29 Comentários

  1. Olá, achei muito importante os esclarecimentos desse blog. O autor está de parabéns.
    Eu queria tirar algumas dúvidas, pois abri uma conta corrente num banco ha mais ou menos 2 anos.
    Fiz um pequeno empréstimo eletrônico (CDC), utilizando meu cartão o qual já paguei.

    Só que dias atrás pedi que minha esposa fosse a agencia verificar se eu poderia fazer mais um CDC e qual o limite, e ela me disse que no caixa eletronico em vez de CDC apareceu o CDB e um valor contido lá.

    Fiquei surpreso, e gostaria de saber se nesse caso específico o meu dinheiro está sendo utilizado pelo banco, ou seja, que sou um investidor mesmo sem antes eu saber? Bem, agora sei que dinheiro de conta corrente não fica parado. Que orientações você me daria? Devo procurar o gerente e me informar direitinho? Pois continuo a fazer depósitos e sou leigo nesse assunto de investimento bancário.

    Agradeço vossa atenção e as orientações serão de grande valia. Podem ser mandadas pro meu email.


  2. Boa tarde,

    Gostaria de saber se você tem algum material onde confronta o CDB X CDI, com taxas e graficos.

    Grata
    Debora

  3. Author

    Olá, Debora,
    Como assim, confrontar CDB x CDI?
    O CDB, atualmente, na maioria das vezes é remunerado por um percentual da variação do DI.
    Nesse sentido, se você colocar os dois em um gráfico, serão duas curvas iguais, o CDB ficando tão mais abaixo quanto menor for o percentual do DI.
    Abraço do Beto

  4. Investir pouco dinheiro ex: 4 a 5 mil no cdb a longo prazo, digo mais de 5 anos é rentável ou seja vale a pena ou deveria fazer outro investimento?




  5. Sr. Beto , necessito urgentemente da “estrutura à termo das taxas de juros das aplicações em CDB, para o mês de fevereiro (dia a dia) ou Candlestick das taxas praticados pelos bancos , caso existam estes gráficos , poderia me indicar um site ? ou me orientar como obtenho os dados para que eu possa organizá-los no grafico?

  6. Author

    Olá, Milton,
    Creio que esta informação somente nos CDB registrados na CETIP. Você pode encontrar isso por lá. O problema é que as operações de renda fixa são poucas, comparadas às DI.
    Abraço do Beto

  7. bem se eu for investir 10.000 reis eu vou ter de pagar parte do meu lucro para o imposto de renda?
    com isso não é melhor investir na poupança ?
    se for melhor o CDB qual é o melhor para eu fazer visando um lucro a 2 anos o pré ou o pôs

  8. tenho 20 mil reais na poupança,quero investir todo em cdb.é uma boa opção? obs:nao gosto de correr riscos e so vou precisar do dinheiro em 2016.

  9. Prezado Beto, fiz uma aplicação hoje em CDB-DI no valor de R$ 18.500,00, em razão de ter recebido uma ligação da gerente do BB, onde ela me afirmou que valeria a pena eu realizar essa aplicação, mesmo sabendo que teria que resgatar no dia 14/02/2012 e que o valor do principal não sofreria nada com isso, pois a rentabilidade é diária e a alíquota incide sobre os rendimentos.

    Minha intenção foi fazer o dinheiro render.

    Eu cometi um erro em ter realizado tal operação? Se eu precisar realizar um resgate total para o dia 14/02/2012 vou conseguir?

    Abraço!

  10. Author

    Olá, Carlos,
    Obrigado pelo comentário.aplicou no CDB_DI com liquidez diária, pode resgatar sim.
    Eu, para ser sincero, não entendi como você fez a operação e com que taxas.
    Abraço do Beto

  11. Olá Beto

    Estou em busca de informações sobre a autorização para investimento do cdb di..
    Para resumir eu tinha um valor de aprox. 7500 reais na minha conta corrente hj fui efetuar uma transferência on line e percebi que 7000 reais foram transferidos para o cdb di sem minha autorização a uma taxa de 81.00 com vencimento 20/01/2017… gostaria de saber se esta é uma pratica licita e costumeira dos bancos investirem sem a autorização dos clientes ou se devo procurar meus direitos e entrar em contato com o banco central… por favor aguardo seu contato

  12. Então Beto este que é o ponto do meu impasse…
    EU NÃO AUTORIZEI A OPERAÇÃO.. pelo contrario NEM AO MENOS FUI INFORMADO… não fui comunicado que meu dinheiro seria investido nem pessoalmente, nem por email, nem por ligação.. de nenhuma forma.. o banco não entrou em contato com minha pessoa, simplesmente pegou o dinheiro da minha conta corrente e o investiu sem meu consentimento…
    eu tinha o dinheiro em conta corrente quando fui tirar o extrato da conta percebi que o dinheiro havia sido aplicado no CDB_DI sem a minha autorização e sem o meu conhecimento…
    não tive nenhuma prejuízo aparente pois como vc disse posso resgatar o dinheiro, MAS, o ponto é que no contrato de abertura da conta bancaria existe uma clausula dizendo que toda e qualquer operação bancaria requer a autorização do titular (no caso eu) o que não aconteceu…
    pelo que li na internet aparentemente essa é uma pratica comum entre os bancos e a própria gerente do banco afirmou que recebeu uma “lista” de contas para efetuar essas “operações” mas que só entrou em contato com alguns dos clientes para solicitar a autorização…
    Eu me senti lesado por terem investido meu dinheiro sem meu consentimento… mas ainda não sei exatamente o q vou fazer.

  13. Olá Beto!!Primeiro quero parabeniza-lo pelo site!! Muito interessante e esclarecedor para os leigos como eu…Beto não faço nem idéia em aplicações..Mais em Março eu gostaria de iniciar uma aplicação de 1.000 e todo mes sequente disponibilizo 500,00.. estou mais que perdida em que aplicar..Poderia me sugerir alguma coisa..Muita agradecida.

  14. Author

    Olá, Carlos,
    De forma alguma é lícito realizar aplicações financeiras sem a autorização do cliente. Você precisa ter dado a autorização. É até possível que no contrato de abertura de conta alguma cláusula esteja perdida por lá.
    Uma reclamação com o BC é válida, porque aí eles começam a olhar para o caso e o banco deixará de ser “primário”.
    Abraço do Beto

  15. Author

    Olá, Carlos,
    Como já falei em algum lugar por aqui, não podem fazer aplicações sem que você autorize.
    O fato de você se sentir lesado, só cabe reclamar na ouvidoria do banco, no Banco Central e pedir reparação por esta atitude do banco na Justiça.
    Abraço do Beto

  16. Comigo fizeram a mesma coisa esse mês, no Itau. Só estou na duvida do q fazer, se voltar a conta p poupança ou deixar lá. Como fazer o calculo para verificar qual compensa?

  17. Author

    Olá, Meiriele,
    O CDB é uma negociação entre você e o banco. Se o gerente não negociou, é provável que ele esteja pagando menos do que o que você vai ganhar na Poupança.
    Assim, acho que você deveria ler estas postagens antes de decidir:
    A primeira
    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2011/06/cuidado-com-o-percentual-do-di-no-cdb/
    Esta também:
    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2011/11/onde-investir-o-fundo-de-emergencia/
    Esta também é uma boa antes de aceitar a proposta do seu gerente:
    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2011/07/cdb-tesouro-direto-poupanca/
    Abraço do Beto

  18. Olá, parabens pelo material divulgado, gostaria de saber se o CDB aplicado pelobanco itau, eu posso sacar esse dinheiro a qualquer momento e se posso ser negativado como se eu estivesse fazendo um emprestimo?
    aguardo está informacao, pois meu pai falecido, foi negativado após eu sacar a quantia emprestada ao banco,entendo ser indevida.

    abraco

  19. Author

    Olá, Rafael,
    Eu não sei se entendi, mas não há negativação por resgate de investimento.
    Abraço do Beto

  20. Beto,

    Esse seguro por CPF de 70.000 é válido somente para CDB’s ou també para outros tipos de investimentos ?

    Obrigado

  21. Author

    Olá, Alexandre,
    É para alguns investimentos, como é o caso do CDB, Poupança, e LCI.
    Os fundos de investimento e a previdência privada não têm este seguro.
    Abraço do Beto

  22. Olá Beto, Boa Tarde!
    Sou correntista do BANCO X, e resido na capital de MG que não tem agência do BANCO X.
    Na data de 19/10, telefonei para minha conta, e constava o valor de 2.293, 00 á mais, em minha mente, pensei que fosse os valores de 13° repassados anualmente pelo pai do meu filho, uma criança com transtornos autísticos, da qual cuidamos meio á meio.
    Logo, realizei dois saques no valor total de 1600 reais, e depois, verifiquei que minha conta consta como negativa em 1700 e poucos reais, e acabei recebendo uma carta do BANCO X dizendo que negativou meu cpf no serasa e que o valor devido é de 1888. Já fiz a denúncia no BACEN, o BANCO X diz que foi um erro operacional, e como eu cometi o erro de realizar saques do valor na minha conta, devo pagar com os juros impostos pela agencia. Sendo que jamais autorizei qualquer aplicação com os valores da pensão do meu filho. O gerente pede que eu vá até a agência, fazer uma compra casada, ou seja, me endividar com um empréstimo ou cheque especial para pagar a retirada do CDB.

    Saldo Atual 1.747,38-
    Saldo Poupança/CDB Salário 0,00+

    Saldo Provisionado 0,00-
    Juros 0,00+
    IOF 0,00+
    Limite 0,00+
    Taxa de Juros 0,00%
    Saldo Disponível 1.747,38-

    Veja:
    Data de Referência deste extrato: 20/11/2012

    CDB SALARIO

    No. Aplicação Vcto Recompra Taxa/% Vlr Aplicado Rend. BBruto IOF IR Resgate Liq.
    30280 18/10/2012 18/11/2012 23/10/2012 7,000000 TR-PRE 1.000,00 0,00 0,00 0,00 1.000,00
    30281 18/10/2012 18/11/2012 22/10/2012 7,000000 TR-PRE 1.000,00 0,00 0,00 0,00 1.000,00
    30281 18/10/2012 18/11/2012 24/10/2012 7,000000 TR-PRE 303,01 0,00 0,00 0,00 303,01

    Terei que resolver no BACEN e no Judiciário, mas gostaria de uma opinião sua, sobre o que aconteceu, já o que o gerente diz que se trata de erro operacional, erro que me custa juros e negativação nos órgãos de proteção ao crédito.
    Penso que esse titulo foi empurrado para mim, para que eu comprasse outros produtos do banco tal como empréstimo, ou mesmo, uma jogada desesperada do gerente.

  23. minha mãe tinha uma aplicação de renda CDB e ha um ano que faleceu recebi uma carta do banco informando o rendimento, eu como filho tenho como fazer o resgate deste titulo?

Comments are closed.