Uma levantamento curioso que fiz ultimamente foi sobre o endividamento e o patrimônio líquido de alguns países desenvolvidos.
Os dados estão disponíveis na página da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e eu compilei para elaborar a análise.
O resultado que observamos na tabela abaixo diz respeito ao percentual da renda disponível que se refere ao patrimônio (dados de 204) e ao endividamento (dados de 2019) das famílias.
Bélgica – PL= 661,4 – Endiv= 116,45
Holanda – PL= 656,0 – Endiv= 235,66
Japão – PL= 606,9 – Endiv= 107,02
EUA – PL= 595,2 – Endiv= 104,58
Itália – PL= 558,6 – Endiv= 88,18
Para entender a informação, vejamos o caso do Bélgica: o patrimônio líquido da família é equivalente a 661,4% da renda líquida, isto é, as posses menos as dívidas representam mais de 6 vezes o valor da renda líquida. O volume de dívidas belga, por outro lado, representa 116,45% da renda líquida.
Você tem ideia de qual o valor do seu patrimônio líquido e das suas dívidas em relação ao seu rendimento anual líquido de impostos?
Meu patrimônio liquido é de 200% e minha dívida liquida deve ser de 5-10%.
Porém acredito que as famílias brasileiras tenham baixo endividamento devido ao alto custo de financiamento que temos.
Caso morasse em países com custo tão baixo para se adquirir dívidas, meu endividamento seria bem maior.
Olá, Felipe,
Obrigado pelo seu comentário.
De certo modo, é bom que vc não se endivide.
Abraço do Beto
Olá Beto,
tive uma surpresa positiva e adorei seu blog apos um google kkk. vai lá minha dúvida é a seguinte tenho um compromisso mensal referente ao cdc do veiculo e um financiamento estudantil e semestralmente recebo um participação nos lucros da empresa e sempre adianto as ultimas parcelas do veiculos e tenho desconto. é melhor adiantar como faço ou deixar no tesouro direto ?
Olá, Raphael,
Obrigado pelo comentário.
Continuem assim: adiantando as prestações.
Abraço do Beto