Aproveitando a onda dos chamados CDB direto ou denominações similares, numa alusão ao Tesouro Direto o que é Tesouro Direto), queria dizer que há muito tempo eu venho comentando a possibilidade de aumentar os ganhos com a aplicação em CDB com a utilização de bancos pequenos.
Para começar, você que não tem a menor ideia do que seja um CDB, deve dar uma lida na minha postagem sobre o que é CDB. Daí a gente continua.
Aproveitando a oportunidade para fazer meu “merchan”, o e-book Todo sobre CDB também está disponível aos interessados (rs).
Pois bem, como estava falando, o assunto de investir em bancos pequenos já foi tratado por mim aqui no blog, em 2008, conforme você pode verificar na postagem: Como investir em CDB de banco pequeno.
Eu fico muito satisfeito com esta possibilidade adotada por algumas poucas instituições para poder aumentar a sua captação, que tem origem em uma norma do Banco Central do Brasil da qual participei da elaboração (consta até do meu currículo) quando ainda trabalhava lá.
Bom, mas deixando de lado esta lenga lenga, vamos para o que interessa: os riscos e o retorno.
Sobre os riscos, creio que estão cobertos de certa forma pela postagem que acabei de mencionar. Se o banco não der conta de honrar seus compromissos, o investimento no valor de até R$ 70.000,00 poderá ser resgatado com o auxílio da garantia do Fundo Garantidor de Crédito. É claro que isso não será assim tão rápido, como se o banco estivesse funcionando normalmente, mas vai ser resolvido.
Uma certa vez fui perguntado se um e-mail da instituição financeira bastaria para fazer prova junto ao FGC de que você realizou a aplicação. Na realidade, você vai ter um e-mail e o comprovante de depósito (TED), demonstrando que está tudo ali. Para mim, a comprovação pode, no máximo, ser submetida a uma perícia para atestar que nem um nem outro (e-mail e TED) são falsos. Comprovado, tudo beleza. Mas lembre-se, este é um dos riscos. Você pode enfrentar alguma demora na hora de resgatar o dinheiro se o banco não estiver mais em perfeitas condições. Quanto tempo será a demora? Não tenho a menor ideia, principalmente se depender de decisão judicial.
Sobre a rentabilidade, já falei sobre fundos de investimento aqui e há uma postagem que compara qual o valor a partir do qual os fundos são melhores do que a Poupança. Quero lembrar que fundo não é CDB (leia a postagem), para quem leu a postagem acima. Principalmente, que CDB não tem taxa de administração. Assim, enquanto a Selic estiver acima de 9 % (acho que o valor exato é 9,1%) ao ano e a aplicação for para mais de um ano, quem receber 100% do DI está ganhando da Poupança.
Para quem não tem a menor ideia do que é Selic e muito menos do que seja DI (ou CDI), aconselho uma lida na postagem Selic.
Para quem não sabe onde achar o valor da taxa Selic em vigor, basta acessar o site do Banco Central do Brasil e verificar no lado direito da página.
Este texto continua. Clique aqui.
Enquanto isso, vá lendo (ou relendo) Onde investir 1000 reais.