7 Comentários

  1. Beto, mas só a previdência pública muitas vezes não é suficiente. O ideal então seria combinar as duas formas? Ou fazer a pública e algum outro investimento de longo prazo (com taxa de administração menor do que os planos de previdência privada)? Depois, se você puder, fala um pouco sobre VGBL agressivo? Valeu! Abs!

  2. Author

    Olá, Janaina,
    Muito legal o seu comentário!
    Eu acho até que tenho que dar uma melhorada na postagem, porque, o que discuto não é optar exclusivamente pela pública.
    O sistema brasileiro é formado por três pilares, sendo que a privada é um desses pilares.
    Por outro lado, você disse muito bem quando falou em investimento de longo prazo. Acho que você pode ter um resultado melhor nessas aplicações em função dos altos custos ainda cobrados pelas empresas que oferecem esse tipo de plano.
    Eu fiz uma postagem sobre isso que você pediu nesse endereço. Faça sua crítica sobre ela depois, para que, se ficar algo de fora, vou corrigindo.
    Abraço do Beto

    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2008/07/vgbl-x-pibb-e-a-nova-duvida-do-ricardo/

    P.S. Leia a postagem que menciono logo no começo desta do endereço.

  3. Valeu Beto, vou dar uma olhada lá! Abs

  4. Bom dia !
    Li seu artigo a respeito de Previdência Privada, é muito interessante, nota-se que o tema está em alta, complementação de aposentadoria.
    Sou estudante da Unb – Ead.adm. e estou no 9° semestre, pois quero desemvolver meu TCC relacionado ao tema e gostaria que você indicasse alguns autores e artigos que possa me auxiliar.
    Um abraço.

    Paulo Roberto Viana Brito
  5. Author

    Olá, Paulo,
    Sim, há alguns artigos, dentre eles, alguns que utilizei para escrever meu livro:Tranquilidade Financeira.
    Sugiro que você pesquise no site da OCDE, NBER e no do BIS sobre o tema. Há muita coisa por lá, porque o assunto é de muito interesse internacionalmente falando.
    Abraço do Beto

  6. Humberto,
    Você acha que vale a pena pagar os meses atrasados da previdência pública? Tenho mais ou menos 8 anos onde trabalhei por conta ou estava desempregada e na época não dava a mínima para esse assunto.
    Dá para pagar todos pelo salário mínimo ou tem que ser de acordo com meu salário atual?
    Obrigada,

  7. Olá Beto Veiga, como vai?

    Parabéns pela iniciativa! Mas acho que o título não bateu muito bem com o texto apesar de ser um texto muito interessante. O título fala sobre uma comparação, o que me levou a crer que seria falado sobre os prós e contras de ambos quando na verdade você só falou dos prós de uma previdência publica e nada sobre a privada…hahaha

    Tenho 25 anos e nunca fui registrado, também nunca paguei uma previdência e INSS. Não entendo muito sobre o assunto, mas estou disposto a mudar essa situação pois acredito que já passei da hora de resolver isso.

    Minha dúvida é em relação a valores como por ex quanto eu devo pagar por mês e quanto vai me retornar na aposentadoria.(sim, é uma pergunta muito básica mas que até hoje eu não sei como funciona)

    Ouvi dizer que a Prev. Publica costuma cair muito durante os anos e que no final das contas você paga muito para receber pouco. Isso é verdade?

    Não valeria mais a pena eu investir na prev. privada onde esses valores não são afetados?
    Penso as vezes em investir na prev. privada que tem um rendimento maior que de uma simples poupança e quando atingir uma quantia legal investir em CDBs ou algo do tipo, rendendo ainda mais ao invés de perder 3 ou 4% ao ano na priv. publica.

    Uma observação que me vem a cabeça é que esses prós pela prev. publica citados como auxílio maternidade entre outros, sempre que precisamos eles nunca estão presentes, porque sabemos que saúde pública é uma calamidade, o que leva a grande maioria da população ter convênios médicos e etc. Estamos sempre pagando o sobre por tudo.

    Posso estar falando um monte de besteiras, mas por isso estou aqui. Para ter uma opinião de um profissional, para que alguém esclareça essas duvidas.

    Muito obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns.

    Att,
    Guilherme

Comments are closed.