Notícia do Globo On-Line de hoje: “IPCA encerra 2007 com inflação de 4,46%”

Não era para menos. Inflação pela frente. Isso é quase muito simples de explicar: a demanda interna está de vento em popa. Curioso que primeiro foi o crescimento vindo das exportações, nos primeiros anos do Governo do Presidente Lula. A inflação pode ser controlada porque a demanda estava uma beleza de fraca.

Focando nos setores de construção civil e em outros demandantes de mão-de-obra e, além disso, com uma coisa que eu sou contra, que é a oferta de crédito a quem não sabe tomá-lo, a economia interna começa a gerar uma demanda adicional.

Lá fora os americanos do norte estão queimando o milho nos seus veículos e jogando o preço dessa commoditie assim como o da soja para o espaço. Além disso, conforme nos diz a matéria, a alta foi puxada pelos Alimentos e Bebidas, com destaque para o item “carnes”. Pois é, as vaquinhas e boizinhos das caras pretas e brancas estão sendo alimentados por essa soja mais cara. Adivinha para onde vai o preço da carne?

Ah, tem o carro indiano que vai sair pelos R$ 5.000, e tome mais combustível.

Apostar em renda-fixa (certifique-se do que é isso) nesse momento, só se tiver uma bola de cristal ou se você gosta de grandes emoções.

1 comentário

  1. Caro senhor Beto,

    A inflação está dentro da meta ainda, e o atual presidente do BC já mostrou ser durão, ou seja, ele aumentará a taxa de juros se for necessário. O problema é que sem CPMF um aumento da Selic piorará a situação fiscal do Estado Brasileiro. Os senadores conseguiram colocar o país em uma sinuca de bico deixando o governo mais vunerável, já que a maior parte dos gastos não podem ser cortados. O jeito é rezar para que a inflação fique controlada em 2008 sem necessidade de choques monetários.

Comments are closed.