Olá caro(a) leitor(a) do blog do Beto Veiga,
Meu nome é Millor Machado e sou co-fundador da Empreendemia, empresa responsável por uma ferramenta virtual para gestão de contatos profissionais e pelo blog de empreendedorismo Saia do Lugar.
Abordarei nesse artigo um aspecto importantíssimo na gestão de um negócio, a separação das finanças pessoais das finanças da empresa. Apesar de ser reconhecido como um dos maiores erros dos empreendedores, esse ponto é dificílimo de ser aplicado na prática. Pretendo então passar as principais lições aprendidas, não nos livros, mas sim no meu dia-a-dia como empreendedor.
Manter o controle é fundamental
Por mais óbvio que possa parecer, poucos empreendedores realmente têm controle sobre as movimentações financeiras realizadas pelas suas empresas. Destes, menos ainda controlam suas finanças pessoais. Dos raros que fazem os dois, pouquíssimos mantém os controles sincronizados.
No meu caso, utilizo 2 planilhas diferentes para organizar as finanças da empresa e pessoais. O mais interessante é que um controle rígido sobre uma delas ajuda na organização da outra, já que é possível conferir se os dados estão batendo.
Acredite em mim, sem esse controle, uma hora ou outra você terá surpresas que dificilmente serão agradáveis. Gastos sempre aparecem de onde você menos espera e raramente você ganhará mais dinheiro do que achava que ganharia.
Não existe “só vou tirar um pouquinho de dinheiro da empresa para algo pessoal, depois organizo de novo”
Ter as finanças pessoais e corporativas separadas é mais do que uma atividade, é um hábito. Se começar a misturar as finanças somente em ocasiões especiais, antes que perceba a bagunça estará estabelecida e você gastará um tempo razoável colocando as coisas de volta no lugar.
Por via das dúvidas, nunca misture as finanças. Não existem finanças um pouquinho misturadas. Ou o caos está por vir ou você é uma pessoa disciplinada e muito menos estressada. Eu gosto muito da segunda opção.
Notas fiscais são suas melhores amigas
Mais do que gostaríamos, nossa memória falhará. Para lidar com isso, tenha sempre em mãos as notas fiscais das movimentações realizadas, elas serão sua saída do labirinto.
No caso das finanças pessoais é mais difícil guardar notas fiscais de tudo que você compra, por isso o controle dos gastos merece ser atualizado com uma frequência maior do que as despesas da empresa.
“Tá bom, quero organizar as finanças separadamente, como se faz?”
Para manter esse controle, uso uma planilha de Excel extremamente simples em que registro as anotações e uso tabelas dinâmicas para organizá-las. Com isso, consigo ver as movimentações por categorias e data.
Categorias de movimentações para organização pessoal
* Receitas
* Custo Empreendemia (enquanto não temos uma fonte constante de receita, é necessário injetar dinheiro algumas vezes)
* Alimentação
* Diversão
* Luz
* Casa (aluguel, limpeza, etc.)
* Telefone
* Celular
* Outros (gastos não planejados que ocorreram)
Categorias de movimentações da Empreendemia
* Receitas
* Dedução de vendas (comissões e taxas sobre o produto)
* Despesas operacionais (salários, custos de marketing e vendas)
* Despesas não-operacionais (honorários do contador, banco, etc.)
* Impostos
Como a Empreendemia é uma empresa de software, não temos custo com matéria-prima e estoque, o que facilita muito nossa vida.
Conclusão
Se quiser dicas sobre como montar uma planilha de Excel ou categorizar melhor suas movimentações, é só mandar um e-mail para millor@empreendemia.com.br.
Porém, lembre-se que muito mais do que questões técnicas, o mais importante para manter as finanças sob controle é a disciplina e essa só depende de você.
Abraços,
Millor Machado (mantendo as finanças uma muito longe da outra)
P.S.: Para dicas diárias de empreendedorismo, não deixe de conferir o Saia do Lugar!
Até o início deste ano eu utilizava também utilizava uma planilha excel tanto para o controle financeiro pessoal como o da empresa. Porem no início deste ano eu passei a utilizar um sistema web especifico para isso que é o https://www.contasonline.com.br/Default.aspx?PRP=IN&Ind=35291638810. Por enquanto estou usando ele somente para as contas pessoais mas já considero também a utilização dele para as contas da empresa.
Olá, Francisco,
muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com nossos leitores e fazer a indicação do produto.
Abraço do Beto
Eu também uso um sisteminha online, o http://www.organizze.com.br .
gostei do texto!
é a primeira vez que você cede espaço pra terceiros, beto ?
Olá, Davi,
Não é a priemria vez, não.
Eu que ainda não dei uma organizada para que os convidados fiquem fáceis de serem encontrados.
Se você escrever sobre algo relacionado aos temas do blog, envie seu artigo para o e-mail duvidas.financas em bol . com . br
Abraço do Beto
Eu recomendo o Meu Dinheiro do portal Easyme. Muito fácil de fazer controle financeiro pessoal e pra pequenas empresas também. Com certeza é o mais rápido de todos e também tem versão gratuita.
Fica a dica!
Parabéns pelo blog, muito legal o post!
Esqueci de deixar o link, http://www.easyme.com.br/meudinheiro
Valew!
Ok, Tiago,
Está dada a dica.
Abraço do Beto