9 Comentários

  1. Eu acredito que o NTN-B tem juros mais baixos para prazos mais longos porque a expectativa da inflação é aumentar no futuro. É isso?

    Um abraço

  2. Author

    Olá, Thiago,
    São duas coisas diferentes: uma é o formato da curva e outra são as taxas de juros.
    Lembre-se que não podemos comprara a NTN-B com a LTN, porque uma tem inflação e juros e a outra só juros (LTN).
    Quero ler mais uns comentários e faço uma explicação melhor amanhã.
    Abraço do Beto

  3. Beto, a minha dúvida na verdade é a seguinte: qual é realmente o risco do Tesouro Direto? Por exemplo, suponhamos que nós tivéssemos um “Tesouro Direto” na Grécia. Como ficaria os investidores pessoa física depois de tudo que aconteceu? Outra dúvida: é possível algum tipo de “fraude” através das corretoras? Ou seja, em algum momento pode acontecer da corretora não comprar os títulos e eu achar que tenho e na verdade eu não tenho nada? Obrigado. Marcos

  4. Primeiramente, meus parabéns pelo site, estou fã e vou continuar consultando diariamente para aprender cada vez mais sobre investimentos.
    Minha dúvida é a mesma do colega Marcos, aom relação a corretoras, pois há corretoras (nem tão famosas) que não cobram taxas para colocar o dinheiro no tesouro direto, eu corro algum risco nisso, além do risco do governo?
    Obrigado e um grande abraço.

  5. Author

    Olá, Marcos,
    Sua pergunta é muito importante e quero fazer uma postagem sobre o assunto.
    Infelizmente, o lançamento do livro está tomando tempo. Por favor aguarde um pouquinho que eu respondo.
    Abraço do Beto

  6. Author

    Olá, Eduardo,
    A resposta do Marcos se aplica. Vou juntar as de vocês para resolver.
    Abraço do Beto

  7. A ETTJ da LTN tem um comportamento normal, conforme sua postagem anterior. Quanto às NTN-B’s, o formato da curva sugere uma perspectiva otimista para o longo prazo. Mas qual razão da discrepância de comportamento dos gráficos da LTN e das NTN-B’s? Parece-me que os investidores só se mostram realmente otimistas se lhes forem garantidos ganhos acima da inflação (NTN-B). Se o meu raciocínio de amador estiver correto, então, caro Beto, isso significa que os credores tem um certo receio, no longo prazo, de uma subida da inflação?

  8. Beto, primeiro parabéns pelo site.

    Tenho uma dúvida complexa, nem sei como escrevê-la:-) Invisto há uns 4 anos no tesouro direto, majoritariamente em NTN-B de longo prazo. Obviamente fiz alguns bons negócios, comprando títulos com taxas contratadas bem acima das atuais. Como as taxas de juros atualmente são menores, a minha dúvida é: se eu vender os títulos agora, este ganho da diferença de taxa de juros já foi capturada? Ou preciso esperar até a data de vencimento do título? Exemplificando: Um título comprado já 4 anos a taxa de 12%+IPCA atualmente é vendido por 6%+IPCA. Vale a pena vender o título agora, para buscar um investimento mais rentável, diria 8%+IPCA?

Comments are closed.