A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o capital, isto é: deixou de pertencer apenas a quem possuía título patrimonial e passou a ser acessível a qualquer investidor interessado em se sócio da Bovespa.

Logo após a operação, a Bovespa valia mais de 16 bilhões de reais. Na sexta passada os papéis, já haviam subido outros 52%.

Pois bem, será que é possível tirar resultados de mais de R$ 1 bilhão da Bovespa e, ainda assim, ver o capital investido levar mais de vinte anos para retornar?
Possível pode até ser. Alguns analistas apontam o monopólio do mercado para que isso seja viável.

Eu acho complicada essa explicação porque, por mais que as operações cresçam, não deverá haver muito espaço para prática de preços de monopólio.
Por outro lado, como a Bovespa era uma sociedade “sem fins lucrativos”, muitas “gorduras” (custos) ainda poderiam ficar na administração da bolsa. Agora, supõe-se que não mais será assim. O ganho com a possível melhora na administração e redução de custos precisará ser grande também para suportar as despesas tributárias, visto que a carga sobre o resultado da Bovespa terá que ser computada agora.