2 Comentários

  1. Olá Beto, gostari de sua ajuda para montar minha carteira de investimentos. Primeira dúvida é quanto ao fundo de ações Passivo x Ativo: “Estudos teóricos têm apontado que é difícil suplantar o resultado do índice do mercado de forma consistente – Beto Veiga”.
    Consultei a tabela dos fundos de investimento em ações da Caixa de 02.06.2010, onde sou correntista, verifiquei que o fundo Ibovespa Ativo está rendendo um pouco mais que o Ibovespa Passivo. Além disso, a taxa de manutenção do Ativo é menor.
    https://webp.caixa.gov.br/fundos/frame_voce.asp

    Já aplico em ações da Petrobrás via fundo de investimento Caixa, além do Fundo Executivo RF.
    Tenho dezoito mil reais para aplicar à longo prazo. Inicialmente considerei aplicar da seguinte forma:
    Ibovespa Ativo – cinco mil
    Tesouro Direto: NTN-B – cinco mil
    LFT – quatro mil
    LTN – três mil
    Fundo Executivo RF – um mil (para eventual necessidade de liquidez).

    Pergunto: posso considerar a melhor rentabilidade do Ibovespa Ativo ou devo optar pelo Passivo? Quanto ao Tesouro Direto, o que me orienta com relação às opções?
    Eu não me sinto segura em aplicar direto na Bolsa, por isso preferi utilizar o fundo de um banco onde já sou correntista.
    Fico aguardando sua orientação para efetuar a aplicação.
    Um abraço,
    Tetê

  2. Author

    Olá, Tetê,
    Muito legal todo este seu acompanhamento dos investimentos.
    O fundo ativo da Caixa pode ser um daqueles que apresenta desempenho melhor, mas isso tem que ser visto no longo prazo e não no curto. Você precisa ver direito os prospectos e regulamentos dos fundos para poder tirar suas dúvidas.
    Não sei sua idade e nem o seu perfil de risco, mas parece que a sua alocação está interessante. Lembre-se que você estará com uma carteira de menos de 30% em ações. Acho que uma estratégia com mais NTN e ações poderia ser melhor do que colocar muita coisa em LTN, tendo em conta que sua estratégia é de longo prazo. Se for de até uns 5 anos, fica como está.
    Lembro que este comentário não é consultoria. Não estou fazendo análise detalhada nenhuma, porque isso tomaria muito tempo e eu teria que fazer de forma profissional.
    Meus parabéns pela alocação e sucesso para você.
    Abraço do Beto

Comments are closed.