Vem aí meu novo livro sobre relacionamentos bancários. Mas enquanto ele não chega às livrarias, vamos tratando do tema por aqui. Aliás, eu também já comecei a abordar o assunto no quadro Bolso do Cidadão, que participo no programa Feijoada Completa, da Rádio Câmara, que vai ao ar todo sábado a partir do meio dia, e com reprise aos domingos.

Vamos falar de tarifas bancárias, de acordo com a pergunta do Daniel:

Boa tarde Beto!

Fui cobrado recentemente pelo meu banco Itaú, uma tarifa chamada TAR MAXICONTA MENS 08/12. Quero saber do que se trata, se sou obrigado a pagar, e qual o beneficio (se houver)desta tarifa.ah, o valor cobrado foi de 17,52.

Atenciosamente,
Daniel Almeida Fernandes

O Daniel está sendo cobrado pela “contratação” de um pacote de tarifas. Eu coloquei o termo entre aspas, porque se ele não sabem nem por que está pagando, como é que ele contratou alguma coisa? Ele deve ter ouvido alguém dizer: “olha, vou colocar o pacote Maxiconta aqui…” e sem nem querer saber o que estava acontecendo disso “Sim…”.

O pacote é a contratação de uma série de tarifas de uma vez, sem ter que pagar pela utilização de cada uma à medida que for utilizando. Na maior parte das vezes, você nem utiliza aquilo tudo que é oferecido e acaba gastando mais do que precisa.

A última versão disponível da norma que trata das tarifas bancárias está disponível aqui: Resolução CMN 3919.

O artigo 9º desta regra diz que

Art. 9º Observadas as vedações estabelecidas no art. 2º, é prerrogativa do cliente:
I – a utilização e o pagamento somente por serviços individualizados; e/ou
II – a utilização e o pagamento, de forma não individualizada, de serviços
incluídos em pacote.

Assim, você contrata se quiser. E se não quiser, o que acontece? Você tem alguns serviços, denominados “essenciais”, que são, em resumo, 4 saques por mês e dois extratos, além das folhas de cheque.

7 Comentários

  1. Boa tarde,
    Há alguns meses abri uma conta no X e fico pagando essa tal de Xconta [editado].
    Não optei por ela, já fui ao banco resolver e o gerente disse que não tem como cancelar, falou que preciso dela para poder ter acesso á benefícios que utilizarei.

    Mesmo assim enviei email e me responderam que eu tinha que ir ao banco e escolher outro pacote, então porque o gerente não me disse a mesma coisa?

    Se tiver como cancelar prefiro cancelar é óbvio. Se não tiver como, quero diminui-la ao máximo.

    Mais uma pergunta, se cancelar, eu perderei o acesso a minha conta pela internet?

    Obrigado!

  2. Author

    Olá, Willian,
    Você pode cancelar o pacote de tarifas (Xconta conforme minha edição, porque não quero ser processado por banco).
    A Resolução 3919 do CMN garante a você que só precisa adquirir pacotes se quiser.
    A asuência do pacote não impede acesso a Internet.
    Abraço do Beto

  3. Boa tarde, acabei de me perguntar o pq de pagar R$19,50 todo mes na famosa tarifa max conta do Itau, aí liguei na central p saber oq tinha direito de utilizar, dentre as pouquíssimas vantagens, disse q tenho direito a folhas de cheques, mas qd solicito, aparece nos sistema que contém restrições em minha conta, mas minha conta não está negativa, e que meus talões foram bloqueados, mas nunca tive talões nesta conta e portanto nem imagino o por que de estar sendo impedida de usar o que estou pagando, mas o gozado é que deixar de cobrar esta tarifa eles não deixam, complicam de todas as formas para que troque ou cancele este serviço do qual eu nunca solicitei!! ou seja estou pagando feito uma palhaça uma coisa q nunca usei!!!

  4. Então senhor beto pago essa porcaria sem mesmo usar a 3 anos mais ou menos dai um certo dia a 3 meses atraz fui ao caixa eletrônico e vi ah opção de cancelar a mesma depois de 3 meses a semana inteira o banco me ligou dizendo q tenho que ir ao banco para atualizar meu cadastro e voltar a pagar a maxiconta .dai eu nao entendi e disse q tinha cancelado passando uma semana depois meu cartao de débito Nao passa em nenhum caixa.o senhor pode me ajudar? Oque posso fazer?

  5. ola doutor recebo meu salario pelo itau e a anos vem descontado do meu pagamento esse tal de tarifa maxconta q nem sei para q utilidade e e mal contratei esse tipo de servico antes eu tinha a conta da caixa e a empresa mudou para o itau. tenho direito de ser ressarçido desse valor q a anos o banco vem retirando de meu pagamento.

  6. ola doutor a anos vem sendo descontado de meu pagamento essa tal de tarifa maxconta q nem sei para q utilidade e mal contratei esse serviço. tenho direito de ser ressarçido desse valor de 35 reais q vem sido retirado de meu salario. obrigado!!!

  7. Olá beto , venho acompanhando o site a um curto período , porém , achei de uma utilidade enorme nos atuais dias em que , instituições financeiras abusam muito do cliente , e em cima desse artigo gostaria de esclarecer uma duvida :
    Eu possuo o plano maxi-conta Itau ( e como visto anteriormente sem nenhum consentimento da minha parte ) porém quero usar somente as opções indivduais do plano,entretanto,eu realizo muitas compras pois o cartão é somente opção debito , se eu pedir apenas o uso de 4 saques ao mês e dois extratos , quantas compras posso efetuar no debito ? Terei limites ?

    Obrigado até o momento e parabéns pelo livro , site , entre outros projetos .

    att Diego Polimanti.

    Diego Polimanti Sena Juca

Comments are closed.