O que é valor de mercado
A pergunta do Eduardo, feita na postagem O que é Tesouro Direto, ajuda bastante a dar uma ideia do conceito dedo, valor de mercado para que você possa entender melhor o funcionamento dos títulos negociados no Tesouro Direto.
Olá, Beto, tudo bem?
Estou interessado em fazer aplicações mensais na NTN-B Principal com vencimento em 2035.
O que eu gostaria de saber é como funciona a compra mensal?
Por exemplo:
“Em fevereiro eu compro 2 títulos com taxa de juros 5,40%a.a.
Em março fui comprar mais 2 títulos, mas agora a taxa estava 5,20%a.a.
Mais na frente em abril comprei os 2 títulos e a taxa estava 4,50%a.a”
Minha pergunta é:
No meu extrato, eu teria 6 títulos com três taxa diferentes e com rendimento diferentes?
Nesse caso como poderia fazer uma projeção se eu não sei os juros da próxima compra?
Me ajude, por favor!
Em tempo, tenho 36 anos.
Obrigado,
Eduardo
Antes de entrar completamente na resposta, vou falar um pouco sobre a marcação a mercado (como se acha o valor de mercado).
Existe um pouco daquele conceito de quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Quando se compra um título do Tesouro, você está pagando um preço, denominado “valor de mercado”. Este preço é calculado com base nas taxas de juros vigentes naquele momento.
É quase como no caso de um carro usado. Quando ele sai da loja tem um preço. Depois disso, o “mercado” ajusta o preço dele para adaptá-lo às condições de depreciação (quanto tempo ainda falta de vida útil para o bem) assim como o seu estado geral de conservação.
No caso dos títulos também é assim. Ele “saiu da loja” por um preço de “zero quilômetro” e agora está sendo negociado como se usado fosse (quem comprou no lançamento “usou” o título). No caso dos carros é bom lembrar que eles, salvo em ocasiões especiais, só perdem valor.
A diferença do título para a metáfora do carro é que não há o “estado geral de depreciação”. Você simplesmente olha o tempo que falta para o vencimento. Assim como, se no mundo dos carros, você apenas olhasse o ano de fabricação e o modelo.
Se você conseguiu acompanhar o meu raciocínio até aqui, mesmo que tenha comprado títulos em diversas datas e por diversas taxas diferentes, estas taxas nada mais fizeram do que alterar o valor pelo qual você comprou os papéis individualmente.
Para ser preciso, a taxa vai indicar o quanto você receberá daquela data até o vencimento, acrescido da inflação, de acordo com as condições do papel (juros pré e pós-fixados, no caso da NTN-B).
Por isso que falei em ovo e galinha: os juros determinam o valor de mercado e o valor de mercado diz quanto de juros você vai receber.
Tenha em mente de que se as condições do mercado se alterarem (uma certeza absoluta) e você vender o papel antes do vencimento, aquela taxa informada lá na compra irá alterar-se, para mais ou para menos, de acordo com a subida ou descida dos juros (se subir vc ganha menos e se cair você ganha mais).
Não precisa pular da janela (ainda)…Amanhã eu continuo com esta explicação.