Este texto é uma conversa com o Guilherme. Ele tem algumas dúvidas que são importantes sobre a diferença entre a previdência pública e a previdência privada. Eu fiz uma postagem destacando as vantagens da previdência pública e ele achou bem estranho que eu não comparei, mas apenas defendi esta última.
Vou comentando parte a parte.
Olá Beto Veiga, como vai?
Parabéns pela iniciativa! Mas acho que o título não bateu muito bem com o texto apesar de ser um texto muito interessante. O título fala sobre uma comparação, o que me levou a crer que seria falado sobre os prós e contras de ambos quando na verdade você só falou dos prós de uma previdência publica e nada sobre a privada…hahaha
Muito bem notado, Guilherme! Eu estou numa certa cruzada para fazer a orientação que considero mais adequada das pessoas. O sistema de previdência privada não poupa recursos para divulgar e vender muito bem o seu produto. A previdência pública só toma pancada por todo lado (literalmente) e precisa de uma voz que saia um pouco do convencional.
Tenho 25 anos e nunca fui registrado, também nunca paguei uma previdência e INSS. Não entendo muito sobre o assunto, mas estou disposto a mudar essa situação pois acredito que já passei da hora de resolver isso.
Creio que sim.
Minha dúvida é em relação a valores como por ex quanto eu devo pagar por mês e quanto vai me retornar na aposentadoria.(sim, é uma pergunta muito básica mas que até hoje eu não sei como funciona)
Veja, dizer quanto vai retornar na aposentadoria é um pouco difícil prever em qualquer dos casos, porque muita água pode passar por baixo da ponte. De uma maneira geral, não vejo muita alteração no sistema de previdência pública, enquanto no caso da privada a gente não tem a menor ideia, porque no sistema de contribuição definida, os saques futuros dependerão da taxa de juros que o mercado praticar durante o período em que você contribuir e naquele em que realizar os saques. Portanto, a única coisa que se pode dizer é que na pública você terá algo possivelmente reajustado pela inflação, enquanto na privada será algo compatível com a taxa de juros. Vale a pena visitar a página do Ministério da Previdência para saber o quanto irá sacar de acordo com a contribuição. Este endereço leva você até uma calculadora de aposentadoria. Clique aqui.
Ouvi dizer que a Prev. Publica costuma cair muito durante os anos e que no final das contas você paga muito para receber pouco. Isso é verdade?
Não creio que isso seja verdade. O que existe é uma comparação sem fundamento entre o número de salários mínimos que se recebia no tempo do trabalho e o quanto se recebe atualmente, conforme destaquei na postagem na qual você comentou.
Não valeria mais a pena eu investir na prev. privada onde esses valores não são afetados?
Penso as vezes em investir na prev. privada que tem um rendimento maior que de uma simples poupança e quando atingir uma quantia legal investir em CDBs ou algo do tipo, rendendo ainda mais ao invés de perder 3 ou 4% ao ano na priv. publica.
Não sei de onde você tirou essas contas. O rendimento da previdência privada só é maior do que o da poupança em alguns caso em que as taxas cobradas são muito baixas.
Uma observação que me vem a cabeça é que esses prós pela prev. publica citados como auxílio maternidade entre outros, sempre que precisamos eles nunca estão presentes, porque sabemos que saúde pública é uma calamidade, o que leva a grande maioria da população ter convênios médicos e etc. Estamos sempre pagando o sobre por tudo.
Outro equívoco que a informação inadequada causa. O auxílio-maternidade, por exemplo, não é a assistência médica em si, mas uma quantia em dinheiro que é dada à trabalhadora. Estou falando de dinheiro e não de atendimento médico. Este dinheiro pode ser utilizado da forma que convier ao segurado.
Posso estar falando um monte de besteiras, mas por isso estou aqui. Para ter uma opinião de um profissional, para que alguém esclareça essas duvidas.
Caro Guilherme, você está com a informação que o brasileiro médio tem, resultado de investimento maciço das empresas privadas. Não era de se esperar que você pensasse de forma diferente. Agradeço muito a sua leitura e seu comentário.
Caro Senhor, Beto Veiga, parabéns mais uma vez pelo seu site, realmente, muito bom mesmo os seus comentários sobre finanças no seu geral. Por favor, queria esclarecer uma dúvida , é quanto previdencia privada, àquela mais antiga, chamada previdencia privada tradicional, tenho duas, uma no banco do brasil, e outra feita no bradesco, a do banco do brasil já obtive resposta sua a quando de uma consulta que fiz ao senhor, anteriormente, já passado alguns meses, agradeço, desde já pela referida resposta dada pelo senhor . Agora, a dúvida que tenho é quanto a previdencia privada que fiz no banco bradesco a chamada cab conta de aposentadoria bradesco feita no final de 1996, onde constava que teria como rendimento a TR mais 6% ao ano, e mais o excedente financeiro, acontece que tentei entrar em contato com referido plano no sentido de mudança do indice TR pelo indice do IGPM, a resposta que me dão sempre é que não poderão trocar de indice, porque o mesmo está em contrato, e não é possivel alterar o contrato, e é sabido que a TR , não condiz com a realidade do brasil no momento, onde se vê que nos últimos dias ela vem dando zero, e sabemos que a inflação está a nossa volta, é só ir no supermercado e vê a realidade dos aumentos dos preços dos prudutos, queria saber do senhor qual a melhor posição que devo tomar? . Tenho mais uma dúvida, ainda relacionado ao mesmo plano tradicional do bradesco, entrei novamente em contato com o referido plano, no sentido de saber que após optar em receber a minha aposentadoria vitalicia, se eu iria receber o indice, no caso presente, a TR mais 6% ao ano e mais o excedetne financeiro, obtive como resposta que eu só iria receber o indice TR como reajuste anual de correção, e que os 6% ao ano e mais o excedente financeiro não os iriam receber porque optei pela aposentadoria vitalicia, está certo essa posição do banco, está de acordo com a legislação vigente sobre previdencia privada. Ficaria agradecido de uma resposta do assunto acima mencionado. Grato pela atenção dispensada. Parabéns, novamente, pelo seu site. João Carlos, de Belém do Pará.
Olá João Carlos Marques de Carvalho tenho um CAB e gostaria de tirar algumas duvidas com outros clientes desse plano. Me procure no Facebook, Sou de São Paulo. Obrigado