Muita gente pode fazer confusão. Confunde bolsa de valores com o índice.
Antigamente, havia a bolsa de valores de São Paulo, que era chamada de Bovespa. Hoje fundida com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e com a Cetip, resultou na B3.
Bolsa e Ibovespa são coisas distintas.
O Ibovespa é a contração das palavras índice Bovespa e está “no ar” desde 02/01/1968 (valor-base: 100 pontos). Antes de dar a minha versão dos fatos, vamos ver a explicação da própria página da B3 na Internet:
“O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.”
Bom, se eu não estivesse por aqui, não precisava nem dessa postagem, não é mesmo, bastava ir à página da B3 e ler a explicação e o caso estaria resolvido. Portanto, vamos à participação deste que vos escreve.
Comece pensando no processo todo como uma receita de um bolo. As ações das empresas que são mais negociadas (compradas e vendidas) são os ingredientes. Nessa receita, como em todas as demais, também entram as quantidades, isto é, quantas ações de cada uma uma dessas empresas vão para dentro da panela. Lembre-se que cada ingrediente tem um preço quando você vai no mercado comprá-lo. O Ibovespa, portanto, é o custo do bolo. O Ibovespa não é o bolo, mas quanto custa para que ele seja feito. Esse pessoal do mercado financeiro só pensa em dinheiro mesmo, não é?
E eu fiz um vídeo com outra explicação que você pode assistir agora:
Pois bem, quando você vir o chamado índice Bovespa em “pontos”, o que você está vendo é o “preço” de um bolo de ações naquele dia. No dia seguinte, o preço pode variar, custando mais ou menos. Se o preço cair, significa que o preço médio das ações que estão sendo negociadas na bolsa caiu, e assim pode ser pensado o contrário.
Uma diferença crucial do Ibovespa para uma receita convencional é que você nunca mudaria a receita da vovó, a menos que fosse muito ousado. A receita das ações para calcular o Ibovespa muda de tempos em tempos, para indicar a “preferência” dos participantes do mercado. Eles podem preferir uma pitada a mais de Vale do que de Petrobrás, ou, ainda, resolverem que uma outra determinada empresa não dá um gosto bom à mistura. Dessa forma, a lista e as quantidades sofrem alteração com o tempo.
Quero deixar uma postagem que fiz há algum tempo de uma breve explicação sobre como investir em ações, que tem um título um pouco mais jocoso, mas é uma sugestão de passo a passo inicial.
Para saber a cotação do Ibovespa diretamente na Bolsa, clique aqui.
Para ver as ações que são consideradas no cálculo do Ibovespa, clique aqui.
porque o indice da ibovespa caiu tanto no ano de 2007?