Sim, há possibilidade de que o lançamento inicial da Bolsa de Mercadorias e de Futuros (BM&F) dê lucro aos compradores. Sim, há possibilidade de que o lançamento inicial da Bolsa de Mercadorias e de Futuros não dê lucro e nem prejuízo.

Ah, antes que eu me esqueça, há a possibilidade de que o lançamento inicial da BM&F cause uma perda aos que entrarem no negócio.

Eu me lembro de uma piada na qual um comandante da marinha de um país, que ia cruzar com sua esquadra uma batalha naval entre duas outras nações, teve a brilhante idéia de pintar um lado dos barcos com as cores de uma nação e o outro lado com as cores da outra. A batalha parou e muita comemoração ocorreu durante a passagem daquela esquadra. Ao passar entre os navios opositores e ser ovacionado, o “brilhante” comandante empolgou-se e resolveu dar meia volta e passar de novo no meio da batalha.

Não que a BM&F seja um mau negócio. É uma bolsa importante, tem conseguido expandir seus produtos e há grande chance de que continue dando muito lucro. O problema é o preço que as pessoas estarão interessadas em pagar por ela.

Eu ainda acho que a Bovespa mais cara do que a Nasdaq é algo um pouco surreal, mas é apenas uma opinião.

Veja aqui o que é IPO