110 Comentários

  1. Author

    Olá, Carlos,
    Essa taxa de juros é bem alta, hein?
    Para saber o valor exato da quitação, você precisa pedir a eles que forneçam a planilha.
    Eles devem tirar todos os juros das parcelas vincendas, que é assim que são fixadas as novas regras e que sempre previu o Código de Defesa do Consumidor.
    A abusividade dos juros só se resolve na justiça. Nesse caso, não sei as condições do empréstimo, mas tem grande chance de serem abusivos esses custos. Todavia, a medida judicial vai causar danos ao relacionamento bancário. Pelo menos nesse em que você tem financiamento.
    Se você pode liquidar o empréstimo, sugiro que o faça, mas que peça a planilha, leve ao procon ou à defensoria pública e solicite a eles que avaliem as contas para você. O banco deve fornecer a planilha. Reclame junto ao Banco Central pela central de atendimento se isso não for entregue. Faça uma reclamação na ouvidoria do banco também.
    Abraço do Beto

  2. Dr.Beto, bom dia! Porque estou tentando fazer uma portabilidade da BV para o Bradesco e a BV está negando a fazer? Será que não tem nenhum direito que me assisti? Por favor me ajude. Abraços . Obrigado.

  3. Author

    Olá, Maria de Fátima,
    Você deve procurar o Bradesco para fazer a portabilidade. É ele quem vai se entender com o BV.
    Abraço do Beto

  4. olá dr.beto recebo meu salario no santander há 7 anos e meio, tenho uma divida que estou pagado parcelado e tenho um emprestimo em folha de 60 parcela e ja paguei 42 fui pra fazer a o refinanciamento e me falaram q tenho q pagar o acordo q fiz pra depois refinanciar meu emprestimo. isto é certo? será q posso fazer a portabilidade da minha conta pra caixa e refinanciar meu emprestimo? desde já lhe agradeço pela atenção.

  5. Author

    Olá, Marlene,
    Você pode fazer a portabilidade.
    Vá direto à Caixa levando os dados do seu empréstimo e o contrato.
    Abraço do Beto


  6. Beto, excelente matéria, obrigada!
    Eu tenho uma dúvida, que não tenho lido muito a respeito, que é sobre cessão de empréstimo consignado. Várias empresas estão envolvidas com isso e vem solicitando , principalmente a servidores, “compra/cessão” desse empréstimo. Segundo eles a margem consignável fica retida. Você teria alguma matéria sobre isso? Obrigada

  7. Author

    Olá, Catia,
    A “compra/cessão” é uma forma de transferência de um credor para outro.
    Se for feita na forma de portabilidade, economiza-se no imposto.
    Quando não é feita a portabilidade, a empresa “compradora/cessionária”, acaba tentando “vender” mais crédito. Aumentar o prazo do crédito para ganhar mais juros.
    Abraço do Beto

  8. Boa noite Dr .
    Eu consigo fazer uma portabilidade de financiamento de veículo sendo que ele está em nome de pessoa jurídica? Se sim, em qual banco? Pq o único que vi, o Bradesco não aceita.
    Obrigado.

  9. Author

    Olá, Vinicius,
    Infelizmente, a portabilidade é garantida apenas a pessoas naturais e empresários
    individuais. Veja a Resolução 4292 alterada pela Resolução 4762, todas do Conselho Monetário Nacional.
    A ideia é ajudar os mais fracos, uma vez que as empresas poderiam, supostamente, se defender dos bancos na hora de contratar.
    Abraço do Beto

Comments are closed.