Sexta lista de perguntas e respostas para a nova edição do ebook O Essencial sobre o Tesouro Direto.
1) Quando um investidor corre o risco de não receber o dinheiro em função da capacidade de pagamento da empresa na qual investiu, denomina-se esse de: Risco de crédito
2) Ao investir no mercado de renda fixa, dependendo do instrumento escolhido, o investidor incorre no risco de variação de preços (ou risco de mercado). De qual preço, no caso desse investimento, estamos falando? O preço em questão, relevante para o mercado de renda fixa, é a taxa de juros (o preço do dinheiro).
3) Sobre a liquidez dos títulos vendidos pelo Tesouro Direto, é verdade que eles podem sempre ser resgatados todos os dias? Cuidado! O Tesouro Nacional permite que você possa colocar seus títulos à venda todos os dias. Todavia, há algumas restrições. Para que o resgate se processe preços e taxas disponíveis no momento da transação, ele tem que ser realizado das 9h30 às 18h, nos dias úteis. Nas outras horas, isto é, das 18h às 5h e nos finais de semana ou feriados, os preços e taxas considerados serão aqueles da abertura do dia útil seguinte.
Outro detalhe importante é que, aqueles tíotulos que apresentam cupons de juros, de que são exemplo o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B), Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais (NTN-C) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F), não se pode resgatar se o prazo para vencimento for de dois dias úteis ou menos do pagamento desses fluxos periódicos (cupom de juros).
4) O que é o spread de compra e venda? No caso dos títulos negociados no Tesouro Direto, quais, em geral, apresentam o maior spread de compra e venda? Spread de compra e venda é a diferença entre o valor de compra (aquele pelo qual o Tesouro compra os papéis) e o de venda. Quanto maior a liquidez do mercado, menor o spread.
5) Para um título de renda fixa com taxa de juros prefixada, qual o parâmetro que causa maior impacto no risco de mercado? O fator que causa maior impacto no risco de mercado é o prazo médio do título. Quanto mais tempo faltar para o seu vencimento, considerando os pagamentos de juros e principal intermediários, maior o risco de mercado, mantidas as outras coisas iguais.