5 Comentários

  1. LI HJ NA FOLHA ON LINE, UM COMENTÁRIO QUE O FED (DESIGNADO NO BRASIL COMO BANCO CENTRAL AMERICANO, NUMA ALUSÃO ERRONEAMENTE PÚBLICA) É UMA INSTITUIÇÃO 100% PRIVADA. COMO PODE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA, FABRICAR O DINHEIRO QUE MOVE O MUNDO? LASTREADO PELO OURO QUE DIZ POSSUIR, ALGUMA VEZ JÁ OUVE AUDITORIA EXTERNA NO FED? GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE MELHOR E ME EXPLICASSE, DE MODO A ESCLARECER TAIS DÚVIDAS MINHA E QUEM SABE DE MUITOS LEITORES! OBRIGADO

  2. Em um financiamento de veículo, a financeira pode cobrar do cliente a comissão para para o revendedor e a taxa do promotor de vendas?
    Nos novos contratos, além da taxa de cadastro e iof está sendo englobado no valor do financiamento tais valores acima, é legal?

    abraços

  3. Author

    Olá, César,
    O que você poderia estar querendo saber é se é justo cobrar isso de você e, além disso, se é legal cobrar isso de você. O primeiro pode ser que não seja justo. Quanto à legalidade, isso é autorizado pelo CMN.
    Antes de você ficar realmente bravo, perceba o seguinte: se antes de assinar o contrato, em vez de olhar para a taxa de juros você tivesse pedido o CET e, se antes de fechar o contrato você tivesse ido em outra instituição pesquisar um CET mais baixo, poderia ter escapado dessa “legalidade”. A outra instituição não teria que pagar “comissão para revendedor”, nem “taxa de promotor de venda”. Aliás, se fosse num banco em que você já tivesse conta, nem mesmo a “taxa de cadastro”, porque só pode ser cobrada uma taxa dessa na vida do relacionamento do cliente com a instituição.
    Mas, sim, o governo atual resolveu autorizar que os custos sejam repassados, desde que o cliente esteja de acordo e isso conste do contrato. Bonito, não?
    Veja esta postagem sobre financiamento de automóveis:
    https://www.betoveiga.com/log/index.php/2009/09/financiamento-de-veiculos-entenda-o-que-e-retorno-e-parte-ii/
    Abraço do Beto

  4. Ola Boa Tarde,
    Alguem tem alguma tabela ou link para alguma tabela com as CET’s de Financiamento Imobiliario praticadas pelos bancos?
    Obrigado, abcs, at.
    Marcos, Campinas, SP

  5. Author

    Olá, Marcos,
    Achei sua pergunta muito boa. Seria bom se alguém pudesse dar uma pesquisada nos CET para algumas faixas de valores e prazos e me passar que eu divulgo no blog.
    Abraço do Beto

Comments are closed.