2 Comentários

  1. A crise de maneira alguma acabou. Essa crise não é a que assistimos na Ásis em 1997. Esqueçam, essa crise é mais séria, de longo prazo e com reflexos no mundo todo.

    Ainda há uma certa badalação em cima do Brasil e sua “blindagem” econômica. Muitos economistas e analistas mundiais defendem que o Brasil criou uma ótima reserva de dólares (que não necessariamente está dentro dos bancos) e estava protegido contra a crise por causa da redução da dívida externa, o aumento das reservas internacionais e o superávit em conta corrente. Será que merecemos tal ‘elogio’?

    Não merecemos não oras! Na verdade, não mudamos em muita coisa. Pelo contrário, pois continuamos com erros primários.Eu, Gabriel, concordo em gênero, número e grau. O Brasil perdeu sua chance quando lá atrás precisava-se enxugar o custo do governo para deixar o empresariado mais competitivo e o país mais “leve” para crescer. Há (de verdade) uma urgente e óbvia necessidade das reformas tributária e trabalhista no Brasil. Bem como argumenta a jornalista:

    ” O País aparece como campeão isolado, por exemplo, no quesito demora no estudo do Banco Mundial Paying Taxes 2008. Em apenas oito países do mundo uma empresa demora em média mais de mil horas por ano para ficar em dia com todos os impostos. No Brasil, essa demora é de 2.600 horas, bem adiante do segundo colocado, a Ucrânia, com 2.085 horas. Mais da metade desse tempo é gasto com o ICMS e suas 27 regulamentações, segundo o estudo.”

    A questão é que nossos velhos erros pareciam toleráveis perante ao quadro animador que proporcionávamos principalmente pela a criação do Siscomex Carga, que unificou sistemas de importação e exportação, reduzindo o tempo necessário para se exportar. Também estávamos gradualmente suprindo o baixo índice de endividamento do povo brasileiro. Mas agora isso acabou, esses erros primários ficarão cada vez mais visíveis, vergonhosos e inaceitáveis.

    Recentemente uma de minhas publicações favoritas (The Economist) lançou um artigo chamado “A Taxonomy of Trouble”. Nele, fica claro que estamos muito vulneráveis, pois nossas exportações sofrerão com a desaceleração da economia mundial e nossos bancos estarão sem dólares (mesmo se o país os possui). Vale lembrar que se por um lado a exportação de commodities responde a 9% do GDP do Brasil, nossas empresas de commodities, como a Petrobrás por exemplo, respondem por quase 40% do pregão. Por causa disso, a baixa no preço dos commodities afetou nossa bolsa da maneira que estamos sendo noticiados.

    Nosso país não conseguirá mais tampar o sol com a peneira. Isso talvez seja bom para acelerarmos as reformas que tanto esperamos. Ao menos, isso é o que manda o velho bom-senso. Será que o governo o possui?

    Abraços a todos,

    Gabriel Rossi

  2. Author

    Olá, Gabriel,
    Muito obrigado por compartilhar esse seu texto com a gente.
    Abraço do Beto

Comments are closed.