Para quem não sabe, Alan Greenspan foi o presidente do Federal Reserve, o banco central americano por quase duas décadas e a ele é atribuído o início desta crise imobiliária.

Hoje, exatamente um dia antes da divulgação da taxa de juros básica da economia daquele país, está sendo lançado, nas livrarias americanas, o livro de quinhentas páginas “The Age of Turbulence: Adventures in a New World” (a idade da turbulência: aventuras em um mundo novo).

Pelo que pude ver da resenha publicada neste sábado (15/09), o que mais chamou a atenção foi a descrição do quadro político norte-americano e a total insatisfação com o governo do presidente Bush.

No lado econômico, pouco foi comentado, porém, a ênfase ficou no déficit fiscal (o governo norte-americano gastando mais do que arrecada) e num breve comentário sobre a crise imobiliária (fartamente discutida em postagens anteriores), sobre a qual o ex-chefe do FED teve uma importante participação.

Essa participação se deu pela manutenção, após um forte aperto monetário (manutenção de uma taxa de juros muito alta para segurar a inflação), de uma taxa de juros muito baixa para tentar recolocar o gigante de volta no caminho crescimento econômico.

Conseguiu o crescimento, mas a coisa está meio confusa hoje.

Um comentário interessante que fez para justificar o apoio à oferta de crédito para a habitação eu farei na próxima postagem.