabe assim a moçada melhora sua condição de vida.