Você que acompanha o blog sabe que faz muito tempo que discuto sobre o Tesouro Direto. Assim, resolvi fazer essa postagem para trazer mais informações sobre o tema, e ajudar aqueles que ainda não sabem como isso funciona.
Só para lembrar, tenho um livro (Livro Tesouro Direto) e um curso com o método rápido e eficiente para fazer aplicações financeiras com confiança que usam como base esses conhecimentos.
1a dica: Tesouro Direto não é uma aplicação. É um sistema de negociação. É como se fosse um aplicativo que você usa para aplicar em títulos públicos.
Alguns bancos e corretoras incorporam esse aplicativo e funcionam como se fossem “temas” fazendo o aplicativo ser executado com a cara da corretora ou do banco.
Então, o que tem de bom no Tesouro Direto? Como eu falei, a possibilidade de comprar títulos públicos.
2ª Não é sempre que os títulos públicos são melhores em termos de rentabilidade do que a Poupança!
Não se desanime. Primeiro porque se o seu dinheiro está em um banco privado, os títulos públicos vendidos pelo Tesouro Direto têm a vantagem de ser garantidos pelo Tesouro Nacional, o que é muito mais seguro do que qualquer banco no Brasil.
Se você comprar o título e precisar sair no meio do caminho, isto é, antes do vencimento, no caso de um título denominado Tesouro Selic, você recebe a rentabilidade até o dia da saída.
A Poupança só remunera sé você sair na data de aniversário. Saiu um dia antes? Perde todo o rendimento do mês!
Eu fiz um vídeo que faz a comparação Tesouro Selic ou Poupança.
3º Conheça o seu perfil de investidor
Você precisa saber como se comporta com relação às variações de preços dos títulos que podem acontecer para alguns deles.
Como você sabe qual o seu perfil, vários questionários de perfil estão disponíveis na Internet, mas eu resumo em 4 perguntas.
A primeira é se você já tem uma reserva de emergência. Se a resposta for não, veja esse vídeo sobre quanto juntar na reserva de emergência.
Se você ainda não tem, é importante entender que você deve ser receber uma classificação conservadora.
Outra coisa a ver é o quanto você se desespera quando vê a movimentação para baixo do seu dinheiro. Se uma perda de 5% de um dia para outro deixa você sem dormir, então a coisa está mais para conservadora também.
O terceiro ponto a observar é o prazo que o seu dinheiro tem para ficar aplicado. Se esse dinheiro ficará muito tempo disponível, você pode se aventurar mais, agora, se ele será para ser utilizado em alguns meses, tem que tomar uma atitude conservadora.
O quarto ponto é a questão do conhecimento dos instrumentos financeiros e do seu funcionamento. Quanto menos conhecimento, mais conservadorismo se deve adotar
Antes de continuar, quero dizer que para sanar esse ponto, ofereço aqui o Curso Básico de Investimentos. É totalmente grátis e vai ajudar você a aumentar esse conhecimento e melhorar a atuação no mercado financeiro.
4º Quais são os títulos disponíveis para a venda?
Tesouro Selic
Esse é o mais tranquilinho de todos e é aquele que você pode comparar com a Poupança, porque o rendimento é muito similar.
Tesouro Prefixado
Esse investimento paga uma taxa fixa de juros fixa. O nome está dizendo. Prefixado.
Quando você aplica no tesouro prefixado o seu dinheiro, você já sabe quando vai receber no final do período.
Preste atenção!
Só se você sair no final do período
Se sair antes, pode ver o dinheiro variando de um dia para o outro.
Tesouro IPCA
O Tesouro IPCA é o chamado pré-pós, porque ele tem uma parte que é pré, que é uma taxa de juros fixa, e outra que é pós, que se caracteriza pela variação da inflação.
Lembra lá do seu perfil de risco? Pois é, se você acha que este perfil é conservador, não se aventure muito com esses papéis. Ou então entenda bem como eles funcionam.
5º Dica final: Os juros semestrais
Você verá que tanto o Tesouro IPCA quanto o Tesouro Prefixado têm uma opção com juros semestrais.
O que é isso?
Se você não vai utilizar o dinheiro, ou se vai reaplicar, não faz sentido pagar imposto a cada seis meses. É melhor deixar tudo para o final, que você ganha mais um pouquinho em cima do imposto, além de pegar uma alíquota menor, pois as três primeiras parcelas de juros serão tributadas com as três alíquotas mais altas de 22,5, 20 e 17,5% respectivamente.
Dica extra: Você não precisa abrir conta em corretora para fazer a sua aplicação no Tesouro Direto:
Os grandes bancos já deixam você aplicar sem eles cobrarem nada.
Pequenos bancos também oferecem nas suas plataformas de investimentos essa opção de forma gratuita.
Veja o Vídeo!
#Tesouro
#Direto
#TesouroDireto
#Aplicação
#objetivos
#Corretora
#poupança
#Selic
#IPCA
#Juros
#Jurossemestrais
#Prefixado
#Rendimento
#Ganhos
#TesouroNacional
#finanças
#controle
#FinançasPessoais
#Resgate
#Banco
#investirdinheiro
#tesouroselic
#comoinvestir
#rendafixa
#investimentos
#selic
#tesourodiretocomoinvestir
#reservadeemergencia
#canaldeinvestimentos
#tesourodireto2020
#tesourodireto
#investirtesourodireto
#oqueétesourodireto
#comoaplicartesourodireto
#comoinvestirtesouronacional
1 comentário
Comments are closed.