Eu acho legal nos americanos é o lance da organização. Na página 4 do livro, o Alan dá uma idéia de como nós poderíamos melhorar e muito nossas vidas se adotássemos as listas de verificação (fala logo “check list”, pô!). Pois bem, quando a situação ficou feia lá com o ataque às torres do World Trade Center, os caras do FED tinham uma lista de verificação com todas as medidas que deveriam ser tomadas para manter o sistema de pagamentos funcionando satisfatoriamente.

Parêntesis meu: Todas as movimentações financeiras precisam ser realizadas com o apoio de um sistema (de pagamentos) que possibilite transferências de dinheiro entre bancos de modo que estes últimos prestem o mesmo serviço às pessoas e empresas. Tal sistema é denominado sistema de pagamentos e, nos EUA ele é operado pelo FED. No Brasil a responsabilidade é do Banco Central.

Voltando ao assunto da lista de verificação, vale a pena pensar em uma para as suas atividades masi críticas, inclusive para o caso de algum problema (como uma doença) que tire você de campo por algum tempo.

Próxima

Primeira

1 comentário

  1. Prezado Beto Veiga,

    Sobre essa questão do sistema de pagamento, acho que o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro – dá de milhão a zero no dos EUA. O nosso sistema é todo informatizado, todo on-line. As transferências entre bancos são todas feitas de forma eletrônica, em transações assinadas digitalmente.

    Lá nos EUA eles ainda estão na pré-história. Contas pagas pelos correios, cheques que demoram 14 dias para serem compensados.

    Nesse aspecto, pelo menos, acredito que somos bem melhores que os EUA.

    Abraço.
    Fábio Mendes

Comments are closed.