Outra definição para este termo, muito parecida com a anterior, é a seguinte:

“Ficar vendido” em algum ativo é algo como ficar devendo este ativo. Por exemplo: se você “estiver vendido” em dólares, significa que você deve uma determinada quantidade de dólares. Da mesma forma, ficar vendido em uma ação (Petrobrás, por exemplo) significa que você deve uma certa quantia de desta ação.

“Ficar vendido” significa, na prática, que você passou a sofrer os efeitos de alta e de baixa inversamente. É simples: se o ativo que você “está vendido” tiver um aumento de preços, você perde. Caso contrário, se os preços desse ativo caírem você ganha. Isso acontece porque, como você utilizará seus recursos em reais para adquirir o ativo e entregá-lo a quem você está devendo, se o preço cair, você precisará de menos reais para comprar.

Além de uma situação tradicional de uma dívida, a situação de “ficar vendido” pode ser utilizada quando você quer ganhar dinheiro (de modo especulativo), com a queda de preço de algum ativo.

Explicação: você tem certeza de que o preço do dólar estará mais baixo daqui a um mês. O que você faz? Mesmo sem estar precisando, toma um empréstimo em dólares, e guarda o dinheiro (lógico que você pode aplicar num outro investimento) e, após um mês, você paga a dívida com menos reais do que aquele que recebeu do seu credor um mês atrás (tem que levar em conta as taxas de juros do empréstimo).

Logo, fica vendido (além de quem está devendo por alguma necessidade) quem quer lucrar com a desvalorização de algum ativo que imagina irá acontecer.

Veja também: O que é “ficar comprado