O que é Tesouro Direto? Esta é a pergunta que muita gente tem feito depois de ouvir matérias na rádio ou na televisão. Procuro ser o mais preciso nas definições e vejo que muitos se equivocam quando tratam do tema. Na realidade, não é sempre um equívoco, mas uma forma de simplificar o papo. O Tesouro Direto é um sistema de negociação. Complicou? É um programa de computador que você tem acesso pela Internet para comprar ou vender títulos públicos.
É claro que, mais do que o programa em si, há uma série de alterações que foram implantadas nas negociações com títulos públicos para atender às necessidades do pequeno investidor.
O que é Tesouro Direto – É só isso?
Assim, você não investe no Tesouro Direto, mas você usa o Tesouro Direto para investir. Na realidade, para comprar títulos públicos. Os títulos que estão disponíveis para venda.
Comprar um desses títulos é o mesmo que fazer um empréstimo para o governo. Como há diferentes formas de remuneração, cada título tem suas próprias características e denominações, o que pode confundir o investidor.
Os títulos indexados à Selic (LFT, batizada de “Tesouro Selic“) são os que apresentam o menor risco, por outro lado não dão a possibilidade de ganho excepcional. Apesar disso, enquanto a taxa básica de juros estiver acima de 9%, pode ir feliz que você ganha mais do que a Poupança, desde que escolha uma corretora que cobre uma taxa baixa.
Se o seu objetivo é proteger o dinheiro contra a variação dos preços (o que é inflação), os papéis indicados são a NTN-B batizada de “Tesouro IPCA“, de preferência a principal, porque a que tem cupons semestrais só é adequada para quem quer receber uma renda periódica. Caso contrário, além de pagar o imposto de renda antecipadamente, terá dificuldades para reaplicar os juros se o investimento for pouco, porque o valor semestral é de aproximadamente R$ 50,00 para cada R$ 2.000,00 investidos.
A LTN (Tesouro Prefixado) só indico caso seja possível verificar uma anormalidade do mercado, isto é, se a taxa fixa que ela estiver pagando for bem superior à Selic e você tenha plena certeza de que a Selic irá cair. Se a previsão sua for de subida de taxa de juros (se a inflação estiver subindo, por exemplo), este papel deve ser evitado.
Mas este programa, sozinho, não faz nada. Antes de qualquer coisa, você precisa ter acesso a ele por meio de um banco credenciado ou uma corretora. Para saber o que é uma corretora, leia esta postagem: O que é uma corretora de valores. Também fiz uma postagem com orientação sobre a forma de escolher a corretora (Tesouro Direto e Corretoras). Sugiro também esta sobre as corretoras que não cobram corretagem: Tesouro Direto e o almoço grátis.
Depois disso, entram alguns detalhes operacionais, dentre eles o fato de que você poderá o título em pedaços. O valor do título pode ser maior do que o dinheiro de que você dispõe para investir, mas, no Tesouro Direto eles são vendidos aos pedaços. O governo reduziu o tamanho do pedaço mínimo para 1% do título. Para entender um pouco mais sobre isso, leia esta postagem: Tesouro Direto e War: conquiste o mundo.
O que é Tesouro Direto – Riscos
Além dos riscos tradicionais, é importante frisar que os títulos públicos não estão livres de riscos. Veja esta postagem para uma discussão.
Além disso, é bom lembrar que o Tesouro Direto não é a solução para todos os problemas. Escrevi esta postagem sobre outras formas de investimento que podem ser mais eficientes do que a aquisição de títulos públicos: CDB, Tesouro Direto e Poupança
Para investir utilizando o Tesouro Direto é preciso um pouco de dedicação, de modo a tirar o maior proveito da ferramenta. Para isso, além do meu livro que trata do assunto e que você pode comprar aqui, aconselho uma visita ao site do Tesouro Nacional, que fica no seguinte endereço: Tesouro Nacional
O que é tesouro Direto – agora foi
Ainda com dúvidas? Faça o seu comentário.
Espero que agora você esteja mais por dentro sobre o que é Tesouro Direto.
Olá, Rodrigo,
Obrigado pelo comentário.
As debêntures têm alguns problemas com relação à liquidez, isto é, você vai passar muito tempo com o dinheiro preso. Ainda não existe um mercado desenvolvido que você possa revender o papel de forma rápida. Quem sabe chegamos lá.
Outro detalhe é a questão do risco de crédito. É importante saber quem é o emissor e se ele tem condição de ficar sem quebrar ou passar por dificuldades financeiras pelo tempo do papel.
Pela taxa que você informou, acho que o papel que dê para comparar é a NTN-B, porque a LTN paga muito mais do que isso. Acho que você está com uma oferta de 7% mais inflação. Verifique.
Abraço do Beto
Olá, Christian,
Agradeço seu comentário.
Concordo inteiramente com você, se compararmos com uma aplicação na poupança ou em um fundo, ou ainda no CDB, mas é importante que você entenda do assunto para poder fazer um investimento adequado.
Se você não cuidar do seu dinheiro, outro vem e cuida..rs
Abraço do Beto
Olá, Xará,
Muito obrigado pelo comentário! O seu depoimento é bem importante para mim.
Valeu o resumo!
Abraço do Beto
Beto, muitíssimo obrigado.
Em se tratando de liquidez, realmente ela é baixíssima.
Mais uma vez, obrigado.
Beto, o meu outlook está informando uma mensagem de erro ao tentar sincronizar com o seu feed. Você poderia confirmar se está tudo funcionando aí? Obrigado.
Olá,
Tudo bem que o Tesouro Direto oferece uma boa remuneração, mas não confio no Governo.
Acho que vai chegar o dia em que o Governo vai dar o calote nos investidores que confiaram no Tesouro Direto.
Essa dívida interna gigantesca, é uma verdadeira bola de neve. Alguém vai ter que detê-la.
Olá, Rodrigo,
Disponha. Este é o tipo de pergunta que ajuda no entendimento das pessoas.
Abraço do Beto
Olá, Rodrigo,
Muito obrigado pela dica. Vou verificar, mas, até agora, não houve outro comentário nesse sentido.
Abraço do Beto
Olá, Izabel,
Muito obrigado pelas suas sóbrias palavras.
Acho que já fiz um comentário sobre comentário similar ao seu quanto ao risco de calote.
Quanto a quem vai deter o endividamento, enquanto as pessoas não se manifestarem na votação do orçamento, continuarão gastando o nosso dinheiro, sem perguntar antes se podem.
Dê uma olhada nessa postagem: O que é superavit primário – algo que todos deveriam saber.
Abraço do Beto
Olá, antes de mais nada parabéns pelas informações.
Eu tenho uma dúvida: As taxas de negociação, taxa da CBLC, entram no valor dos bens e direitos na declaração de imposto de renda?
Antecipadamente agradeço
Olá Beto, seu blog foi muito útil, esclareceu algumas dúvidas sobre a aplicação no tesouro direto. Pude definir qual melhor aplicação para o meu perfil. Obrigado. Em tempo, seus e-books são muito uteis.
Posso dizer que ao investir em Tesouro Direto estou investindo no Brasil?
Obrigado!
Beto,
Parabéns pela nova série de posts sobre Tesouro Direto.
Seguimos ajudando os investidores “ativos” no http://www.mapadotesourodireto.com.br e relembramos seu excelente post sobre o tema: https://www.betoveiga.com/log/index.php/2009/09/vale-sair-do-tesouro-direto-apos-uma-queda-dos-juros. Você comentou sobre isso também no extinto fórum http://www.investindonotesouro.com.br. Temos contribuído com o http://novoinvestindonotesouro.freeforums.org/tesouro-direto-f3.html e seria um prazer vê-lo por lá também.
Sds,
Equipe MapaTD
@mapatd
Bom dia! Ontem mesmo eu estava no site do Tesouro Direto e “fuçando” para tirar dúvidas e começar a investir logo. Já comecei meu cadastro em uma corretora. Meu objetivo é resgatar o dinheiro em 2014 e pelo que percebi a LTN 010114 é a ideal.
Sobre LTN010114 visando 2014 sugerimos pensar em comprar títulos mais longos com maior taxa e vender antecipadamente. Veremos o que o Beto nos dirá.
Sds,
Equipe MapaTD
@mapatd
Olá, Anderson,
Não sei se entendi a sua pergunta. Os títulos entram na sua conta pelo valor de aquisição.
A custodiante enviará um formulário com o que você deve colocar na declaração (é muito semelhante).
Abraço do Beto
Olá, José Geraldo,
Muito obrigado!
Abraço do Beto
Olá, Fernando,
Esta sua pergunta é meio filosófica.
Sei que você não quer a resposta óbvia. Logo, vamos para a difícil.
Quando voc~e investe no Tesouro Direto está favorecendo o governo na rolagem da dívida.
Se deixamos esse papel apenas com os bancos, eles têm poder de mercado e exercem mais pressão sobre os juros. A população, por outro lado, é mais cordata. Exige menos.
A realidade é que, embora este quadro ufanista que pinto seja até um pouco real, o Tesouro Direto não responde por quase nada da dívida total (algo como 7 bilhões comparado a 1,9 trilhão).
Faça o seguinte: pense que sim.
Abraço do Beto
Olá, MapaTD,
Estava sentindo a sua ausência por aqui, assim como nunca mais passei no extinto fórum, porque não achava o endereço e supunha que houvesse realmente acabado.
Fico feliz em saber que vocês já montaram um novo fórum e, logo logo eu apareço para interagir na troca de conhecimentos e aprendizado.
Desejo sucesso para a equipe.
Abraço do Beto
Olá, Alan,
Eu não gosto muito de fazer consultoria repentista. Mas a sua pergunta foi muito direta e o MapaTD até já expressou a opinião dele, com preferência para papeis mais longos.
Vou ser bem sincero. Eu sempre sou um pouco pessimista. Talvez para não sofrer decepções, o que pode me impedir de ganhar algum a mias.
Isso quer dizer que eu não boto muita fé que a taxa de juros só irá cair até 2014. Tenho um pouco de receio de que ela venha a subir ainda um pouco, antes de cair, de modo que não gosto de pré para esse momento.
A economia está muito bagunçada. Preferiria pegar uma carona na tranquilidade da LFT. Por outro lado, se for para fazer uma “fezinha”, aposte no conselho do MapaTD com uns 50% do capital e o resto vai para a paz.
Abraço do Beto
Olá, MapaTD,
Agradeço o comentário em auxílio.
Eu tenho um pouquinho de medo do pré. Veja meu comentário para o Alan.
Aguardo tréplica.
Abraço do Beto
Como diria a Luciene, tesouro direto é saber que vc é e caminhar pelas ruas de madrugada.
Beto,
Obrigado pelo retorno e pela discussão.
Simulamos a situação por aqui.
Tomando LTN 010114 a 9,85% teremos 7,54% ao ano até seu vencimento (assumimos taxa adm = 0).
Tomando LTN 010116 a 10,80% teremos 7,54% ao ano se a taxa da LTN 010116 em 010114 for 11,68% ao ano. Se for maior do que isso a taxa da LTN 010116 será menor do que 7,54% ao ano. Para o investidor de longo prazo não haveria dúvida: cravar LTN 010116 (na comparação entre as 2 opções) pois caso a taxa suba para 11,68% ou mais a conduta será reter o título mais um pouco, no limite até seu vencimento em 010116 para alcançar vantajosos 9,05% ao ano.
O pós-fixado também “sofre” com a elevação das taxas de juros, principalmente se seu prazo for longo (o mais sensível é NTNB-Pr 35).
Revendo a história e a tendência (seguimos com os juros reais mais altos do mundo!), acreditamos que sempre haverá períodos de calmaria (e juros baixos) em que o investidor poderá sair tranquilamente de títulos do Tesouro Direto – se achar melhor opção na renda variável, consumo, etc.
O que você acha?
Sds,
Equipe MapaTD
Quero participar!
Olá, Equipe MapaTD,
Muito boa a argumentação!
Vou responder em uma postagem brevemente.
Abraço do Beto
Participando, Leandro!
Olá, Beto, tudo bem?
Estou interessado em fazer aplicações mensais na NTN-B Principal com vencimento em 2035.
O que eu gostaria de saber é como funciona a compra mensal?
Por exemplo:
“Em fevereiro eu compro 2 títulos com taxa de juros 5,40%a.a.
Em março fui comprar mais 2 títulos, mas agora a taxa estava 5,20%a.a.
Mais na frente em abril comprei os 2 títulos e a taxa estava 4,50%a.a”
Minha pergunta é:
No meu extrato, eu teria 6 títulos com três taxa diferentes e com rendimento diferentes?
Nesse caso como poderia fazer uma projeção se eu não sei os juros da próxima compra?
Me ajude, por favor!
Em tempo, tenho 36 anos.
Obrigado,
Eduardo
Olá, Eduardo,
Esta é a primeira postagem para responder sua pergunta:
https://www.betoveiga.com/log/index.php/2012/03/o-que-e-valor-de-mercado-no-tesouro-direto/
Abraço do Beto
Querido Beto
Adorei essa postagem ,pois não sabia absolutamente nada sobre o Tesouro Direto ,fico até meio sem jeito,pois não tenho todo esse aparato tecnico para discuti e como mulher já carrego a imagem de consumidora desenfreada ,mas vc tem me ajudado muito a dar um basta e a me controlar .Obrigada espero ganhar o livro.
Oi Beto,
Com a redução da SELIC qual a opção de título mais vantajoso para investimentos de aproximamente um período de 5 anos?
ABraço,
Vanessa
O Tesouro Direto é atualmente a forma + segura e lucrativa de aplicar seu suado colchão de segurança.
Olá, Leandro,
Já está participando.
Abraço do Beto
Olá, Flavia,
Obrigado e boa sorte!
Abraço do Beto
Olá, Gustavo,
Eu diria que é uma das mais seguras e das mais rentáveis, mas não de maneira absoluta como você colocou.
Abraço do Beto
Te ouvi na radio uma vez e salvei seu blog nos favoritos. Agora vi q vou ter q ler muitos mais dos seus posts pra ficar fera!! ehehe
Grande abraço e obrigado pela sua excelente didática.
Abraço
Sem duvida alguma os Títulos públicos são a melhor forma de investir para quem tem poucas condições financeiras e até menos condições melhores devido a rentabilidade apresentada.
Boa tarde,
primeiramente parabéns pelo site. Muito bom mesmo. Excelente o texto, vou me aprofundar mais para ver como investirei.
Olá, Daniel,
Muito obrigado e volte sempre.
Abraço do Beto
Olá, Gustavo,
Muito obrigado pelo comentário.
Abraço do Beto
Olá, Gustavo,
Muito obrigado pelo comentário.
Abraço do Beto
Olá, Rogério,
Muito obrigado pelo comentário.
Abraço do Beto
Olá Beto, primeira vez que visito este site, mas fiquei realmente muito interessado. Tenho 19 anos e não entendo absolutamente nada sobre economia, mercado financeiro..
Porém acredito que isso se deve em grande parte a um fato: Eu tenho um problema em entender, por exemplo, essa questão do ”tesouro nacional”, pelo que pesquisei, é como se isso fosse o ”caixa” dessa empresa chamada Brasil, que regula o que entra, o que sai, etc.
Porém o meu problema está em entender essa questão de ”vender títulos públicos”, ”ativos rentaveis”..
o que seriam esses títulos afinal? Isso é meio abstrato para mim, não vejo como uma coisa realmente física, como um produto que se compra, quando você nesse post disse ”é como fazer um empréstimo para o governo” isso me deu uma luz, mas ainda está um pouco nebuloso.
Pode Me ajudar?
Obrigado e parabéns, você consegue realmente facilitar o entendimento de termos que as vezes podem ser técnicos para que ”leigos” possam interagir ^^
Olá, Gabriel,
Você está certo quando dize que o Tesouro é o “caixa” da empresa Brasil.
Sobre o título, imagine que é um cheque pré-datado.
Se você tiver um cheque assim, ele tem valor fixo no futuro e, se alguém tem dinheiro à vista, pode fazer uma negociação, dando menos por ele do que o seu valor de face (que está escrito no papel).
Veja que investir em crédito (empréstimos) é o que os banqueiros fazem diariamente.
Qualquer outra dúvida, mande ver, que é desse tipo de pergunta que eu gosto.
Abraço do Beto
Para investir utilizando o Tesouro Direto é preciso um pouco de dedicação, de modo a tirar o maior proveito da ferramenta. Voce disse isso no post acima. Para eu que to iniciando o que seria este pouco de dedicação? Seu ebook serve para iniciantes? Pode me responder pelo email.
Você acha que o Tesouro Direto é uma boa?
Olá, Claudio,
Dependendo do papel, pode ser uma boa opção de investimento.
Como você comprou o livro Tesouro Direto, saberá escolher a melhor opção.
Abraço do Beto
Olá Beto.
Parabéns pelo Post.
Estou muito interessado em fazer aplicações no tesouro direto.
Disponho de R$ 10.000,00 para aplicar e tenho em mente compra de títulos mensais no valor de R$ 300,00. Para incrementar meus investimentos.
Ainda não comprei o Livro, e caso não o ganhe no sorteio vou compra-lo com certeza.
Minha duvida é qual modalidade do tesouro direto escolho para este perfil de investimento?
Fico Grato pela assistência.
Att.
João Paulpo