Qual negócio no mundo gera mais de 200% de retorno ao ano? Calma, que não é cartão de crédito. Não é, porque apesar de astronômicos os juros, a inadimplência também é um fato lunar.
De qualquer forma, uma coisa é líquida e certa: se tomar dinheiro nessa modalidade de crédito, “babau”, você vai pagar de 180 a 600% ao ano de juros.
Há uma série de matérias que fazem comparação da taxa Selic com a do cartão. Isso é de outro erro básico. Essas taxas de juros (do cartão) são feitas no geral para cobrir um público que tem pouca ou nenhuma habilidade para entender o custo financeiro em que está incorrendo. Este motivo leva o consumidor a entrar numa fria sem tamanho.
Resta dizer que ele poderia fazer uma pesquisa a procurar linhas de crédito mais baratas, como o consignado ou, no caso de esta linha estar totalmente tomada, o CDC, por exemplo.
O problema é que as instituições financeiras tratam este produto e o cheque especial como uma “ocasião” para aqueles que não fazem uma boa pesquisa e praticam um bom planejamento financeiro.