3 Comentários

  1. Excelente tema! Realmente, os analistas e as reportagens sobre esse assunto são bem simplista nesse ponto.

    Também é importante levar em consideração que há ações que têm pago dividendos maiores que os juros pagos pela renda fixa, constantemente ao longo dos anos. Assim, talvez seja o caso de alocar um pouco do capital na renda fixa para boas pagadoras de dividendos que tenham uma boa situação econômica.

  2. Author

    É Fábio,
    Creio que você quiz dizer que é bom colocar o dinheiro em alguns papéis que pagam bons dividendos. Isso é verdade.

    Há dois pontos a considerar: O primeiro é que ainda que os dividendos sejam bons, conforme falei na postagem, percentualmente eles diminuem à medida que o preço do papel sobe.

    O outro é em relação à empresa. Ainda que seja muito boa, dependendo do percentual de dividendos que estiver sendo pago, pode demonstrar uma “saída” dos controladores (exite um exemplo no setor de distribuição de energia), o que significa dificuldades futuras ou, ainda, desatualização tecnológica.

    Lembre-se: salvo me provem muito bem em contrário, “governança corporativa” é conversa para boi dormir. Não fosse assim não haveria crises.

  3. Author

    Olá, Fábio,
    Deixei para responder depois e acabei enrolado. Você tem razão com relação ao investimento em ações boas pagadoras de dividendos, mas tem que ter cuidado com uma “super” pagadora de dividendos, que pode representar a “depreciação” da empresa.
    Muito grato pelo comentário e um abraço do Beto

Comments are closed.