8 Comentários

  1. Beto,

    Não tem nada de curioso na manchete. O fato de o Cade esperar receber um volume recorde de fusões este ano não significa que aprovará todas elas. Pela lei antitruste brasileira, os atos de concentração são apresentados ao Cade depois de anunciados pelas empresas. Observe que a matéria diz que o Cade “recebeu” 384 novas fusões e aquisições e não que as “aprovou”.

  2. Complementando: os atos de concentração (fusões/aquisições) julgados pelo Cade não envolvem necessariamente empresas concorrentes.

  3. Muito bons comentários…
    sobre o pai rico, me lembro do que ele fala que a menina ganhou uma lancha no jogo e a lancha estava devorando-a viva. Isso porque da lancha a menina não conseguia nenhuma renda. Entretanto, se formos pensar assim, somente compraremos coisas que nos retornem em renda. Por outro lado, acho que depois que a pessoa chega numa idade mais avançada, tipo, 80 anos, já se viveu tudo que podia e “perde” um pouco a vontade e ganancia pelo dinheiro e ai começa a comprar o que lhe dá prazer. Lembra-se da Ana Maria Braga e seu iate? – retorno zero, prazer mil. Ainda fico com o retorno zero. (Digo isso pq ainda sou jovem. Daqui 60 anos volto a responder essa questão). Abs e bom fds.
    Lincoln

  4. Author

    Olá, Flavio,
    Muito obrigado pelo seu comentário. Você tem toda a razão. Eu, inclusive, conheço a Lei Antitruste brasileira.
    Na realidade exagerei um pouquinho depois de ver, ainda que certas dessas operações não haverem sido julgadas pelo órgão de defesa da concorrência, fusões como a da Brahma e Antarctica (Ambev), da Oi com a Brasiltelecom, Pão de Açúcar com Casas Bahia, dentre outras.
    Abraço do Beto

  5. Author

    Olá, Lincoln,
    Excelente comentário, que vai gerar uma discussão em uma nova postagem.
    Abraço do Beto

  6. Beto,
    A fusão Brahma-Antarctica foi julgada, sim, pelo Cade, que decidiu por maioria aprovar a fusão com algumas restrições. Se você procurar no site acha a documentação toda do caso.

  7. Author

    Olá, Flavio,
    Quanto à questão da Brahma com a Antarctica, eu tenho conhecimento de que o caso foi julgado pelo Cade e é uma das principais razões pelas quais eu não tenho muita fé nesses sistemas que se utilizam de discussão técnica para fazer julgamento político, quando o que está em jogo são relações fortes de poder.
    Assista à entrevista do juiz Fausto de Sanctis no programa Roda Viva da TV Cultura que você entenderá como eu penso.
    Abraço do Beto

Comments are closed.