O Banco Central está com uma regra em audiência pública para que as instituições financeiras implantem ouvidorias para atenderem às reclamações dos clientes.
Eu, sinceramente, acredito que a vocação do BC não é essa. Em que pese a extrema competência dos funcionários de carreira daquela instituição, a diretoria, nomeada é, na maioria das vezes, desvinculada ao órgão e não tem muito motivo para defender o consumidor. Afinal, se não eram banqueiros (chamo de “banqueiros” não apenas os donos dos bancos, mas os diretores dessas instituições que detêm participação acionária e que se encontram como responsáveis pelo banco junto ao BC) antes de ingressarem na diretoria daquela autarquia, têm uma grande probabilidade de sê-lo após saírem.
Nada demais até aí. O mundo é assim mesmo e, se eu fosse dono de um banco iria fazer tudo para colocar um diretor meu por lá ou contratar alguém que acabou de sair.A conclusão, porém, é que o BC deveria funcionar no sentido de garantir a estabilidade macroeconômica do País e do sistema, de modo que tanto os bancos quanto toda a população saem ganhando. Aspectos relativos à defesa do consumidor deveriam ser tratados por quem tem vocação para tal, como bem entendeu o Supremo Tribunal Federal (vejam postagem anterior).